O Snapchat é a principal rede social de compartilhamento de vídeos e fotos temporárias, desparecendo dentro de 24 horas.

O aplicativo surgiu em 2011 sendo utilizado principalmente por usuários que gostam de dividir tudo o que se passa no decorrer do seu dia a dia através de um grupo de pessoas restrito ou compartilhando de maneira privada, com o chat.

Mark Zuckerberg

Tem sido a rede social mais copiada atualmente por Instagram e WhatsApp, empresas compradas por Zuckerberg, assim como pelo Facebook.

Todas as funções do Snapchat são semelhantes em seus aplicativos. Mark Zuckerberg tentou comprar o Snapchat, mas a rede social teria rejeitado a oferta de US$ 3 bilhões do Facebook, assim como recusou a proposta do Google de US$ 4 bilhões de dólares.

Sobre o Snapchat

A logo do app se parece com um fantasma, chamado de Ghostface Chillah, cuja inspiração para sua criação veio do rapper americano Ghostface Killah da banda de hip hop americana Wu-Tang Clan, de Nova York.

O aplicativo foi criado na Universidade de Standford pelos universitários Bobby Murphy, Evan Spiegel e Reggie Brown. Atualmente o CEO da plataforma é o Evan Spiegel, após ter ocorrido alguns desentendimentos entre os sócios, ele tem sido o representante da companhia como presidente-executivo.

O Snapchat e as outras redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram mantém brigas constantes de concorrência, isso fez com que logo após o lançamento do Stories a empresa lançasse quatro novas funções, onde uma delas se parece muito à ferramenta de recorte e carimbo do conhecido Photoshop.

Primeiramente em 2011 o Spachat era conhecido como Picaboo, com mesma interface e logo, foi apresentado pela imprensa como um aplicativo voltado para o público feminino cujo objetivo era o compartilhamento de fotos sensuais, assim como de outras coisas divertidas entre amigas.

Ficou muito conhecido pelos famosos nudes, pela possibilidade de enviar fotos sensuais através do aplicativo, sendo que todas somem após 24 horas. Porém, sempre houve vazamento de fotos íntimas, mesmo o aplicativo contando com o recurso de reconhecimento screenshot (pint de tela).

Em 2014, após oferecer o recurso chamado snapsaved.com para salvar snaps de amigos, o aplicativo teve invasão no seu servidor e 500 MB de imagens foram capturadas, expondo todas as fotos, inclusive os nudes.

O Snapchat ainda possui um recurso chamado "lenses" que permite que você adicione efeitos de lentes e filtros em suas fotos e selfies.

A explicação dada pela empresa pela alteração diária dos lenses seria para evitar que o recurso fique em desuso, fazendo com que sempre haja novidade para o usuário. Todos os lenses são ativados através dos movimentos faciais e desaparecem no decorrer do tempo, alguns permanecem fixos na lista, sem alterações.

Há possibilidade de usar lenses através da câmera traseira com outras pessoas. O aplicativo reconhece os rostos na TV, no computador, além dos rostos em fotos impressas. O único reconhecimento que não consegue fazer é quanto aos rostos de animais.

O app costuma disponibilizar lenses conforme as datas comemorativas, como no Carnaval e Dia das Bruxas, por exemplo. Atualmente o recurso do app já conta com animações em 3D.

Versão Kids

Snapkidz foi criado em 2013, uma versão do Snapchat voltado para crianças menores de 13 anos, bloqueando assim qualquer tipo de conteúdo inapropriado para a respectiva faixa etária.

O software deixou de ter continuação em 2015, permitia que conteúdos fossem adicionados na linha do tempo das crianças, mas o usuário não podia receber ou enviar snap, nem mesmo adicionar amigos, realmente bem restrito como deveria ser para este público alvo.

Consome muita bateria?

O Snapchat foi apontado nos testes realizados pela AVG como sendo um dos aplicativos que mais consome bateria do smartphone, além do Facebook.

Segundo a empresa o chat não deleta o cache da rede social, mesmo que você apague as fotos e os vídeos, o que faz com que seu smartphone fique também mais lento.