Todo ano muita gente espera pelo Black Friday, ou em Português, Sexta-Feira Negra. O motivo da espera é que a data é marcada por grandes descontos no varejo, que vê a oportunidade para limpar seus estoques. Já os consumidores aproveitam os preços baixos e a proximidade com o Natal para comprar presentes e itens para uso pessoal.

Neste ano (2018) o Black Friday será no dia 23 de novembro e, se você vai aproveitar a sexta-feira de descontos para ir às compras, é importante adotar alguns cuidados para não cair em ciladas, principalmente se for adquirir produtos pela internet. Isto porque a procura por ofertas na rede mundial de computadores é um prato cheio para golpes. Veja o que fazer para não transformar seu dia de compras em um pesadelo futuro.

1 - Verifique se o site de compras é seguro

Antes de fornecer seus dados pessoais e de cartão de crédito, tenha certeza que o site de compra é seguro. Esta confiabilidade é confirmada por um cadeado ao lado do endereço no navegador ou ainda pelo nome da página que aparece destacado em verde. Isto significa que a página tem conexão HTTPS que criptografa suas informações e as protege de criminosos.

Observe também se o site possui o selo Black Friday Legal. Ele garante descontos reais e é a prova de que a loja realmente existe. Para conseguir este selo os lojistas passam por uma inspeção feita pela Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico, que verifica se existem irregularidades com o estabelecimento.

Black Friday Legal 2018
Black Friday Legal 2018

 

2 - Conheça os sites não recomendados

Estar ciente de quais sites não são recomendados pelos consumidores pode evitar dores de cabeça futuras. Esta lista divulgada pelo Procon é uma boa ferramenta para observar os sites que podem ser uma cilada. Escolha comprar sempre em lojas que tenham boas recomendações. Assim, você terá mais garantias de receber o produto no prazo e em boas condições.

3 - Compare preços

Uma das reclamações dos consumidores é a desconfiança de que todos os produtos ofertados no Black Friday realmente estão mais baratos. Por isso, antes de confirmar a compra, vale conferir se o preço realmente caiu e até selecionar a loja virtual com menor valor, desde que ela siga as recomendações citadas acima. Para isso, utilize sites de buscas por preços, como o Zoom e o Buscapé. O buscador garante apresentar apenas ofertas reais, para que os consumidores não sejam enganados.

4 - Mantenha o antivírus atualizado e ativo

Esta dica serve para o ano todo, mas, vale ressaltar que em períodos de grandes ofertas online, os ataques de malwares tendem a aumentar. Cibercriminosos se aproveitam de eventos como este para roubar os dados dos usuários e de cartões de crédito. Além de ter um antivírus no seu computador, evite navegar por sites suspeitos e clicar em links desconhecidos para garantir que o seu computador não seja infectado por nenhum malware.

Veja também:

5 - Evite fazer compras online por computadores compartilhados

Se você costuma usar PCs em cafés, bibliotecas ou outros estabelecimentos, evite usá-los para fazer compras online ou acessar seu internet banking. Se fizer alguma compra, opte por cartões pré-pagos. Ao acessar e-mail e redes sociais, lembre-se de fazer logoff ao sair. Desta forma você evita que seus dados sejam vazados e suas contas hackeadas.

6 (Plus) - Atenção ao usar redes sem fio abertas

Redes Wi-Fi abertas, como as que estão disponíveis em praças e outros locais públicos, são propensas a deixar seus dados expostos. Mesmo que você esteja acessando sites seguros, se o roteador for invadido, ele pode ser interceptado por criminosos virtuais e seus dados, incluindo informações bancárias e de cartão de crédito, ficarão à mercê dos crackers. Prefira sempre se conectar por redes que solicitem senha.

Seguindo estas dicas, as chances de você cair em uma cilada online diminuem. Fique atento e, boas compras!