Dados da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) são apagados devido a um ataque cibernético. A informação veio através do repórter Renato Souza no início desta semana, onde foi dito que os ataques ao banco de dados da Polícia foram realizados no mesmo período dos ataques que afetaram os sistemas de saúde do país.

Ao que parece, o objetivo da ação foi apagar dados de agentes com dívida com a União. Uma fonte anônima disse ao R7:

"Saiu na mídia que os dados não foram afetados, mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado."

O que aconteceu?

Acredita-se que os dados que foram roubados da Polícia estão em duas redes de servidores. Por conta deste problema, o Sistema Eletrônico de Informações utilizado pela organização está fora do ar. A invasão e os dados apagados estão afetando as ações dos policiais, pois o banco de dados possui informações administrativas que coordenam as operações nas ruas. Acredita-se que o criminoso seja um agente interno e utilizaram um ransomware para afetar o sistema da Polícia.

Sistema da PRF sinaliza manutenção. (Crédito: PRF/Reprodução)
Sistema da PRF sinaliza manutenção. (Crédito: PRF/Reprodução)

A PRF se pronunciou através de uma nota dizendo:

"Na última sexta-feira (10), a PRF foi alvo de um incidente de segurança em uma de suas bases de dados, o que provocou a indisponibilidade de alguns sistemas, dentre eles o SEI.

Não foi identificado vazamento de dados.

Desde o momento que o incidente foi identificado, este foi imediatamente bloqueado. Equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI)."