Hoje estamos na presença de um monstro. Esse aqui é o Avell A70 HYB, notebook topo de linha, e de longe o note mais potente que a gente já testamos aqui!

Rodando nessa máquina a gente tem um baita processador da intel, um i7-12700H com QUATORZE NÚCLEOS. Um processador TETRADECA-CORE, com vinte threads!

De memória RAM temos 16 GB, que é ok, não falta nem sobra memória. Mas a novidade é que elas estão clockadas em 4800 Mhz. Se você manja um pouco do assunto já se ligou que essa frequência tá parecendo meio mentirosa. Será que meteram um overclock pesado nas memórias? Não. Elas são em formato DDR5, e é a também a primeira vez que a gente testa esse novo padrão de memórias. Será que vai dar alguma diferença perceptível nos jogos?

Avell A70 HYB
Avell A70 HYB

Eu já ia esquecendo do mais importante, a placa de vídeo! Tem RTX ou não tem? Já pelo adesivo vimos que temos uma RTX aqui dentro, uma RTX 3060. Agora vai!

Testes Sintéticos

A gente esqueceu de mostrar no vídeo, mas fizemos dois testes sintéticos no notebook, como de costume:

Cinebench

Teste no Cinebench
Teste no Cinebench
  • Pontuação Multi core: 13441
  • Pontuação Single core: 1788

Uningine Superposition 1080p Extremo:

  • Pontos: 5197
  • FPS min: 29.94
  • FPS med: 38.87
  • FPS max: 49.59
  • Temperatura máxima da placa de vídeo durante o teste: 78 Cº

Jogando em QUAD HD

Você que acompanha o Roda Liso já sabe como que a gente classifica os jogos, 60 FPS roda liso, abaixo de 30 fps não roda, e por aí vai. Mas nesse notebook vai ser difícil de comparar a performance com os outros, já que ele tem uma tela Quad HD, ou seja, 2560x1440p.

É muito raro aparecer um modelo com uma resolução tão alta. A maioria dos notebooks e monitores gamers que a gente testa são apenas FULL HD. Então tivemos que fazer uma escolha: A gente faz os testes com o notebook da forma como ele veio de fábrica, com a resolução máxima - ou diminuímos até 1080p para podermos comparar o resultado com os outros notebooks do Roda Liso?

Bora jogar um Forza!
Bora jogar um Forza!

Bem, na minha opinião, quase ninguém vai comprar esse notebook aqui e diminuir a resolução para jogar em FULL HD. Se ele veio com uma tela quad HD, é porquê roda os jogos em QUAD HD - e é assim que a gente vai testar ele. Não vai ter arrego. Eu quero ver essa RTX ferver aqui dentro.

Vamos ver como se sai um notebook gamer com ram DDR5, RTX 3060 e tela QUAD HD no Roda Liso.

Call of Duty: Warzone

Começando com um dos jogos mais populares e também mais pesados da atualidade, Call of Duty Warzone. Esse jogo não tem preset gráfico, então a gente usou uma mistura de médio com alto, priorizando a qualidade de imagem.

Pegamos média de 71 FPS e 1% low nos 40 frames. A gente tá acostumado a ver Warzone numas taxas de frames acima disso, mas a resolução pesa muito na performance. Mesmo assim, jogar Warzone aqui é uma experiência ótima. Mas, se dependesse de mim, baixaria os gráficos um pouquinho para melhorar a performance. Já que estamos usando uma tela de 165 Hz, cada frame extra que a gente consegue extrair faz o jogo ficar mais fluído.

As ventoinhas estão no máximo e o notebook tá gritando, mas recebe o selo Roda Liso!

COD
Call of Duty Warzone - Avell A70 HYB

Elden Ring

Eu cometi um sacrilégio aqui no Roda Liso e instalei um MOD num dos jogos testados.

Mas vocês vão me perdoar, é no Elden Ring e tudo que o mod faz é desbloquear o FPS que normalmente fica travado em 60. Agora a gente pode ver o real potencial do notebook.

Pior que eu fiquei um tempão tentando arrumar um jeito de desbloquear a framerate do Elden Ring, e nem precisava. Eu não esperava por isso, mas o Avell HYB não conseguiu passar dos 60 frames de média. E olha que a gente nem testa nas áreas mais pesadas do jogo. Pegou média de 54 frames com 1% low em 45. É complicado mesmo, mas a resolução alta realmente espanca essa placa, que é uma versão de notebook do modelo intermediário das RTX.

Em quad HD, fica com o selo Roda que tá de bom tamanho.

