Um novo golpe na praça está usando o nome da Receita Federal com a promessa de restituição de impostos. De acordo com o órgão brasileiro, os golpistas estão enviando email e mensagens com informações bem apelativas que, se a pessoa não prestar atenção, pode acabar colocando em risco os seus dados pessoais. A Receita Federal salienta que não tem enviado nenhum tipo de mensagem sobre isso.

Receita alerta sobre "saque imediato" da restituição de impostos

Durante esta época do ano, é normal ouvirmos bastante sobre a declaração de imposto de renda e as possíveis restituições em alguns casos. Porém, infelizmente, os golpistas aproveitam esse momento para atacar, especialmente aqueles que não tem tanto conhecimento.

A Receita Federal não envia links para restituição de pagamentos.

Como você pode ver na imagem abaixo, eles estão usando o nome da Receita Federal para enviar informações a respeito de restituição de impostos. Note, por exemplo, que eles usam termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas. O objetivo é fazer o cidadão clicar no link malicioso que está por trás do botão "Baixar Chave de Acesso".

Mensagem que está sendo enviada pelos golpistas (Crédito: Receita Federal/Reprodução)
Mensagem que está sendo enviada pelos golpistas (Crédito: Receita Federal/Reprodução)

A Receita Federal salienta que não costuma enviar links de acesso por e-mail ou mensagens. Por isso, não clique em nenhum link recebido, mesmo que a informação seja bem apelativa, como a promessa de "saque imediato". Se quiser consultar qualquer informação sobre restituição de impostos, é necessário acessar o Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou certificado digital.

Nos links abaixo, te ensinamos a como criar uma conta gov.br e classificá-la com nível Bronze, Prata e Ouro:

Fonte: Receita Federal