O NVIDIA Reflex é um conjunto de tecnologias que tem como objetivo otimizar e medir a latência ao jogar jogos no PC. O pacote é formado por duas tecnologias: o Reflex Low-Latency, desenvolvido para reduzir a latência da comunicação entre os periféricos (mouse, teclado e monitor) durante os jogos, e o Reflex Analyser, que basicamente exibe informações a respeito do nível de latência geral do sistema.

Para quem não sabe, a latência do sistema, também chamada de "input lag" ou "system lag", diz a capacidade do PC em receber e transmitir dados, algo que influencia diretamente no desempenho em jogos. Quanto mais rápido o seu computador responder a um clique no mouse ou ao pressionar de uma tecla no teclado, melhor será a performance do jogador, principalmente em títulos competitivos como os do gênero FPS (First-person Shooter ou tiro em primeira pessoa).

O que fazer para melhorar a latência do sistema?

A primeira coisa a se fazer para realizar a correção da latência do sistema, é medi-la. Pensando nisso, a NVIDIA desenvolveu uma tecnologia chamada Reflex Analyser, que utiliza o hardware de monitores mais recentes com suporte a G-Sync e um software que analisa a velocidade de transmissão. Através deste recurso, é possível medir a latência de forma instantânea.

Entretanto, é válido salientar que para fazer a medição da latência do sistema, citada acima, é necessário possuir um monitor com suporte ao G-Sync e ao Reflex Analyser (lista de monitores compatíveis aqui), e conectar um mouse compatível (lista de mouses compatíveis aqui) à porta USB do monitor. Confira abaixo como funciona esse sistema e o passo a passo para utilizá-lo.

Acessando a lista de produtos compatíveis com o NVIDIA Reflex. Fonte: NVIDIA
Acessando a lista de produtos compatíveis com o NVIDIA Reflex. Fonte: NVIDIA

Como as informações são exibidas na tela?

Através do software Geforce Experience, um programa utilizado para realizar atualizações das placas de vídeo da NVIDIA, entre outras configurações, é possível fazer com que seja exibido um quadro na tela do jogo informando em tempo real a latência do sistema. Por exemplo, a cada clique que o jogador der no mouse, a latência do periférico será exibida em uma coluna chamada GeForce Performance Overlay. Para isso, basta ativar o indicador "latency flash" no jogo, pressione "ALT+R" para abrir o GeForce Experience Performance Overlay e apertar o botão esquerdo em seguida.

Para ter informações completas sobre a latência do sistema, você deverá ter um mouse com suporte à tecnologia Reflex da NVIDIA (lista de mouses compatíveis aqui). Entretanto, o Reflex Analyser pode ser também utilizado com mouses que não são compatíveis, tem acesso a latência do PC + display. Veja abaixo a diferença de informações exibidas no GeForce Performance Overlay.

Informações exibidas no GeForce Performance Overlay. Fonte: NVIDIA
Informações exibidas no GeForce Performance Overlay. Fonte: NVIDIA

Para possibilitar o cálculo da latência, o Reflex Analyser captura o momento exato em que o mouse é clicado e os pixels da tela são atualizados. O tempo entre o clique do mouse e a mudança de cor dos pixels é conhecido como "Latência do Sistema".

Como configurar e utilizar o NVIDIA Reflex Analyser?

Com um monitor em mãos que tenha a tecnologia G-Sync compatível com o Reflex Analyser, confira abaixo o procedimento para ter acesso aos dados de latência do seu sistema ao jogar seus jogos.

Configurando o monitor

Passo 01: Conecte o cabo da porta de exibição - Configure seu novo monitor G-SYNC 360Hz e, usando o cabo DisplayPort incluído, conecte-o a uma saída DisplayPort em sua GPU GeForce.

Passo 02: Conecte o cabo USB fornecido - Conecte o cabo do seu monitor ao seu PC de jogos. O conector Tipo A se conecta ao PC, enquanto o conector Tipo B se conecta ao monitor.

Conectando o cabo do mouse ao monitor compatível com o NVIDIA Reflex. Fonte: NVIDIA
Conectando o cabo do mouse ao monitor compatível com o NVIDIA Reflex. Fonte: NVIDIA

Passo 03: Conecte seu mouse para jogos à porta USB do Reflex Analyzer - Consulte a documentação do seu monitor para a localização específica da porta USB do Reflex. Normalmente, há apenas uma porta no monitor que suporta o Reflex Analyzer - normalmente uma cor diferente das outras portas USB.

Observação 01: Se você tiver um mouse compatível com Reflex, conecte-o à porta USB Reflex para ver a latência em tempo real de cada clique do mouse ao expor a sobreposição de latência avançada. Até o momento, 28 camundongos foram validados como compatíveis com o Reflex. Encontre a lista de mouses compatíveis com Reflex aqui.

Observação 02: Não tem um mouse compatível com Reflex? Sem problemas. Para mouses que não passaram pelo processo de validação para se tornarem compatíveis com o Reflex Analyzer, existe um banco de dados de mouse que armazena as latências médias de mouses conhecidos, permitindo que a latência do sistema ainda seja coletada, mas não incluirá o tempo real latência do mouse por clique. O banco de dados contém os mouses mais populares usados ​​por profissionais de E-Sports.

Configurando o Geforce Experience

Após baixar a versão mais recente do Geforce Experience aqui, abra o programa, realize o login na sua conta e ative os recursos experimentais. Para isso, basta clicar no ícone de engrenagem para acessar as configurações, que fica em cima no canto direito, selecionar "General" (Geral) a sua esquerda e em seguida marque a caixa "Enable Experimental Features" ("Ativar recursos experimentais").

Habilitando os recursos experimentais no Geforce Experience. Fonte: NVIDIA
Habilitando os recursos experimentais no Geforce Experience. Fonte: NVIDIA

Configurando o jogo

Baixe um jogo compatível com a tecnologia Reflex (confira a lista aqui) que também tenha suporte para a configuração do Reflex Analyser. Em seguida, ative o NVIDIA Reflex.

Não se esqueça de ativar também o modo Reflex Low-Latency indo em Graphics Options no jogo. Assim você irá reduzir a latência do sistema e ajudar a melhorar o desempenho. Feito isso, habilite o "Latency Flash Indicator" (Indicador de Flash de Latência) no menu do jogo. Essa opção geralmente está localizada próxima à configuração NVIDIA Reflex/Reflex Low-Latency em Opções de gráficos.

Observação: A maioria dos jogos exigem que o "Latency Flash Indicator" (Indicador de Flash de Latência) esteja ativado para configuração automática.

Após fazer os procedimentos acima, pressione o comando Alt+R no teclado para abrir o GeForce Experience Performance Overlay. Pronto, agora você pode ver as informações de latência do sistema no jogo em tempo real.

Janela do GeForce Performance Overlay embaixo no canto direito da tela do jogo. Fonte: NVIDIA
Janela do GeForce Performance Overlay embaixo no canto direito da tela do jogo. Fonte: NVIDIA