A Intel, a NVIDIA e a AMD lançaram novos drivers em maio de 2022 para Windows 10 e Windows 11 com diversas correções e melhorias. No caso das placas de vídeo Geforce, há uma lista menor de alterações, mas o driver da Intel aplica a correção para diversos problemas, enquanto a AMD adiciona suporte para novas placas.

O driver 30.0.101.1960 da Intel traz suporte para os processadores Alder Lake HX, um novo chip para notebooks. Houve também aprimoramentos para os jogos Evil Dead: The Game e Dolmen em processadores de 11ª geração com gráficos Xr e mais recentes.

A Intel também corrigiu nesta última atualização um problema que poderia levar a falhas ou mensagens de erro em Call of Duty: Black Ops Cold War (DX12). Além disso, o título Metro Exodus Enhanced Edition possuía um bug onde ocorria falhas gráficas nos menus e durante o jogo, mas felizmente foi resolvido agora no update do driver. A empresa também diz que realizou correções em Elden Ring, incluindo um erro que trazia inconsistências para as texturas do jogo que ficavam piscando em verde ou vermelho.

Resumo de melhorias e correções do driver Intel 30.0.101.1960

Confira abaixo uma lista de todas as correções de bugs que o driver Intel 30.0.101.1960 aplica:

  • Corrigido um problema em que o Genshin Impact pode apresentar oscilações ou falhas na textura.
  • Corrigido um problema que trava o FIFA 21.
  • Corrigido um problema que pode travar ou experimentar um TDR.
  • Corrigido um problema em que Tom Clancy's: Rainbow Six Siege pode causar uma falha no aplicativo.

Foi confirmado pela Intel um problema onde certos jogos podem exibir uma tela preta ao alterar a resolução dentro do jogo. Esse bug foi corrigido nesta atualização de maio de 2022. Além disso, foi solucionado um problema que afetava jogos utilizando DirectX11 no modo tela cheia com a otimização de tela cheia desativada.

Embora a Intel geralmente disponibilize suas correções através do Windows Update, o lançamento destes patches leva meses. Caso você não queira esperar, utilize o Intel Driver and Support Assistant (iDSA) e force a atualização do driver do computador. Para instalar manualmente, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Baixe o programa "Intel Driver and Support Assistant (iDSA)" no site da Intel.

Passo 02: Abra o "Update Assistant tool".

Passo 03: Caso não encontre o recurso acima, procure um ícone da Intel no menu do sistema operacional.

Passo 04: Verifique se há atualizações no site da Intel.

Resumo de melhorias e correções do driver Adrenalin 22.5.1

O driver Adrenalin 22.5.1 da AMD traz suporte para novas placas de vídeo, incluindo as Radeon RX 6650 XT, RX 6750 XT e RX 6950 XT. Além disso, a empresa realizou a correção de um problema em que a transparência ou efeitos não funcionam no Windows 10.

Nas notas de lançamento é informado que diversas coisas novas chegaram para os usuários experimentarem. Uma delas, por exemplo, traz um novo controle deslizante para ajustar o efeito da nitidez do RSR. Além disso, a empresa diz que trouxe melhorias de desempenho para Death Stranding e Watch Dogs: Legion, onde foram implementadas melhorias no acesso de memória.

Resumo de melhorias e correções do driver Nvidia GeForce 512.77

O driver 512.77 da NVIDIA traz suporte para os títulos Evil Dead: The Game e Dolmen and Vampire: The Masquerade - Swansong. Além disso, houve a correção de um bug que travava o Adobe Premiere Pro.

Para realizar o download e instalação do driver da NVIDIA, basta abrir o programa GeForce Experience, clicar na guia "Drivers" e iniciar o download quando disponível.

Entre setembro e novembro, a Intel, NVIDIA e AMD planejam lançar uma grande atualização de driver.