O Google I/O é uma conferência para desenvolvedores que o Google realiza anualmente, no evento transmitido pelo canal do Oficina da Net TV - no Youtube, tivemos a apresentação das novidades que chegam com o Android N e o Google Home - concorrente direto do Amazon Echo - que nada mais é que um completo assistente passa sua casa. A empresa ainda apresentou melhorias na pesquisa pelo smartphone, sistema de voz ainda melhor, um app de conversação, um app de vídeo e o DayDream, ecossistema completo de realidade virtual com headsets, controle remoto e diversos apps.

💡 Google I/O 2018: todas as novidades apresentadas

Ao bater das 14h (horário de Brasília) Sundar Pichai, CEO do Google, puxou a frente da apresentação para falar das novidades da empresa para o ano corrente. Entre elas alguns números expressivos de buscas - enquanto mostrava ao público um grande quadro com os milhares de termos que estavam sendo buscados naquele momento.

O ponto de partida para a apresentação das novidades foi informar que pelo menos 3 bilhões de pessoas fazem buscas pelo smartphone e, por isso, a empresa melhorou o sistema de resposta para pesquisas pelo Google Now. Com uma simples pesquisa pelo nome "Beyonce", por exemplo, o usuário recebe em sua tela diversos cards com informações da artista (fotos, vídeos, álbuns, músicas e informações).

Google Home

E que tal se você pudesse fazer uma pesquisa em casa sem sequer saber onde está seu aparelho celular? Com o Google Home você terá em suas mãos... quer dizer, em casa, uma assistente pessoal que - no futuro - terá interação automática até com os cômodos do domicílio. Seja para fazer uma pesquisa, seja para ligar a luz do quarto, tocar uma música e muito mais. PS: No vídeo da apresentação vimos uma família perfeita**

O Google Home é muito bonito e se passa facilmente por um item inexpressivo da decoração. Por quanto será que ele chegará no Brasil? Aliás, chegará?

Allo

A tarde também foi reservada para a apresentação de um app de conversação integrado ao Android. Friamente falando, trata-se de um app que soma qualidades de todos os mensageiros da atualidade junto de toda a tecnologia Google de ser, ou seja, com mecanismos de pesquisa integrados.

Durante a demonstração, ao questionar pelo almoço em um restaurante italiano, o App prontamente sugeriu opções de restaurantes próximos e que servem tal alimento. Além disso, mostrou a qualificação de outros usuários e média de preços. Diante da alternativas, o usuário pode escolher uma das opções e, mediante comandos de voz, ordenar uma reserva, comprar tickets para o cinema, etc.

E na hora de pagar? É só completar o pagamento pelo Android Pay.

Duo

Junto do Allo, o app Duo fica responsável por ser seu novo aplicativo de ligações de vídeo. Com uma demonstração muito atraente, o app permite que você veja do outro lado da "linha" antes mesmo de atender a chamada.

Na transmissão ficamos na dúvida se os mais de 1 bilhão de usuários do Whatsapp vão simplesmente migrar para o Allo e o Duo. Qual é sua opinião?

Android N

Já para o Android, o Google deixou uma lacuna aberta ao não informar o nome da nova versão final do Android, porém abriu uma oportunidade de os usuários escolherem o nome. Clique na imagem para deixar sua sugestão.

O sistema em si virá com propriedades avançadas para melhorar os gráficos dos games sem que isso diminua a vida da bateria. Além disso terá a rapidez do Jit Compiler para resultar na instalação 75% mais rápida de aplicativos.

Do ponto de vista prático, o Android N terá a possibilidade de dividir a tela em duas para acompanhar, por exemplo, um vídeo de receita e ao mesmo tempo anotar os ingredientes no Google Keep. O usuário também pode responder notificações diretamente na barra, sem precisar abrir o app diretamente.

Se você pressionar o botão "quadrado" duas vezes em seu smartphone com Android N, o sistema abre imediatamente o último app que você acessou. Ahh, e agora você também pode, FINALMENTE, encerrar todos os apps simultaneamente com um único clique. ;)

DayDream

Os cardboards representam para o Google a essência do VR (realidade virtual) e para eles, o DayDream é a evolução do VR para o Mobile. Um headset parecido com o VR da LG, possui também um controle remoto e vai oferecer aos usuários uma experiência completa em realidade virtual.

Dentro dessa realidade, a empresa apresentou o conceito de um novo headset de realidade virtual, um controle remoto capacitivo e a parceria com as maiores desenvolvedoras de games e aplicativos.

Desenvolvedores

Ainda mais especificamente para desenvolvedores, o Google apresentou melhorias significativas no Android Studio - sistema para criação e confecção de aplicativos. Doze excelentes funcionalidades do Firebase - bando de dados.

Mas a grande novidade, que será também muito útil para nós, consumidores, foi o Android Instant App. Trata-se da possibilidade de o usuário acessar um aplicativo sem sequer tê-lo instalado no smartphone. Como demonstração, mostrou-se um link para um produto em um e-commerce, ao clicar no link, em vez de acessar o site pelo Google Chrome, o Android acessou o app da loja imediatamente sem que a aplicação estivesse devidamente instalada.

Android Wear 2.0

Para finalizar as apresentações do primeiro dia, o Android Wear ganhou uma atualização muito interessante. Basicamente um smartwatch terá autonomia para, por exemplo, tocar músicas do Spotify diretamente pelo relógio, sem que o smartphone esteja por perto ou ligado.

Além disso, o Wear 2.0 passa a ser mais autônomo também conectado ao smartphone, respondendo mais facilmente mensagens com pré-respostas ou ainda com o Handwritten - escrita com a mão.


E aí? É pouca coisa? Seu smartphone já recebeu o Android Marshmallow? Deixe seu comentário e inscreva-se no nosso canal do Youtube para acompanhar as próximas lives, assistir o ON Update e os ONCasts. Um abraço.