Edward Snowden, que é responsável pelo vazamento de diversas informações confidenciais do maior sistema de vigilância do mundo, acabou opinando sobre o aplicativo Google Allo. O ex-analista da NSA, pelo Twitter, disse: "Grátis para download hoje: Google Mail, Google Maps e Google Vigilância (Surveillance). Esse é o #Allo. Não usem o Allo".

O Allo é um aplicativo de conversas recém lançado pelo Google, que permite aos usuários ter vários serviços da empresa acoplados ao serviço. No entanto, por poder oferecer tantas opções de uso, a privacidade pode sim ser afetada.

Em 2013, Snowden fez várias revelações sobre o Google, bem como outras empresas de tecnologia, incluindo o Facebook e a Microsoft, dizendo que elas contribuíam com os órgãos de vigilância ao ceder dados pessoais dos usuários e ainda mensagens trocadas no serviço. Ele, no entanto, acredita que com o Allo não seja diferente.

O Google, em uma conferência no mês de maio, disse que o serviço iria usar a criptografia end-to-end. Com isso, as mensagens seriam criptografadas no momento em que são enviadas e só seriam descriptografadas quando atingissem o destino.

De acordo ainda com a gigante das buscas, não seriam armazenados os registros de conversações da plataforma para que os órgãos legais não pudessem obrigar a ceder os registros.

No entanto, de acordo com o The Verge, o Google acabou recuando alguns meses depois e o Allo chegou ao mercado possibilitando que a desenvolvedora tenha acesso ao conteúdo das mensagens que foram trocadas através do serviço. Com isso, apenas utilizando o "modo anônimo" o usuário conseguiria impedir que suas mensagens fossem armazenadas nos servidores do Google.

Caso as conversas ocorram no modo anônimo, os usuários não poderão utilizar as ferramentas oferecidas pelo Google, que difere o serviço dos demais. Com isso, ele se torna apenas um mensageiro tradicional.