Como ganhar dinheiro com o Instagram

Deseja aumentar seus rendimentos por meio de sua conta na rede social? Veja algumas dicas do que fazer para monetizar sua conta.

Por | @oficinadanet Redes sociais

A internet está mudando não apenas a forma como nos relacionamos e estudamos, mas também o modo como trabalhamos. Você já deve ter ouvido falar nos youtubers, pessoas que ganham dinheiro criando vídeos para o YouTube. Além desta plataforma, há muita gente interessada em criar conteúdo para redes sociais como Snapchat e Instagram e ganhar dinheiro por meio destas redes.

Isto, inspirados em cases de sucesso, como Thaynara OG, que ficou conhecida por seus vídeos no Snapchat. A advogada recém-formada deixou de lado a profissão na qual se formou para se dedicar ao trabalho na rede social e, como garantiu em entrevista à Veja, não há do que reclamar em relação a remuneração.

Como ganhar dinheiro com o Instagram

De fato, quando um perfil emplaca, os ganhos são bem satisfatórios, fazendo com que pessoas com profissões conceituadas, como no caso de Thaynara, as abandonem para se dedicar a produção de conteúdo para estas plataformas. Porém, a não ser que você já seja famoso e muito procurado por marcas, não é tão simples ganhar dinheiro pelas redes sociais. É preciso um bocado de dedicação e muita perseverança, além, é claro, de se atentar a algumas dicas que facilitam o caminho para o estrelato.

O primeiro passo é ter em mente que você não vai transformar sua conta do Instagram em uma mina de ouro da noite para o dia. Para que você seja visto pelas marcas que irão patrocinar suas postagens e monetizar seu trabalho, é preciso que tenha seguidores. Muitos seguidores. Quanto mais gente te acompanhar na rede social, mais conhecido você ficará e a probabilidade das empresas te enxergarem será maior.

Mas, e como conseguir mais seguidores? Em primeiro lugar seu perfil deve ser atrativo para as pessoas. Para fazer isso, veja as dicas deixadas pelo criador da popular conta @MillionaireLifestyle, Nick, e pelo especialista em mídias digitais, Dorry Levine. Os segredos para o sucesso com uma conta no Instagram foram revelados em entrevista ao site Entrepreneur.

1 - Tenha uma bio elaborada e invista em fotos de alta resolução

A sua bio é sua carta de apresentação e como tal deve ser bem elaborada e mostrar o que há de único em você e em sua conta. O nome de usuário também deve receber uma atenção especial e combinar com a mensagem que você deseja transmitir. É uma conta pessoal ou profissional? Se for profissional o mais indicado é que você use uma variação do seu nome, porém, se for pessoal, aí não há problema em ser um pouco mais ousado e divertido.

As fotos que você postar devem ser claras, atraentes e em boa resolução. “Postar fotos pixeladas não pega bem”, avisa Levine. “Mostra que você não se importa”, acrescenta. Além disso, crie fotos criativas, capazes de encher os olhos de seus seguidores. Para isso, capriche na produção.

Como ganhar dinheiro com o Instagram

2 - Deixe seu perfil interessante

Plataformas como o Instagram enfatizam o aspecto visual, como vídeos e fotos. Então, a pergunta que deve ser feita é: por que alguém se interessaria em ler meu post? Você deve passar por meio do conteúdo disponível em sua conta, suas perspectivas, seus pensamentos, jeito de ser e, desta forma, se diferenciar dos outros.

Um exemplo de sucesso é o perfil perfil@waverider. Com quase dois milhões de seguidores, seu dono encontrou seu nicho quando passou a postar conteúdos em que aparece imitando celebridades, como as cantoras Adele e Katy Perry.

3 - Mantenha uma regularidade de publicações

A regularidade com que você posta na rede social influencia diretamente na quantidade de seguidores que você tem. Desta forma, publicar posts diariamente ou semanalmente habilita os seguidores a estabelecer uma comunicação regular com você.

Outra questão a ser levada em consideração é o assunto sobre o qual você se propõe a falar (moda, beleza, saúde, esporte, arte, fofoca, entre outros). Faça suas publicações sempre referentes a elas, não fique mudando de assunto.

4 -  Mantenha o foco

Hoje em dia é difícil alguém que possua conta em apenas uma rede social. Como muitas delas estão conectadas, é fácil e rápido postar conteúdo em apenas uma delas, sendo que ele será automaticamente reproduzido nas demais.

Contudo, isto não é o mais indicado. De acordo com Levine, é comum pessoas que cultivam esse hábito cometerem erros e, quando isto acontece, eles são reproduzidos em todas as plataformas. Em virtude disto, em vez de economizar tempo, sua preocupação maior deve estar voltada a oferecer narrativas e curadorias de conteúdo diferentes que combinam com cada rede social.

Como ganhar dinheiro com o Instagram

5 - Seja sociável

Publicar com frequência no Instagram é um ponto positivo, mas não haja como se fosse um robô. Crie conteúdo e fale sobre você, além disso, seja sociável e amigável. Desperte o engajamento de seus seguidores fazendo perguntas, comentando, respondendo, curtindo e favoritando outras publicações.

