Em maio deste ano o Google, em seu evento anual "Google I/O", apresentou além do Android Nougat e algumas ferramentas que devem vir com o sistema operacional móvel, um aplicativo de conversas que visava reunir as principais qualidades de todos os concorrentes em um único app, o Allo.

Talvez a grande novidade do Allo seja a possibilidade de colocar o Google dentro de uma conversa particular e programar, por exemplo, um encontro na pizzaria - fazendo a reserva ou mesmo pedindo um delivery. Na demonstração também dava para reservar os tickets de uma seção de cinema e até pagar pelos ingressos, via Android Pay.

Pois bem, o aplicativo agora está disponível na Google Play e também no App Store (Apple). A gente fez o download e as primeiras impressões do Allo, você confere a seguir:

>> Para saber onde e como instalar o Allo, então acesse aqui

Clean até demais

Ao entrar no Allo pela primeira vez, a visão que você tem é de uma tela branca com o seu mais novo "amigo", o Google Assistant. Ele se apresenta a você e já é possível começar uma ~discussão~.

Detalhe: Quase tudo em inglês até agora.

Dentro do assistente, você pode escrever qualquer coisa - algumas coisa em Português - e terá uma resposta. Aqui pedi as horas e fui respondido, solicitei um alarme para as 10h, e tudo ficou acertado.

Porém, em algumas questões feitas com português, a resposta é essa:

A principal janela do app mostra apenas as conversas que você tem e o botão para iniciar um bate-papo particular, uma nova conversa em grupo ou um bate-papo anônimo.

Sim, dá para você criar uma conversa secreta com alguém, em uma hora (ou o tempo que for determinado) todo o bate papo e qualquer vestígio de que ele tenha existido vai para o "ralo".

Hoje, você pode enviar uma mensagem a qualquer contato de seu smartphone pelo Allo, caso ele não tenha o app instalado, a mensagem chegará em formato de SMS. Ou seja, o Allo quer ser seu mensageiro principal, com ou sem reciprocidade.

Nas configurações, poucas opções. "Som de mensagem", "Notificações", "Fazer Download de mídia" e "Desconectar" ou "Cancelar registro do número de telefone".

Conversas divertidas

Além do bate-papo tradicional, e os sticks divertidos, e os emoticons tradicionais, e mensagens de voz - todos já conhecidos de outros mensageiros -, o Allo permite que vê jogue o Google para dentro da conversa, solicitando pesquisa, previsão do tempo, vídeos e muito mais. Este é o grande diferencial do novo app.

Inclusive, você pode enviar e receber links do Youtube e assistir ao vídeo sem sair do app, tudo ali na tela do smartphone. Gostei.

Mas a grande pergunta que fica no ar é: As pessoas vão largar o já confortável Whatsapp - Aquele aplicativo que compartilha seus dados com o Facebook?

Bom, parece que teremos de descobrir isso só quando a Justiça brasileira tentar bloquear o aplicativo de Mark Zuckerberg de novo.

Você já usou o Allo? Gostou? Deixe seu comentário.