O aplicativo de mensagens Google Allo chegou às lojas de apps para Android e iOS na última quarta-feira, dia 21. Após passar por um período de testes, o mensageiro, que visa concorrer com o WhatsApp, já está disponível para todos os usuários.

O Allo possui as funcionalidades que você já conhece em outros serviços de mensagens instantâneas, como enviar mensagens de texto, emojis, áudio e outras mídias. Seu diferencial está no uso de uma inteligência artificial que promete deixar as conversas mais produtivas. O app contém um recurso que possibilita que o Google também participe das conversas. Ao digitar @Google durante o bate-papo, o Google Assistant, uma espécie de robô, é acionado. A partir daí é possível usar ferramentas do buscador, como localização de restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos, além de fotos, vídeos e outras informações na internet.

Outras funcionalidades que diferenciam o Google Allo de seu principal rival são as respostas inteligentes (sugestão de respostas para perguntas enviadas nas mensagens), stickers, além de permitir que o usuário altere o tamanho do texto da mensagem. O Google também permite utilizar o Allo para trocar mensagens SMS gratuitamente com pessoas que ainda não têm o app instalado.

Diferente do WhatsApp, o Allo não possui criptografia de ponta-a-ponta, mas, se o usuário desejar ter mais privacidade, ele pode acionar o modo anônimo em que todas as mensagens trocadas serão criptografadas. No entanto, ao optar pelo modo anônimo, não poderá utilizar os recursos do Google Assistant.

Veja também:

Ficou interessado no Google Allo? Então não perca mais tempo, baixe o aplicativo, faça o seu cadastro e comece a trocar mensagens com seus amigos. Se você não sabe como fazer para se cadastrar, preste atenção no passo-a-passo descrito abaixo. É simples.

1º passo: Vá até a Play Store ou Apple Store e busque por Allo. Em alguns casos ele irá solicitar para fazer um pré-registro. Clique para aceitar.

2º passo: Passados alguns minutos, o app já estará disponível para ser instalado em seu smartphone. Clique em "Instalar".

3º passo: Abra o aplicativo. Na tela seguinte, verifique se o número de telefone informado é mesmo o número do seu celular. A mensagem diz que será enviado um código de verificação por SMS para dar continuidade no processo, porém, no meu caso, eu não recebi. Ainda assim consegui continuar. Após se certificar que o número está correto, clique em "Próxima".

4º passo: Em seguida você poderá decidir entre tirar uma foto na hora ou escolher uma imagem da galeria para usar como foto de perfil. Se deseja utilizar uma foto da galeria é só clicar no ícone de imagem, que você será direcionado para a galeria do seu smartphone. Após selecionar a foto, clique no ícone de seta para prosseguir.

5º passo: Na etapa seguinte, você deve informar o seu nome. Em seguida clique em "Próxima".

6º passo: Pronto, você já está cadastrado no mensageiro. A partir daí já podes convidar seus amigos para um bate-papo, começar uma conversa em grupo e até mesmo iniciar um chat com o Google Assistant, seu assistente. Por enquanto o chatbot só está disponível em inglês, mas a empresa promete, em breve, suporte em outros idiomas.

Depois de utilizar o Google Allo, conte para a gente nos comentários o que você achou do app! Será que ele conseguirá tirar do WhatsApp o título de mensageiro mais popular?