Elden Ring
Elden Ring - Avell A70 HYB

Fortnite

Fortnite, jogando no modo sem construção com os gráficos no épico não foi uma experiência muito boa, pegamos média de 63 FPS com a mínima de 1% em míseros 10 frames.

Jogar assim é travado demais, então a gente baixou os gráficos para o médio. Só a distância de visão continuou no épico.

Agora a coisa muda de figura, média de 130 frames e bem mais consistente. No ultra, é Roda liso, mas no médio, fica com Roda Competitivo. Vamos contar o segundo selo, porque eu sei que ninguém joga Fortnite com tudo no máximo.

Fortnite
Fortnite - Avell A70 HYB

Red Dead Redemption 2

Ó ele aqui de novo, o nosso simulador de tuberculose.

É muito difícil rodar Red Dead em quad HD, e o Avell HYB dá o seu melhor, mas não chega a rodar liso, média de 51 FPS, mas a estabilidade ficou bem boa, em 42 frames.

Isso com os gráficos no equilibrado, bem no meio do slider, igual a gente sempre faz.

Red Dead fica com o selo Roda!

Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2 - Avell A70 HYB

Forza Horizon 5

Um dos meus jogos favoritos, Forza Horizon 5! Esse aqui tem mil customizações gráficas diferentes, e a gente optou pelo preset Alto, sem Ray Tracing e sem Motion Blur. Ficou muito bom de jogar assim, média batendo os 90 FPS com bastante estabilidade. Forza é, na minha opinião, um dos melhores jogos que saíram nos últimos anos, e tá Rodando Liso no Avell Hyb.

Forza 5
Forza Horizon 5 - Avell A70 HYB

God of War

O God of War com os gráficos no modo original tá rodando que é uma maravilha. 74 frames de média e 1% low em 65. É raro um notebook pegar essa framerate em 1080p no god of war, imagina em quad hd. Selo Roda Liso merecido.

GOW
God of War - Avell A70 HYB

Apex Legends

Mais um FPS competitivo aí. Apex Legends. Jogo bonitaço que pegou 95 FPS de média com tudo no talo. É bom de jogar assim? É. Dá pra ficar melhor? Dá.

Só botar os gráficos no médio que a gente já pega acima dos 120 frames. Quase não dá para perceber a diferença na qualidade e a gameplay fica muito mais fluída.

Apex fica com o selo roda competitivo.

Apex
Apex Legends - Avell A70 HYB

Counter Strike: Global Offensive

Eu nem sei pra quê testar CS GO aqui, é óbvio que vai rodar de boa. Com os gráficos no máximo tá batendo 260 frames de média.

Mas aí eu fiquei pensando. O quão alto a gente consegue chegar? Fui nas opções e botei tudo no low, diminui a resolução pra 800x600, quatro por três e… o jogo ficou feio pra boné.

Deve ter um pro que joguem assim, mas eu não consigo.

O FPS tá batendo 352 de média, mas eu sinto que devia ter subido mais. Se você manja de CS GO, comente aí embaixo qual peça que tá gargalando, se é a placa de vídeo, memória ram. Ou comente alguma sugestão de como arrancar ainda mais frames do CS. Fiquei curioso mesmo pra ver qual o máximo que conseguimos pegar. Óbvio que ganha o Selo Roda Competitivo.

CS GO
Counter Strike: Global Offensive - Avell A70 HYB

Conclusão

Apesar de não ser um notebook "gamer", o Avell A70 HYB roda tudo. E você tem bastante opção de customizar os gráficos. Se quiser mais frames, basta baixar um pouco as sombras, ou até mesmo a resolução para 1080p. Para ser honesto, nessa tela de 15 polegadas a diferença nem é tão perceptível assim, principalmente em jogos competitivos.

A construção dele é excelente e o notebook é bem leve, mas isso significa que o sistema de refrigeração dele contém pouco alumínio. Para ter uma ideia, ele pesa menos que o Acer Nitro que a gente testou da última vez, e tem quase o dobro de performance. Ou seja, as ventoinhas precisam trabalhar pesado para manter as temperaturas sob controle. Então ele é um note bem barulhento.

Se você tá com dinheiro de sobra e procurando um note que faz tudo, inclusive jogar jogos em 1440p, vai firme no Avell HYB A70. Eu diria que ele é o melhor notebook que o dinheiro pode comprar. Até existem modelos mais caros e com peças mais potentes, mas na minha opinião, não valem a pena. Acima disso aqui, o note é tão quente e pesado que perde muito da portabilidade. Se quiser jogar com mais performance que esse aqui, faz mais sentido comprar logo um PC.

Comente aí embaixo qual notebook que vocês gostariam de ver aqui no programa. Obrigado por ler, e até a próxima!