Quando você conversa com seus seguidores, está encorajando-os a voltar e acessar sua conta novamente, a segui-lo e até a compartilhar o conteúdo publicado por você. Uma boa dica de estratégia de interação é promover concursos e presentear os seguidores com brindes.

O número de seguidores, como já dito, é essencial para que você desperte o interesse das marcas em patrocinar seus posts. Estima-se que para começar a ganhar dinheiro na rede, você deve ter de 10 mil a 100 mil seguidores.

Além disso, para despertar engajamento das pessoas, fique de olho nas hashtags. Veja as que mais bombam em seu nicho e use-as.

6 - Tenha uma conta pública

 Se o objetivo é ganhar dinheiro com o Instagram, opte por uma conta pública. Não há nada mais desanimador para os potenciais seguidores do que chegar na sua página e se deparar com um cadeado.

7 - Crie legendas e hashtags criativas

A legenda que você utiliza para sua publicação, seja ela uma imagem ou vídeo, pode impulsionar ou afundar seu post. Uma legenda mal escrita pode te fazer parecer um amador, enquanto um texto inteligente e apropriado pode transformar um post ruim em um viral. Dê aos seguidores algo com que eles possam se sentir conectados.

Já as hashtags devem ser controladas. Use de três a cinco em cada legenda de um post e tente não se limitar ao óbvio. Muita gente acha que quanto mais hashtags a imagem tiver, maior será o seu alcance, porém, elas podem ter o efeito contrário. Uma publicação com muitas hashtags torna-se cansativa para os seguidores.

Como ganhar dinheiro com o Instagram

8 - Utilize horários estratégicos para postar

Segundo análises de comportamento dos usuários do Instagram, as horas mais quentes para postar na rede social são entre 8 horas e 11 horas, 14 horas e 16 horas e entre 19 horas e 21 horas.

9 - Seja você mesmo

Segundo especialistas, a maioria dos usuários consegue dizer com facilidade se uma pessoa está realmente sendo autêntica no Instagram ou outras redes sociais. Por isso, seja você mesmo e conquiste as pessoas pelo que você é, sabendo explorar todo o seu potencial.

Em resumo, ser autêntico e simpático com os seguidores, adicionar sua perspectiva e seus valores aos posts que compartilha, podem te ajudar a ganhar dinheiro pelo Instagram e, de quebra, ainda se divertir um pouquinho.

Tá, mas e o dinheiro?

Como ganhar dinheiro com o Instagram

Todas as dicas acima são para tornar seu perfil popular e assim ser visto, parte essencial para conseguir ganhar dinheiro com o Instagram. Contudo, só a popularidade não basta. Para monetizar a sua conta você deve entender quando começar este processo, de forma que não interrompa ou afete o crescimento da conta. Não deixe que seu perfil aparente ser completamente “vendido” a todo tipo de anunciante, isto pode afastar seus seguidores.

Antes de iniciar o processo de monetização, você precisará abrir uma conta no PayPal, já que a maior parte dos pagamentos para serviços deste tipo é feito por meio desta plataforma. Após fazer isto, analise as formas de monetizar sua conta e veja qual delas tem mais a ver com seu público alvo. Algumas delas são:

Venda de espaço na legenda da foto: Quando você vende este espaço, ele leva um link para a conta da marca que pagou pelo anúncio.

Venda de link para a URL em sua bio: você pode optar por tornar esta venda algo diário, semanal, mensal ou em uma base “pague por post’. Neste caso, a venda do link funciona de forma associada à legenda da foto.

Postar fotos, vídeos ou anúncios com uma legenda e conteúdo de sua escolha: neste tipo de post, geralmente há uma negociação para que fiquem no ar entre seis e oito horas, podendo ser até mais. Isto irá depender da forma como o conteúdo se encaixa na conta que será postada.

Veja também: 

Para tentar estreitar os laços com anunciantes, acompanhe perfis parecidos com o seu ou que tenham anunciantes que tenham a ver com você e seus seguidores, e observe o que eles estão promovendo. Então, envie um e-mail para os anunciantes, apresente sua página e veja se eles estão interessados em utilizá-la para fazer publicidade.

Você não precisa ter milhões de seguidores para se tornar um influenciador no Instagram, basta cuidar do engajamento de seu perfil. Há contas com cerca de 10 mil seguidores recebendo até US$ 100 para promover roupas, sapatos e acessórios, por exemplo.

Referente ao valor que você deve cobrar para este tipo de anúncio, vale ressaltar que não existe um número fechado. Isto irá depender do alcance de sua página, do quanto seus seguidores são interessantes para determinada marca, sua capacidade de influenciar as pessoas, entre outros aspectos. Logo, é indicado tentar sondar os donos dos perfis que já trabalham com este tipo de monetização para ter uma ideia do quanto determinada marca paga por determinado tipo de postagem.

Os itens citados acima não são difíceis de seguir. Porém, exigem certa determinação. Se a sua vontade é conseguir ganhar dinheiro com o Instagram, não desista nos primeiros obstáculos. Estabeleça metas para que você as cumpra diariamente e assim consiga atingir seus objetivos. Boa sorte!

Mais sobre: Instagram, redes sociais, dinheiro
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.