Na atualidade o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo. Já são mais de 1 bilhão de usuários ativos no mensageiro. Por meio do app é possível enviar mensagens de texto, fotos, links, mensagens de voz, contatos da agenda e vídeos, além de realizar chamadas, tudo isto de forma gratuita e bastante ágil.

Para enviar um vídeo pelo WhatsApp é bem simples. Mas, existe um limite de tamanho para o conteúdo que você deseja enviar. O mensageiro suporta o envio de vídeos de até 16 MB, o que, dependendo da qualidade da câmera que o arquivo foi gravado, é um arquivo com aproximadamente 90 segundos a 3 minutos de duração. Se o vídeo que você deseja enviar é longo, então veja este outro tutorial. Mas, se você quer enviar um vídeo curto, saiba como fazer no tutorial abaixo.

Leia também: Conheça o Allo do Google, concorrente do WhatsApp

Existem três formas de enviar um vídeo curto pelo WhatsApp: escolher da galeria, gravar um vídeo na hora para posterior compartilhamento e, ainda, encaminhar um vídeo já recebido para outro contato. Confira o que fazer em cada uma destas situações.

Da galeria

1º passo: Escolha o contato ou grupo que você deseja enviar o vídeo. Então, clique sobre o ícone de clips localizado na parte superior da tela.

2º passo: Dentre as opções que serão exibidas, selecione "Galeria".

3º passo: Você será direcionado para a Galeria do smartphone. Clique sobre a opção "Vídeos".

4º passo: Selecione o vídeo que você quer enviar na pasta onde ele se encontra. Se quiser, você ainda pode adicionar uma legenda, antes de enviar o arquivo.  Caso o vídeo seja muito longo e você não se importa em perder partes dele, pode cortar o início e o fim do arquivo, antes de compartilhar.  Feito isto, clique na seta de enviar.

5º passo: Pronto! Seu vídeo foi enviado.

Gravar na hora

1º passo: Escolha o contato ou grupo que você deseja enviar o vídeo.

2º passo: Clique no ícone de câmera localizado no canto da caixa de diálogo. A câmera do seu aparelho será ativada. Para gravar o vídeo é só pressionar sobre o ícone indicado na tela, que a gravação terá início. Mantenha o botão pressionado até desejar encerrar a gravação.

3º passo: Ao soltar o botão, o vídeo já estará pronto para ser enviado. Adicione uma legenda, se assim desejar. Em seguida, clique na seta para enviar.

4º passo: Pronto. Seu vídeo foi enviado.

Encaminhar um vídeo já recebido

1º passo: Abra a conversa do contato ou grupo que lhe enviou o vídeo que você deseja compartilhar.

2º passo: Encontre o vídeo que você deseja compartilhar e clique sobre ele, pressionando por alguns segundos. Perceba que ele ficará marcado por uma faixa colorida. Note também que na parte superior da tela, diversos ícones serão exibidos. Clique no ícone de compartilhamento, como na imagem abaixo.

3º passo: Na tela que será exibida a seguir, escolha a opção WhatsApp. Então, selecione o contato ou os contatos que você deseja enviar o vídeo. Caso deseje enviar para mais de um amigo ao mesmo tempo, basta pressionar o dedo sobre o contato por alguns segundos. Note que um sinal será exibido ao lado da foto de cada contato.

4º passo: Após selecionar o contato ou os contatos que você deseja enviar o vídeo, clique no botão de compartilhar localizado no canto inferior da tela.

5º passo: Se desejar, corte e/ou adicione uma legenda. Em seguida, clique no botão compartilhar.

6º passo: Pronto. Seu vídeo foi enviado.

Estas são algumas formas simples e rápidas de compartilhar vídeos pelo WhatsApp. Veja também: Facebook e WhatsApp compartilharão dados: o que muda em relação a privacidade do usuário?