O WhatsApp não revela quando um usuário bloqueia o outro. Segundo o mensageiro, isto para proteger a privacidade de quem realizou o bloqueio. Mas, existem alguns indicadores que podem apontar se uma pessoa te bloqueou no serviço de mensagens. Caso a pessoa tenha te bloqueado:

1. Você não verá a informação de visto por último na janela de conversa deste contato.

2. Você não receberá atualizações feitas na foto de perfil do contato.

3. Todas as mensagens que você enviar para o contato bloqueado trarão um tique (de mensagem enviada) mas nunca um segundo tique (de mensagem entregue).

4. Você não conseguirá realizar ligações para este contato.

Se notar estes indicadores em algum de seus contatos, pode ser que ele tenha te bloqueado.  Porém, existem outras possibilidades para estas mesmas ações. Como por exemplo, a pessoa pode ter removido a informação de visto por último de sua conta e não ter alterado sua foto de perfil nos últimos dias. Além disso, há vários motivos para uma mensagem ser enviada, mas não entregue, como: o celular do destinatário pode estar desligado, sem internet ou, ainda, ele viu a mensagem na tela de notificações, mas não abriu o app.Vale ressaltar que todas as mensagens enviadas para o contato no período de bloqueio, não serão entregues, nem mesmo após ele te desbloquear. 

Conforme o suporte do WhatsApp, eles deixam estes indicadores intencionalmente ambíguos, para manter a privacidade do usuário. Contudo, há uma artimanha certeira para descobrir se o seu "amigo" resolveu cortar relações com você. Para isso, basta criar um grupo e convidar a pessoa para participar. Ao fazer isso, caso você tenha sido realmente bloqueado, uma mensagem de que você não está autorizado a adicionar este contato será exibida.

Se você não for vetado, é sinal que o contato não te bloqueou. Ele pode apenas estar te evitando. Em ambos os casos a situação é constrangedora e vale repensar os motivos que podem ter levado seu contato a querer cortar relações como você. Quem sabe pode ter sido algum mal entendido, que se resolve com uma boa conversa, olho no olho. Ou então, talvez seja hora de cada um seguir seu rumo e encontrar novos amigos. 

Veja também: