O e-mail do governo federal com domínio "@gov.br" está sendo utilizado por golpistas. Segundo relatos, a mensagem chega na caixa de e-mail da vítima em forma de aviso falando sobre um suposto processo que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No corpo do e-mail falso do governo, há duas fotos do que teoricamente seria do "acompanhamento processual" do STJ, onde há o brasão da República, além dos dizeres:

"Remetemos, em anexo(sic), detalhes sobre seu processo jurídico".

Como não cair nos golpes com email @gov.br?

Na prática, não é díficil perceber que trata-se de um golpe. Veja algumas formas de identificar e evitar infectar seus dispositivo:

Erros de português denunciam o farsante

Mesmo que as imagens levem a pessoa a crer sobre a veracidade do conteúdo do e-mail, o farsante pode ser desmascarado devido aos erros de português no texto da mensagem. Além disso, o nome da Corte está invertido no endereço utilizado (tribunalsuperiordejustiç[email protected]).

Não baixe as imagens!

O perigo deste e-mail falso reside nas imagens, que ao serem baixadas, há uma infecção por malware, um vírus de PC utilizado para controlar a máquina e roubar dados pessoais da vítima.

Como é possível que alguém utilize o endereço de e-mail do governo?

Segundo um dos responsáveis pela consultoria de cibersegurança Axur, Eduardo Schultze, o grande problema é que não há registro do domínio de e-mail do governo, somente dos sites. Isso significa que qualquer um pode criar uma conta "@gov.br" e utilizá-la como bem entender.

Provavelmente isso irá prejudicar mensagens de e-mail verdadeiras do governo federal, pois plataformas como Gmail e Outlook passarão a considerar o endereço "@gov.br" spam. Devido a este problema, será necessário verificar os avisos de serviços governamentais de outra forma.

Você chegou a receber um e-mail neste formato do governo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!