Enviar GIFs pelo WhatsApp Beta ficou ainda mais fácil com a última atualização do aplicativo de mensagens. Desde terça-feira, 10 de janeiro, os usuários que utilizam a versão de testes do WhatsApp para Android contam com um novo botão que permite a busca por GIFs no Giphy, direto pelo mensageiro. O update também trouxe outra função: agora é possível enviar até 30 fotos de uma só vez, ao invés do limite de 10 imposto anteriormente.

Se você ainda não possui a versão Beta do WhatsApp e gostaria de receber as novidades do aplicativo de mensagens primeiro, baixe a versão de testes neste link aqui (é preciso estar logado em uma conta Google). As atualizações ocorrem diretamente na Google Play.

A vantagem da busca direta no Giphy é que o usuário pode encontrar um catálogo de imagens animadas e não precisa se restringir aos arquivos salvos na galeria do celular, além disso, não necessita instalar aplicativos extras. O recurso já estava disponível para iOS e, em breve, deve chegar à versão oficial do aplicativo de mensagens para celulares Android.

Veja neste tutorial como utilizar as novas ferramentas.

1º passo: É preciso atualizar o WhatsApp Beta para a nova versão. Para isso, vá na Play Store, busque pelo WhatsApp Beta e clique em "Atualizar".

2º passo: Abra uma conversa com seu contato no WhatsApp. Em seguida, toque no ícone de "Emoji" localizado no canto da caixa de texto. Veja que na base da tela será exibida a nova opção de "GIF". Clique nela.

3º passo: O Giphy será aberto automaticamente com alguns GIFs de destaque. Para encontrar seus favoritos é só tocar no ícone de lupa e depois digitar o termo que preferir. Pode ser em português.

4º passo: Os principais resultados serão mostrados. Para visualizar mais animações, arraste os GIFs para o lado (direita e esquerda). Toque no GIF escolhido e ele será aberto em tela cheia. Se quiser, digite uma mensagem para o seu amigo e, em seguida, clique na seta para enviar.

Veja também: