A Receita Federal alerta sobre o novo golpe na praça, mirando especificamente os empresários optantes pelo programa Simples Nacional. Golpistas estão emitindo uma espécie de guia falso para pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), e enviando por correspondência com indicação de "Simples Nacional" como remetente. Porém, ao tentar efetuar o pagamento, o sistema redireciona para uma falsa empresa privada.

Novo golpe solicita pagamento do DAS via PIX

O DAS é o imposto mensal pago por empresários e microempreendedores individuais que optaram pelo programa Simples Nacional. O valor que, em 2022, varia entre R$ 60 a R$ 65, inclui taxas e impostos para os benefícios dos empresários, como o INSS. Geralmente, esse documento é emitido pelo próprio Portal do Simples Nacional, onde é possível efetuar o pagamento utilizando o método do internet banking ou por meio de boleto.

De acordo com a Receita Federal, os golpistas estão enviando por correspondência,um documento praticamente idêntico ao DAS original, porém sem código de barras — apenas com um código QR para pagamentos via PIX. Quando escaneado, o código leva direciona o pagamento para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.

O documento falso se assemelha bastante com o original, salvo pela ausência do código de barras (Crédito: Receita Federal/Reprodução)
O documento falso se assemelha bastante com o original, salvo pela ausência do código de barras (Crédito: Receita Federal/Reprodução)

Como a imagem acima mostra, os golpistas utilizam elementos que podem dificultar a identificação da veracidade do documento, como a logomarca oficial do Simples Nacional e outros termos técnicos. Para intimidar os empresários, os golpistas ainda falam sobre uma multa altíssima de 225% sobre o valor cobrado, caso o pagamento não seja realizado.

A Receita Federal alerta que as dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas pelos portais oficiais na internet, como o e-CAC, disponível no site da Receita Federal, ou no Portal do Simples Nacional.

Fonte: Receita Federal