A Ucrânia começou a recrutar um "exército de TI" para realizar ataques cibernéticos a 21 entidades russas, incluindo agências governamentais, infraestruturas críticas e bancos. A informação veio através do site bleepingcomputer, onde é dito que o país está chamando pesquisadores de segurança e hackers para invadir os sistemas russos.

Neste último final de semana, o ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhaylo Fedorov, se pronunciou dizendo que o país está precisando de "talentos digitais" voluntários para a criação de um "exército de TI". O objetivo, segundo Mykhaylo, é realizar ataques cibernéticos contra a Rússia.

Grupo no Telegram para operações do "Exército de TI" da Ucrânia

Logo após Mykhaylo anunciar a iniciativa para realizar ataques cibernéticos contra a Rússia, foi criado um canal no aplicativo de mensagens instantâneas Telegram. No canal foi divulgada uma lista de alvos russos a serem invadidos por hackers e pesquisadores de segurança voluntários. A lista possui 31 alvos no total, incluindo agências governamentais russas, endereços de IP do governo, grandes corporações que dão infraestrutura crítica para a Rússia e até mesmo o serviço de busca russo Yandex.

Já havia sido formado um grupo de hackers da Ucrânia

Antes da criação do "exército de TI" de Mykhaylo, o fundador da Cyber Unit Technologies, Yegor Aushev, havia criado um grupo clandestino de hackers com o mesmo objetivo. Na ocasião, foi publicado um formulário de inscrição na rede social Facebook. Segundo Yegor, houve a inscrição de hackers de todo o mundo para ajudar a Ucrânia, mesmo os da Rússia.

Sites governamentais offline no último sábado

No último sábado (26), os sites do Kremilin, do estado de Duma e do Ministério da Defesa estavam offline.