Quem é usuário beta do WhatsApp costuma receber as novidades previstas para o aplicativo de mensagens antes que os demais. Nos últimos meses o mensageiro tem liberado para testes diversos novos recursos que prometem deixar o app mais divertido e interessante, ainda que algumas destas novidades sejam um tanto quanto polêmicas. Em breve estas ferramentas devem ser liberadas para o público em geral. Veja abaixo quatro funcionalidades que devem chegar ao WhatsApp ainda este ano.

1 - Apagar e editar mensagens

Assim como o concorrente, Telegram, será possível apagar ou editar mensagens enviadas pelo WhatsApp. Se der sorte, é possível que o conteúdo seja excluído antes que o contato a veja (em caso de você ter se arrependido de algo que enviou). Para isso, estará disponível um botão para editar ou apagar o texto.

2 - Rastreamento

O Live Location Tracking é um recurso no mínimo polêmico, pois interfere diretamente na privacidade dos usuários. Ele ainda não chegou aos usuários beta, mas, uma imagem vazada pelo WaBetaInfo mostra a ferramenta em ação. Ela irá permitir que os usuários do WhatsApp possam rastrear seus contatos em tempo real. Para quem acha o recurso perigoso e desconfortável, a boa notícia é que ele poderá ser desativado.

Além disso, caso alguém queria rastrear onde um de seus contatos está, o usuário precisará consentir a funcionalidade. Embora pareça perigosa, ela pode ser útil, por exemplo, para indicar a localização quando uma pessoa estiver em um local desconhecido, ou precisando de ajuda.

3 - Mensagens estruturadas

Este recurso poderá ser bastante útil para o mundo corporativo. Com esta ferramenta o texto poderá ser traduzido para a língua do destinatário, facilitando ainda mais a comunicação.

4 - Pesquisa de GIFs

Esta é uma ferramenta que irá deixar as conversas no WhatsApp mais divertidas. Já é possível enviar GIFS pelo mensageiro, porém, com o botão de pesquisa é possível pesquisar por imagens animadas direto pelo mensageiro e não se ater apenas as imagens salvas na galeria do aparelho.

A pesquisa por GIFs já está disponível no WhatsApp Beta. Veja como usá-la aqui.

E você, o que achou das próximas funcionalidades do WhatsApp? Conte para gente nos comentários.

Veja também: