O site dos Correios caiu na madrugada desta quinta-feira (23). Como se não bastasse, houve relato de usuários dizendo que o sistema de rastreio também estava inacessível.

Informações preliminares dizem que o site dos Correios pode ter sido invadido por hackers do LAPSUS$. Este mesmo grupo foi o responsável por acessar e alterar dados de sistemas do Ministério da Saúde, incluindo o CadSUS e E-SUS. Em uma mensagem compartilhada no Telegram, o LAPSUS$ disse:

"Anunciamos um ataque cibernético contra o CORREIOS.com.br. Os serviços estão atualmente offline! Mais informações em breve"

Site dos Correios fora do ar

Ao tentar acessar o site dos Correios, a mensagem "Não é possível acessar este site" aparece. De acordo com os dados do site downdetector, as reclamações sobre a queda dos serviços dos Correios começaram às 1:50 da manhã, ganhando mais força às 6:50.

Captura de tela do site downdetector.
Captura de tela do site downdetector.

Outra possível mensagem que o usuário pode vir a ter é "Página com erro" ao tentar clicar em uma das opções da página principal dos Correios.

Mensagem exibida no site dos Correios. Fonte: Correios
Mensagem exibida no site dos Correios. Fonte: Correios

O que os Correios diz?

Até o momento não foi emitido nenhum comunicado sobre o ocorrido por parte dos Correios. Se houver alguma novidade, esta amtéria será atualizada.

Anatel irá fiscalizar os Correios, mas não poderá multar empresas privadas

No início de dezembro, o conselho diretor da ANATEL aprovou a alteração em seu Regime Interno e agora terá a permissão para realizar atividades de avaliação de serviços postais, incluindo os Correios. Com isso, haverá a restrição da função de fiscalização por parte da ANATEL, impedindo-a de multar empresas privadas que operam no setor.