Hoje a Kaspersky, empresa de segurança cibernética, alertou seus usuários que o filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Spider-Man: No Way Home) está sendo utilizado para a prática de phishing. De acordo com os especialistas da companhia, o grande hype que se criou com a produção fez com que cibercriminosos se aproveitassem da desatenção dos fãs da obra de Stan Lee e Steve Ditko.

Os pesquisadores da Kaspersky afirmam ter encontrado diversos sites que estão prática de phishing, onde dados bancários dos visitantes são roubados. Estes sites oferecem o novo filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Spider-Man: No Way Home) para assistir antes da estreia e para isso é exibido que o interessado se registre e insira as informações do seu cartão de crédito.

Até um pôster falso, mostrando os três cabeças de aranha tem sido usado no golpe. (Imagem: Divulgação/Kaspersky)
Até um pôster falso, mostrando os três "cabeças de aranha" tem sido usado no golpe. (Imagem: Divulgação/Kaspersky)

O que aconteceu com as vítimas que caíram no golpe?

As vítimas do golpe não conseguiram ver nenhuma prévia do filme, tiveram o valor do pagamento roubado e tiveram os dados de seu cartão roubados. O analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, diz:

"As expectativas dos fãs estão nas alturas, possivelmente mais altas do que em qualquer filme. Todo mundo que foi fã do Spidey tem suas próprias teorias sobre os filmes, que podem ser exploradas por cibercriminosos. Esquecendo a segurança cibernética, as pessoas estão com pressa para descobrir os segredos do filme, e os golpistas estão usando fan arts e recortes de trailer como isca para fazerem as vítimas baixarem arquivos maliciosos e inserirem dados bancários. Portanto, pedimos aos usuários que fiquem atentos às páginas que visitam e não baixem arquivos de sites não verificados."

Filme do Homem-Aranha com vírus?

Muitos fãs do Homem-Aranha não se contentaram em assistir Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Spider-Man: No Way Home), mas quiseram também fazer o download do mesmo. A Kaspersky diz que diversos arquivos disponibilizados com o filme na internet instalaram programas indesejados, além de infectar o computador com Trojans e Adwares.