O conflito entre a Rússia e a Ucrânia fez com que surgissem oportunistas. Golpes pedindo a doação de criptomoedas estão sendo aplicados. A informação veio através do relato do site BleepingComputer, onde é dito que falsas campanhas de ajuda à Ucrânia estão sendo compartilhadas na internet fazendo diversas vítimas.

No momento, a Ucrânia está tentando arrecadar doações de criptomoedas em todo o mundo em meio a invasão da Rússia no país. Já foram arrecadados US$ 37 milhões até o momento, porém, infelizmente, sempre há oportunistas para aproveitar a situação e prejudicar pessoas com boas intenções. Entenda abaixo o que está havendo!

Golpistas se aproveitam da campanha de doação de criptomoedas do governo ucraniano

De acordo com o BleepingComputer, houve diversos golpes de criptomoedas se passando como forma de arrecadação para "ajudar a Ucrânia". Os criminosos compartilham endereços de Bitcoin e Etherum falsificados que não tem ligação com o governo ucraniano.

Para espalhar o golpe de phishing, os autores do crime utilizam diversos meios. Indo desde e-mails com phishing que se passam pelo "npr.org" ou do Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Domínios Humanitários (OCHA). Confira abaixo um dos e-mails de phishing compartilhados.

E-mail de um golpista se passando pelo governo da Ucrânia. Fonte: bleepingcomputer.
E-mail de um golpista se passando pelo governo da Ucrânia. Fonte: bleepingcomputer

No próprio fórum do BleepingComputer foi tentado aplicar um golpe que dizia:

"O ataque à Ucrânia traz muitos problemas e morte em nossas famílias! Arrecadação de fundos para fornecer assistência direcionada aos necessitados, independentemente de sexo, idade, cidadania.

Muitas pessoas precisam de comida e roupas, alguém está dormindo na rua!! Lembre-se, cada centavo e cada minuto pode salvar uma vida!"

Postagem no fórum do BleepingComputer. Fonte: bleepingcomputer
Postagem no fórum do BleepingComputer. Fonte: bleepingcomputer

O MalwareHunterTeam, provedor de inteligência de ransonmware, diz que os criminosos também chegaram a criar domínios ".org" para enganar possíveis doadores.

O pesquisador de segurança cibernética Jake compartilhou com o site BleepComputer um site de doação duvidoso chamado "UkraineGlobalAid.com" que contém diversos links quebrados.

Site falso de doação ao governo da Ucrânia. Fonte: Jake | JCyberSec_ (Twitter)
Site falso de doação ao governo da Ucrânia. Fonte: Jake | JCyberSec_ (Twitter)

Apelo emocional torna os ataques mais fáceis de serem aplicados

Aproveitando-se da situação, os criminosos utilizam palavras de apelo emocional para conseguir convencer as vítimas. O fato de o governo ucraniano está pedindo ativamente doações de criptomoedas em Bitcoin, Etherum, entre outras moedas digitais, colabora para que as pessoas fiquem confusas sobre a veracidade de campanhas compartilhadas na internet.

Como fazer para doar para a Ucrânia

Sempre procure acessar links compartilhados por contas oficiais do governo ucraniano e evite realizar doações através de e-mails suspeitos. Veja abaixo uma publicação do perfil oficial da Ucrânia no Twitter como exemplo (há um símbolo de visto ao lado do nome da conta).

Fonte: bleepingcomputer