‎Escolher o melhor software de conexão remota em 2022 vai equipá-lo com as ferramentas necessárias para acessar e gerenciar um ou mais computadores de outro dispositivo. O acesso remoto é possível tanto por meio de redes locais quanto da internet. Ou seja, com o software certo, qualquer pessoa pode acessar qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo. ‎

‎Com um dos aplicativos de acesso remoto à área de trabalho que listamos abaixo, você poderá fazer várias coisas. ‎‎Por exemplo, você pode usar seu smartphone pessoal para acessar e gerenciar arquivos em seu ‎‎PC ou‎‎ ‎‎laptop de escritório‎‎ sem ter que sair de casa.

Em geral, contar com essa versatilidade é ótimo, especialmente nos períodos de doença, ou dificuldade quando você não consegue ir fisicamente ao escritório, por exemplo. Sendo assim, confira a seguir os 5 melhores aplicativos de conexão remota.

Quais são as utilidades de software para acesso remoto?

Em geral, os aplicativos de acesso remoto são usados par várias finalidades no dia a dia. O mais tradicional, é para receber ou ofertar o suporte técnico de informática, sem que o profissional tenha que visitar a casa, ou o escritório do cliente.

A segunda aplicação é usar o software para poder acessar um computador de mesa quando a pessoa estiver longe do trabalho, ou até mesmo, viajando. Com um notebook ou dispositivo móvel, você pode controlar outra máquina de qualquer lugar do mundo.

Ou ainda, você pode compartilhar e editar documentos com outras pessoas. Os programas de acesso remoto podem oferecer mais agilidade na troca de arquivos do que opções na nuvem, como o Google Drive, e o Dropbox.

Os 5 melhores aplicativos de conexão remota no PC

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva
Abaixo, confira as 5 opções que selecionamos para você:

1. AnyDesk

O AnyDesk é um aplicativo compatível com Windows, Linux e MacOs. Ademais, ele tem versões para dispositivos móveis, como os sistemas operacionais iOS e Android.

Quando você conecta dois computadores usando o software,o "visitante" tem acesso à máquina com respostas quase instantâneas. Além disso, a plataforma possibilita criar códigos de permissão com diferentes níveis de acesso.

Com uma interface parecida ao navegador Google Chrome, o AnyDesk possibilita ter diversas guias para controlar diferentes computadores em simultâneo. E as recentes versões aprimoraram a comunicação entre os usuários.

2. KHelpDesk

O KHelpDesk é um software recomendável para quem quer mais segurança durante o acesso remoto. O programa usa canais criptografados de ponta a ponta sem precisar de VPNs.

Além disso, o que chama atenção são as versões do app para iOS e Android. Isso permite que o usuário se conecte à máquina em qualquer lugar, e gerencie os arquivos com o dispositivo móvel.

Assim, a plataforma é recomendada para as empresas de tecnologia que realizam serviços de atendimento, ofertando uma interface personalizada para marcas e suporte para diversos clientes ou equipes.

3. LogMeIn Pro

O LogMeIn Pro é outra opção de software. Ele oferta muita liberdade ao usuário. A ferramenta disponibiliza o acesso remoto a computadores, permite executar programas e transferir arquivos.

Ao seguir os exemplos anteriores, a plataforma tem versões para dispositivos móveis, que possibilita controlar PCs Windows e MacOS. Outro diferencial é a opção de acesso remoto através do navegador.

Ao priorizar a segurança, o LogMeIn Pro faz uso de conexões criptografadas com verificação de dois fatores. Por fim, o app conta com uma interface muito simples e intuitiva.

4. TeamViewer

Ao atender a vários públicos, o TeamViewer é um dos apps de acesso remoto mais completos. O aplicativo conta com opções gratuitas, e está disponível para Windows, MacOS, Linux, dispositivos móveis e navegadores.

Ademais, a plataforma opera com conexão criptografada de ponta a ponta. E o software conta com uma interface intuitiva que facilita a vida de usuários pouco íntimos com a tecnologia.

Por fim, o TeamViewer se transformou em uma ferramenta de trabalho durante a pandemia. Por exemplo: é possível compartilhar arquivos e fazer reuniões usando os recursos de áudio e vídeo.

5. Real VNC

Esse aplicativo possibilita ao usuário, controlar de forma remota, outros computadores com Windows, Mac OS e Linux, independente da distância. Basta que eles possam se comunicar via rede.

O Real VNC é composto de um aplicativo cliente (VNC Viewer) e outro servidor (VNC Server). Os dois são instalados juntos e quando é necessário conectar a um computador, basta abrir o cliente e digitar o endereço IP do computador de destino. Depois de ser liberado o acesso ao computador cliente, ele poderá controlar, de forma remota, a máquina servidora.