Perigo na rede: aprenda a identificar ameaças virtuais e proteger-se

Embora navegar na internet pareça simples e sem maiores implicações, são necessários alguns cuidados especiais. A intenção, na verdade, é proteger o usuário de ameaças como vírus, roubos, fraudes, invasões e tantos outros riscos provenientes da rede.

Por Segurança digital

Embora navegar na internet pareça simples e sem maiores implicações, é necessário uma série de cuidados especiais. A intenção, na verdade, é proteger o usuário de ameaças como vírus, roubos, fraudes, invasões e tantos outros riscos. Veja também: Quais os perigos que a internet oferece

Somado ao bom senso, porém, é importante ficar atento a dicas capazes de assegurar a sua proteção contra ameaças, conforme as apresentadas a seguir.

 E-mails

Preste atenção nos e-mails que recebe. Mensagens de contatos desconhecidos, ofertas irrecusáveis, comunicados de instituições bancárias, prêmios e sorteios (dos quais – você sequer lembra ter participado), comumente, são tentativas maliciosas de infectar o seu computador. Especialmente se tratando de e-mails com anexos e links. Nesses casos o recomendado é sempre atestar a confiabilidade da mensagem, confirmando sua procedência diretamente com o remetente.

Links

Links suspeitos podem ser phishing, ou seja, links iscas que levam o usuário a contaminar seu sistema e sofrer invasões. Por esse motivo, o cuidado – assim como nos e-mails, deve ser redobrado. Antes de clicar em links enviados através de chats, redes sociais e demais mensagens virtuais, posicione o cursor do mouse sobre ele e confira a sua URL de destino. Outra tática é digitar o endereço do link diretamente na barra de endereço do seu navegador, a fim de não ser enganado por links trocados ou falsificados.

Downloads

Buscar fontes confiáveis para baixar programas, músicas e filmes é o requisito básico para quem deseja realizar downloads na internet. Para não errar na escolha, é sempre válido conferir críticas e comentários de usuários, não apenas em relação à fonte, mas principalmente sobre o programa ou aplicativo buscado. Além disso, não se esqueça de passar o antivírus no arquivo baixado antes de instalá-lo em sua máquina.

Dispositivos externos

Pen drives, CDs, DVDs, celulares e qualquer outro tipo de dispositivo externo devem passar pela vistoria de um bom software antivírus. Isso porque, muitas vezes, o malware pode estar dentro do dispositivo e, sem que o usuário perceba, infecte todo o sistema de sua máquina.

Senhas

Para garantir a segurança de seus dados, use senhas fortes com caracteres diversificados entre letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Dê preferência para combinações longas e que não sejam identificadas facilmente. Senhas repetidas também não são aconselháveis e, é claro, não devem ser compartilhadas com outras pessoas, por mais próximas que elas possam ser.

Privacidade

Infelizmente, há uma forte tendência entre os internautas em expor mais informações do que deveriam. Nesse sentido, evite divulgar dados, fotos e fatos em redes de relacionamento, fóruns, blogs e qualquer outro ambiente virtual. O cuidado é válido, até mesmo, durante conversas com os amigos ou contatos meramente virtuais, já que é capaz de prevenir invasões de privacidade.

Sistema operacional e programas

Fechando com chave de ouro, a dica que não poderia faltar é: não perca tempo e vá comprar antivírus para o seu computador. Seja ele pago ou gratuito, contar com um programa específico para proteger seus dados é fundamental. Aliás, opções firewall, antispyware e anti-rootkit também são bem-vindas, não esquecendo, é claro, de mantê-las sempre atualizadas e com a manutenção em dia.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Oficina da Net.

Você também pode gostar de:

Recomendado
Siga nas redes
Últimas publicações
O QUE LER EM SEGUIDA
Assuntos segurança, Antivírus e Bitdefender
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
Comentários
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

As melhores publicações no
seu e-mail