O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, quer que a Rússia seja expulsa do SWIFT. Além de Dmytro, os ministros do Reino Unido, Canadá, Letónia, Estónia e Lituânia também são a favor da medida. Mas o que é o SWIFT e porque diversos governos pedem para que os russos sejam excluídos de lá?

O SWIFT é uma fundação com sede na Bélgica voltada para sistemas bancários que conecta aproximadamente 11 mil bancos, firmas e empresas em 200 países. Através de seu sistema, passam bilhões de euros diariamente que ficam registrados em recibos digitais.

Quais as consequências da expulsão da Rússia do sistema SWIFT?

Ao expulsar a Rússia, os governos dos países que desejam que isso aconteça pretendem isolar o país do sistema financeiro internacional. Isso provavelmente irá dificultar o comércio mundial da Rússia e afetará sua economia. A transação direta entre bancos ou a migração para outros sistemas levaria a grandes atrasos em diversos negócios.

Atualmente são 300 instituições financeiras russas que estão integradas ao SWIFT. Isso representa metade do que se tem na Rússia. Uma alternativa ao sair do SWIFT é utilizar seu próprio sistema, o SPFS, e um sistema de pagamento de cartão, o Mir.

Nem todos são a favor da expulsão

Mesmo com diversas manifestações a favor do bloqueio da Rússia no SWIFT, houve também governos que descartaram essa ideia. O motivo do receio em aplicar o banimento é devido ao fato de que os credores do lado ocidental teriam dificuldade para a devolução do dinheiro por parte dos devedores russos.

Não é a primeira vez que um país é excluído do SWIFT

Se a Rússia for mesmo excluída do SWIFT, não será a primeira vez. O Irã foi banido de 2012 a 2016 no sistema.

Fonte: CNN Portugal