Suas conversas no WhatsApp ficarão ainda mais divertidas com a possibilidade do envio de GIFs direto pelo mensageiro. Isto porque um dos pedidos constantes dos usuários do serviço de mensagens instantâneas (envio das imagens animadas) foi finalmente atendido pela empresa, que liberou o recurso, inicialmente, para os usuários do WhatsApp Beta, versão de testes do aplicativo para Android.

Com ele é possível enviar um GIF direto da galeria do smartphone, diferente da ferramenta disponibilizada anteriormente, em que para enviar um GIF, o usuário deveria gravar um vídeo na hora e editar. Ao cortar os pedaços, dava-se forma às imagens animadas.

Veja neste tutorial como fazer para enviar um GIF pelo WhatsApp.

1º passo: Primeiro é necessário que você tenha a versão de testes do WhatsApp instalada no seu smartphone. Caso ainda não tenha, clique aqui. Após, vá em "Download it on Google Play" e, na tela seguinte, clique em Install. Aguarde alguns minutinhos até a atualização e pronto. Você já será um usuário teste do WhatsApp.

2º passo: Em seguida, abra o mensageiro e vá em "Conversas". Selecione o contato que deseja enviar o GIF e abra a caixa de diálogo com ele. No topo da tela, toque no ícone de clips e em seguida vá em Galeria.

Veja também:

3º passo: Note que no topo da tela, ao lado das tradicionais opções de "Foto" e "Vídeo", há a opção "Gifs". Clique nela para abrir a galeria de GIFs salvas no seu smartphone. Toque em uma das imagens animadas para enviar.

4º passo: Após, o GIF será aberto em tela cheia. Se quiser, é possível adicionar emojis ou escrever uma mensagem que será enviada junto com a imagem para seu amigo. Para enviar é só clicar no botão verde com a seta branca.

Pronto! A animação irá aparecer na conversa com um balão translúcido escrito GIF no centro. Para reproduzir a mídia é só tocar nele. Quem ainda não tem a versão Beta instalada no smartphone poderá visualizar o GIF, contudo não conseguirá enviá-lo no mesmo formato.

Ainda não há previsão de quando o recurso deve chegar para todos os usuários do WhatsApp. Contudo, mesmo alguns usuários que não têm a versão Beta instalada, conseguiram encaminhar os GIFs que receberam. Porém, não foi possível enviá-los da galeria.