Quando falamos da NVIDIA é possível que você logo se lembre das famosas e poderosas GPUs que os gamers tanto adoram. Sim, as placas de vídeo dedicadas para jogos é um dos carro-chefes da Nvidia, mas a empresa vai muito além disso. Desde que lançou sua primeira GPU para uso profissional em 2003, a companhia tem sido a pioneira em diversos outros segmentos, usando a inteligência artifical (IA).

Hoje em dia, a IA está presente em todo lugar, desde o seu celular e na sua smart TV ou até mesmo no sistema do transporte público que você usa. Para entender melhor onde a Nvidia tem atuado no mundo tecnológico, o Oficina da Net entrevistou Marcio Aguiar, diretor de desenvolvimento para área Enterprise da América Latina, que nos apresentou um leque de coisas que a Nvidia faz e você (provavelmente) não sabia.

Compras online sem fraude

Você com certeza já fez uma compra pela internet usando o seu cartão de crédito, especialmente durante a pandemia da covid-19. Números revelam que milhares de transações bancárias acontecem todos os dias e dentre elas temos centenas de fraudes. Preocupada com isso, a American Express, que lida com mais de oito bilhões de transações por ano, adotou um sistema de GPU desenvolvido pela Nvidia para ajudar na detecção de fraudes.

Graças a inteligência artificial, as compras realizadas através de sistemas de recomendação representam 30% de toda a receita das principais plataformas de e-commerce. (Crédito: StockSnap; Via: Pixabay)
As plataformas NVIDIA TensorRT e NVIDIA Triton Inference Server prometem evitar fraudes com pelo menos 50 vezes mais eficiência (Crédito: StockSnap; Via: Pixabay)

Através da plataforma NVIDIA TensorRT que roda a partir do NVIDIA Triton Inference Server, a American Express é capaz de acompanhar as transações em tempo real para detectar uma possível fraude com maior precisão. Na prática, este sistema da Nvidia é pelo menos 50x mais eficiente em relação a uma configuração baseada em CPU.

Então toda vez que você fizer uma compra na internet utilizando seu cartão de crédito, lembre-se da importância de sistemas como esse da Nvidia para garantir que a transação seja realizada da maneira mais segura possível, sem dar brechas para fraudadores.

Sistemas de recomendação

Ao realizar uma compra pela internet, você também já deve ter visto por aí alguma seção que recomenda produtos debaixo da inscrição "Outros clientes também compraram isso". Isso acontece até na Netflix, que exibe outras produções com os dizeres "Você pode gostar também".

Em ambos os casos, uma GPU integrada com inteligência artificial é capaz de analisar o que outros usuários compraram, acessaram ou assistiram com base no produto ou página que você usou, para recomendar novas opções e, logicamente, fazer você comprar mais ou permanecer conectado na plataforma.

Na página do Mercado Livre encontramos ofertas que o sistema recomenda com as seções Quem viu este produto também comprou ou ainda Quem comprou este produto também comprou. (Crédito: Mercado Livre / Reprodução)
Na página do Mercado Livre encontramos ofertas que o sistema recomenda com as seções "Quem viu este produto também comprou" ou ainda "Quem comprou este produto também comprou". (Crédito: Mercado Livre/Reprodução)

A NVIDIA Merlin é uma estrutura de sistema recomendador de ponta a ponta que pode ser usada para esse propósito. De forma rápida e concisa, a plataforma pode recomendar um produto que preencha uma necessidade do usuário. O resultado é tão positivo que, no caso das principais plataformas comerciais, as recomendações representam até 30% de toda a receita da loja.

Ligações de telemarketing

As empresas de call center também contam com sistemas em estrutura de inteligência artificial, tanto nas ligações receptivas, quando você liga para a prestadora e fala com o robô, como também nas ligações ativas em que os robôs ligam para você. (Crédito: Oficina da Net)
As empresas de call center também contam com sistemas em estrutura de inteligência artificial, tanto nas ligações receptivas, quando você liga para a prestadora e fala com o robô, como também nas ligações ativas em que os robôs ligam para você. (Crédito: Oficina da Net)

Em algum momento da vida você precisou ligar para alguma prestadora de serviços e se deparou com um robô te dando opções do que fazer para resolver o seu problema. Ou você já deve ter recebido alguma ligação de telemarketing e percebido que quem te ligou foi um robô, já que logo depois de dizer alô, a ligação é encerrada se você não responder.

Nas duas situações também foram utilizadas técnicas desenvolvidas a partir da inteligência artificial. Não só a Nvidia, mas outras empresas do ramo têm usado a estrutura IA Conversacional que basicamente permite que os humanos interajam naturalmente com dispositivos, máquinas e computadores usando áudio e oferecido essa plataforma para empresas de call center.

Esse sistema está presente em diversos sistemas ao nosso redor, até mesmo no seu Google Assistente, Siri ou Alexa. Você pergunta se vai chover, a IA entende e lhe dá a resposta de forma instantânea. No caso das empresas de telemarketing, você vai concordar que é um saco ficar recebendo inúmeras ligações de números estranhos o dia inteiro, mas para as empresas do ramo que precisam atingir metas por número de clientes que atendem, sistemas inteligentes assim tem sido uma mão na roda.

Transcrições em videoconferências

A pandemia da covid-19 abriu a nossa mente para diversas novas situações. As reuniões por videoconferências são uma delas e não é à toa que de lá para cá surgiram muitas plataformas de reuniões em nuvem. Por meio delas você pode falar com pessoas de qualquer lugar no mundo, até mesmo com aquelas que falam outro idioma.

Por meio da IA Conversacional e da NVIDIA Riva, uma SDK desenvolvida pela Nvidia para facilitar o aprendizado dessas tarefas, os aplicativos de videoconferência podem traduzir e transcrever legendas para um determinado idioma de forma automática e instantânea. Na prática, não é mais necessário ser fluente em um idioma para participar de uma reunião online com pessoas de outros lugares do mundo.

As plataformas de videoconferência já conseguem captar o que uma pessoa está falando, traduzir em um determinado idioma e transcrever por meio de legendas para os demais participantes; tudo isso em questão de poucos segundos. (Crédito: NVIDIA/Reprodução)
As plataformas de videoconferência já conseguem captar o que uma pessoa está falando, traduzir em um determinado idioma e transcrever por meio de legendas para os demais participantes; tudo isso em questão de poucos segundos. (Crédito: NVIDIA/Reprodução)

Desde novembro do ano passado, empresas como a Microsoft têm aderido a sistemas como esse para oferecer uma experiência mais personalizada para o usuário.

Cidades inteligentes

Até mesmo os sistemas de transporte que usamos hoje em dia podem se beneficiar da inteligência artificial, o que inclui os aeroportos, plataformas de trens, estações de metrô, terminais de ônibus e assim por diante.

Através da plataforma Metropolis, a Nvidia oferece para a sociedade um sistema que permite controlar o tráfego de uma rua de forma inteligente, monitorar quais os veículos que passam em um determinado local e até mesmo garantir que as pessoas sigam o que a lei manda.

A plataforma Metropolis da Nvidia oferece sistemas para cidades inteligentes, partindo do monitoramento de imagens até ações que a inteligência artificial pode tomar em alguma situação específica (Crédito: Nvidia/Reprodução)
A plataforma Metropolis da Nvidia oferece sistemas para cidades inteligentes, partindo do monitoramento de imagens até ações que a inteligência artificial pode tomar em alguma situação específica (Crédito: Nvidia/Reprodução)

Por meio de câmeras, o sistema pode facilmente detectar qual veículo passou por um local além da velocidade permitida, acompanhar as rotas que um determinado veículo faz e assim por diante. Essa plataforma pode ser usada até mesmo em hospitais para acompanhar o estado de um paciente, monitorando os batimentos cardíacos, temperatura corporal e outras aplicações.

Você tem alguma ideia que pode revolucionar o mercado?

Nós listamos aqui cinco coisas que a Nvidia faz e você provavelmente não sabia, mas existem muito mais aplicações por aí. Partindo do princípio que a inteligência artificial pode ser utilizada em praticamente qualquer coisa, utilizar os sistemas da Nvidia pode te ajudar a desenvolver alguma aplicação genial que você espera revolucionar o mercado.

Se este for o seu caso, acesse o site developer.nvidia.com para receber o devido suporte para o seu projeto.

Você já sabia que a NVIDIA está por trás de todas essas invenções? Qual delas é a mais útil para você?

Fonte: Nvidia (1, 2, 3, 4 e 5)