O iPhone 16 foi o smartphone mais vendido do mundo em 2025. A informação vem do relatório mais recente da Counterpoint Research, que aponta um domínio absoluto de Apple e Samsung entre os modelos mais populares do ano. Pelo quarto ano consecutivo, as duas marcas ocuparam todas as dez primeiras posições do ranking global, respondendo juntas por 19% de todas as vendas de smartphones no período.
Apple domina o ranking com sete iPhones diferentes
A Apple garantiu sete lugares no top 10, enquanto a Samsung ficou com os três restantes. O bom desempenho do iPhone 16 mostra que essa estratégia de manter modelos de gerações anteriores em linha realme funciona, especialmente em mercados onde o consumidor busca ter um iPhone bom e barato em vez de ter o mais moderno do mercado.
Mas mesmo com o sucesso do iPhone 16, a nova geração também começou forte. Lançada em setembro, a linha iPhone 17 registrou vendas 16% maiores do que sua antecessora no primeiro trimestre completo após a chegada às lojas. Esse modelo aparece forte em alguns mercados selecionados, como Estados Unidos, China e Europa Ocidental, regiões onde a demanda por modelos premium segue maior.
Segundo a Counterpoint, o grande destaque foi o iPhone 17 "base". Ele cresceu mais rápido do que qualquer outro modelo da série e subiu posições no ranking em comparação com o desempenho inicial do iPhone 16 em 2024. A explicação está nas melhorias mais perceptíveis para o consumidor, como a tela que finalmente vem com taxa de atualização de 120 Hz e o aumento do armazenamento mínimo para 256 GB.
Outro fator que ajudou a inflar os números da Apple em 2025 foi o iPhone 16e. Lançado como uma opção mais acessível, o modelo ampliou a porta de entrada para o ecossistema da marca, o que também fez a marca atrair usuários que antes estavam fora do radar dos iPhones mais caros.
No lado do Android, o Galaxy A16 5G se destacou como o smartphone do sistema mais vendido do ano, garantindo a quinta colocação geral. Já o Galaxy S25 Ultra voltou a aparecer entre os dez mais vendidos, agora na nona posição e repetindo o feito do ano anterior. No Japão, em especial, o topo de linha da Samsung teve um salto expressivo, com vendas mais de três vezes maiores em relação à geração passada.
iPhone 16
O iPhone 16 foi lançado em 20 de setembro de 2024, com preço inicial de R$ 7.799, mas já pode ser encontrado por cerca de R$ 5.298. Ele vem equipado com o poderoso chip Apple A18 Pro (3 nm), com CPU Hexa-core e GPU de 5 núcleos gráficos, rodando o sistema iOS 18. Está disponível em versões com 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento interno, sem suporte a cartão de memória. A construção é premium, com vidro reforçado na frente e traseira, e estrutura em alumínio, além de proteção IP68 contra água e poeira.
A tela é um dos destaques: 6,1 polegadas com painel LTPO Super Retina XDR OLED, resolução de 1179 x 2556 pixels e densidade de 461 ppi. Oferece brilho de até 2000 nits no modo HBM, suporte a HDR10, Dolby Vision e proteção Ceramic Shield, garantindo ótima visibilidade mesmo sob sol forte.
No conjunto de câmeras, temos dois sensores traseiros: o principal de 48 MP com abertura f/1.6 e estabilização óptica (sensor-shift), e o ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°. Ele grava vídeos em 4K a até 60 fps, com suporte a Dolby Vision. A câmera frontal traz 12 MP, com sensor SL 3D e recursos de vídeo espacial, gravação em 4K e gyro-EIS para estabilização.
A bateria não teve especificações reveladas pela Apple, mas o aparelho conta com carregamento via porta USB-C 2.0, sem entrada para fones P2. Em conectividade, o iPhone 16 suporta 5G, Wi-Fi até o padrão 7, Bluetooth 5.3, NFC, e localização com múltiplos sistemas de satélite. Também há suporte ao Find My via satélite, UWB, Face ID, e sensores como giroscópio, barômetro, bússola e mais.






