Um novo golpe está sendo aplicado no WhatsApp utilizando a companhia aérea Iberia, onde é prometido sortear 5.000 passagens para viajar pela Europa e compartilhado um link para um site falso pedindo ao usuário para que baixe um aplicativo duvidoso. A informação veio da empresa de segurança ESET em seu site argentino, onde é dito que quando a pessoa acessar o link, ela entrará em uma página que usa a imagem da empresa aérea Iberia e é pedido para que seja preenchida uma pesquisa.

Como a pessoa é enganada no golpe do sorteio de passagens no WhatsApp

Na página fake da Iberia, há comentários falsos de ganhadores do sorteio, para que a vítima sinta que o site é real. Após terminar de preencher a pesquisa, o site simula o processamento de dados e segue para próxima etapa: um jogo onde há várias caixas para o usuário selecionar aquela que possui o prêmio. Independentemente do que se escolha, na segunda tentativa irá aparecer a mensagem de que o prêmio foi ganhado e em seguida a pessoa é convidada a compartilhar sobre a oportunidade com seus contatos no WhatsApp, fazendo com que várias pessoas sejam enganadas.

Depois que a pessoa concluir o processo, ela será direcionada para outro site, onde será exibido uma mensagem falando que o seu aparelho celular não está funcionando corretamente e dizendo para baixar um aplicativo para resolver o problema. Mesmo que a pessoa selecione para cancelar, ela será direcionada para a Play Store para baixar um app chamado Velvet Phone Cleaner & Booster, que exibe propagandas constantemente, mesmo quando o app não é aberto. Dependendo de onde a pessoa morar, esse golpe pode direcionar as vítimas para um site de assinatura paga ao invés de um aplicativo.