Certamente você tem uma conta no Instagram, um dos apps mais valiosos já criados (foi vendido por 1 bilhão de dólares para o Facebook) e que já passou dos mais de 600 milhões de usuários por mês.

Com certeza o Instagram dispensa comentários, então não vou ficar aqui chovendo no molhado, tecendo elogios sobre ele, mas uma coisa é certa: Com tantos usuários e fotos, caso você queira s destacar na multidão de instagramers é preciso fazer algo.

E abaixo estão 10 apps + 1 bônus que vão servir como um bom ponto de partida para a sua carreira de digital influencer.

Repost

Uma das ferramentas que já se tornou indispensável para quem é fã da rede social de fotos é o Repost que, como o nome sugere, é aquele botãozinho que estava fazendo falta no Instagram, o botãozinho de compartilhar uma imagem de terceiros em sua própria conta.

O app ainda possui uma navegalibilidade própria onde você pode acompanhar os reposts daqueles que segue e assim compartilhar a partir dali mesmo. E o mais importante de tudo é que os créditos do autor original da foto ou vídeos são mantidos, é claro.

Se você não pegou a ideia, ele faz o mesmo que o "compartilhar" do Facebook e o "reblogar" do Tumblr. Disponível para iOS e Android.

Social downloader

E quando se fala em Instagram, só quem já tentou baixar uma foto ou vídeo da rede social sabe a dificuldade que é. Como o site não oferece o botão "Salvar" após você clicar com o direito, o negócio é capturar a tela e recortar a imagem (ou seja, não serve para vídeo) ou ir até o inspecionador de elementos e procurar pela mídia no código da página. Uma tremenda mão de obra.

Porém, se você usa o Chrome é só instalar esse complemento e tudo que você terá de fazer é clicar no botãozinho que irá aparecer em cada foto ou vídeo exibido no perfil do Instagram.

E eu ainda nem disse o melhor de tudo: Com essa extensão você pode baixar todos os posts de uma determinada conta ao simples clique de um botão. Ótimo para fazer backup do seu perfil, por exemplo.

Aqui está o link para instalação. Aproveite e confira estas outras extensões imperdíveis para o Chrome.

Instamizer

Outro app que é essencial para profissionais do Instagram, mas também será muito útil para você que usa a conta como um civil, é o Instamizer, uma ferramenta para quem precisa agendar posts (integrando a publicação com Twitter e Facebook também), programar data e hora, alternar entre contas, postar vídeos diretamente do desktop, etc.

O app também é gratuito, mas com aquela versãozinha premium que inclui algumas outras funções extra. O aplicativo está apenas no computador, por enquanto.

Iconosquare

Este app talvez seja conhecido por você como Statigram, seu antigo nome e que fez um grande sucesso entre os instagramers.

Com o Iconosquare você poderá analisar dados fundamentais para alcançar o sucesso na rede social. O app vai lhe fornecer informações como foto mais curtida, média de likes, comentários, entre outros dados.

Você verá isso tudo através de gráficos por categorias, gráficos mensais, por engajamento, por tipo de conteúdo, etc.

Alguns recursos no app são pagos, mas se você não é um profissional do Instagram, a versão free vai lhe servir muito bem.

Disponível para iOS e Android, além da versão desktop.

No crop

Esse app é para 2 tipos de usuários:

1º - aqueles que - assim como eu - acham um saco ver o Instagram cortando a sua imagem para encaixá-la no formato pré-definido por eles. Nestes casos o No Crop é o app indicado.

2 º - aqueles que usam muito o Snapchat e sentem falta de um recurso bastante explorado neste concorrente: Inserção de texto na foto. Misture diversas fontes, cores e tamanhos e crie suas descrições diretamente na foto, etc.

O app é ainda mais útil para quem usa a rede social como canal de vendas, já que utilizando o texto você poderá inserir descrição, preço, etc. na imagem (convenhamos que quase ninguém lê descrição quando rola o feed, certo?).

O aplicativo existe para Android e iOS.

Layout from Instagram

Criado pelo próprio pessoal do Instagram, este app veio para suprir a grande demanda por aplicativos que fizessem montagem de fotos permitindo a escolha de quantas imagens quiser, o tamanho de cada uma, a orientação, etc.

Até seu lançamento fazíamos uso de diversos apps genéricos para o serviço e eles funcionavam, claro, mas já que temos o app do desenvolvedor, vamos nele para evitar problemas de compatibilidade.

Você pode usar ele no seu sistema Android ou iOS.

VSCO

Esse pode-se dizer que é um app essencial para usuários que gostam de mexer nos retoques da foto.

O VSCO é o aplicativo externo ao Instagram mais baixado e popular. Completo e gratuito, ele traz diversos filtros pré-determinados (para quem não manja muito das sutilezas de cada aspecto), além da edição manual para quem quer se aventurar pelos meandros da edição de imagens.

Sua versão free é muito completa e você nem vai precisar dos (muito) caros pacotes extra de filtros.

Apenas uma dica final: Você não é obrigado a usar a tag #VSCO ou #VSCOcam cada vez que postar uma foto através dele, ok?

Disponível para iOS e Android 

Boomerang

Mais um app oficial do Instagram (junto com o Layout e o próximo que você confere, logo abaixo), o Boomerang também foi criado pelo pessoal que lida com o aplicativo principal.

E se aquele trabalha com as imagens, este daqui trabalha com os vídeos, ou melhor, vídeos em loop. Na verdade, são várias fotos tiradas em sequência que no final das contas viram um vídeo que se repete over and over again, algo como um gif.

Você pode escolher a velocidade, a proximidade dos frames e até fazer cortes.

Aqui está o Android e aqui o iOS.

Hyperlapse

E se você precisa de um app para fazer vídeos maiores, e não apenas os gifzinhos, este pode ser sua escolha.

E quando digo vídeos maiores estou falando em vídeos de até 45 minutos que depois você irá compilar em uma velocidade determinada e criar um lindo timelapse. Os desenvolvedores garantem que ele possui um estabilizador de imagens integrado, o que irá garantir um vídeo não-tremido para você que não tem um tripé, por exemplo.

Para iOS clique aqui e, ainda, não possui versão para Android.

Magisto

Para finalizar, um aplicativo para você fazer edição de vídeos prático e completo que lhe permite cortes, edições, adição de imagens e trilha sonora, etc.

As funções são em boa parte automáticas e aquelas que não são, contam com uma intuitividade que torna o uso muito fácil. Resumindo: O aplicativo torna simples e rápido uma edição que seria demorada e complicada em algum outro app de vídeos.

Aqui está o link no Android e iOS Este também pode ser usado no computador.

Top Tags for Instagram Like

E como bônus, um último app que garante algumas curtidas a mais nas suas postagens.

O funcionamento dele é bem simples, você posta o tema da sua publicação e ele te sugere diversas hashtags que estão em evidência sobre o tema. Você copia e depois cola na sua publicação, fazendo com que mais pessoas te achem nas buscas e cliquem no coraçãozinho.

MAS, por favor, não abuse das tags, sério mesmo.

Download para iOS aqui e Android aqui.

Gostou de algum app da lista? Faltou algum que você acha que devia estar aqui? Deixe um comentário então.