Black Friday chegando e com ele boas oportunidades de negócios, tanto para lojistas quanto para consumidores. Contudo, a data de preços baixos também é um prato cheio para golpistas. Portanto, antes de comprar o produto desejado porque ele está com um desconto bem atrativo, é importante ter certeza que a loja que está com a oferta realmente existe e que a reputação da mesma é boa.

Desta forma você evita dores de cabeça futuras com produtos que não chegam e a perda de contato com o fornecedor. Golpes deste tipo na internet são bem comuns, principalmente em eventos como o Black Friday. Consumidores lesados podem entrar em contato com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mas nem sempre é possível reaver o dinheiro investido.

Para evitar que os consumidores passem por este tipo de situação nada agradável, o Procon criou e mantém atualizada uma lista das lojas onde você deve evitar comprar tanto durante o Black Friday, quanto em outras datas do ano. Então, antes de ir às compras neste dia 23 de novembro, não se esqueça de conferir esta listagem.

As lojas que estão nesta "lista negra" do órgão de defesa do consumidor são aquelas que tiveram muitas reclamações dos consumidores registradas no Procon - SP e que foram notificadas, mas não responderam o contato ou não foram encontradas. Entre as reclamações mais comuns estão a não entrega do produto e a recusa em responder as tentativas de contatos.

Embora a relação seja oficialmente mantida pelo Procon-SP, ela contém estabelecimentos de todo o Brasil. Muitas das páginas já estão fora do ar, contudo, ainda há muitos estabelecimentos classificados como não confiáveis que estão na ativa.


Veja também:
Clique aqui e confira quais lojas online são consideradas as piores do comércio eletrônico. Já são mais de 500. E para garantir que suas compras sejam tranquilas, confira também nossas dicas de segurança para quem vai comprar no Black Friday.