A conferência anual para desenvolvedores do Google aconteceu nesta terça-feira, onde a empresa apresentou suas últimas novidades para o Google Fotos, o Assistente, o Google News, o Gmail, o Android P e mais. O foco do evento foi a inteligência artificial que será usada na maioria de seus recursos e produtos.

A empresa renomeou toda a sua divisão de pesquisa do Google como Google AI, e agora o site de pesquisa do Google será direcionado ao novo site do Google AI. Este site vai continuar mostrando todo o trabalho que a empresa trabalhou ao longo desses anos, mas com o foco da pesquisa voltado ao desenvolvimento de inovação das muitas particularidades que a inteligência artificial demanda.

As inovações em AI vão desde tecnologias como visão computacional, processamento de linguagem natural para o assistente, e aplicações virtuais em tudo que diz respeito à produtos Google, como vídeo, pesquisa e apps móveis, cuidados com a saúde, carros que se dirigem sozinhos e mais.

Gmail 
Gmail

 

O novo design do Gmail foi apresentado há algumas semanas, e na conferência foram anunciadas as novidades que o novo e-mail do Google tem a oferecer. Agora, o recurso Smart Compose é capaz de ajudar a completar o que o usuário escreve, como por exemplo, se você escrever "Meu Endereço" logo aparecerá a frase automaticamente para completar com seus dados que foram cadastrados.

Google Fotos

fotos

Entre o novos recursos do Google Fotos, estão as sugestões de edições que podem ser feitas na fotografia. Você pode deixar as cores de fundo em preto e branco ou até colorir uma foto antiga que já está em p&b. Também foi adicionada a possibilidade de escaneamento de documentos, e até as palavras da imagem podem se transformar em texto digital.

O Google Lens estará acoplado ao Fotos, e com ele é possível reconhecer objetos em imagens e no visor da câmera. Uma novidade legal é que o Lens pode reconhecer rostos em fotos e identificar as pessoas, sugerindo que você envie as fotos para um amigo caso ele apareça em uma.

Google Assistente

liga

Uma das novidades mais impressionantes do evento, o Assistente ganhou muitos recursos novos. Um deles é a capacidade dele de fazer ligações e agendar um corte de cabelo, por exemplo, ou fazer reservas em um restaurante. No evento, foi apresentado duas ligações reais feitas pelo Assistente, e com sucesso.

Ele também ganhou 6 novos tipos de voz, e possui o diálogo mais aproximado possível de uma conversa real e natural, deixando-o mais confortável de ouvir. Os home devices permitem que você fale "Hey Google" uma só vez, e depois pode perguntar e pedir o quanto quiser, pois o recurso Continued Conversation deixa o usuário fazer múltiplas ações ao mesmo tempo.

Também foi adicionada um recurso para as crianças. Como os pedidos ao Assistente começam com "Hey Google", elas acabam não pedindo com educação, como fariam com uma pessoa real. Então, o recurso Pretty Please faz com que elas precisem dizer "Hey Google, por favor…".

O assistente para a casa ou Google Home também pode ser acionado no smartphone, no qual ele se transforma em mais imersivo, pró ativo e interativo. Os controles da casa são acionados por comando de voz, e será possível mapear uma voz específica para cada usuário. Com o comando, é possível pedir para assistir um episódio de sua série favorita com o smartest plays, ou pedir comida pelo Food Pick-Up and Delivery.

Se você abrir o celular no Google, todas as informações sobre o seu dia aparecerão, como a sua localização, o clima do dia, as suas recentes interações com o assistente e outros. Essa é a experiência visual com o celular.

Google Maps

maps

Se o Google Maps já te levou a alguns lugares estranhos pela dificuldade de se situar, agora não vai mais, pois o novo Maps terá recurso de realidade aumentada. Com ele, a câmera do celular poderá ser usada junto do Street View, ajudando a direcionar sua localização e apontando as direções até o destino. Também está sendo estudada a possibilidade de se ter um Guia animado em forma de raposa que ajuda na hora de achar o caminho certo se você segui-la.

fox

A integração de mapas combina a câmera e a tecnologia de visão computacional junto do Google Maps e do Street View.

Uma nova guia do Google Maps foi habilitada, o For You recomenda lugares que você poderia gostar enquanto você passeia pelas ruas usando o Street View e o Maps. As suas avaliações anteriores dos lugares que frequenta serão levadas em conta na hora da recomendação e do Your Match, tornando o aplicativo mais personalizado conforme a pontuação que você dá aos lugares e comidas.

Um outro recurso que está sendo adicionado ao Maps é o planejamento de grupo, no qual permite que você fique pressionando em um lugar, para em seguida adicioná-los a uma lista compartilhável. Essa lista poderá ser vista pelas pessoas de sua escolha, e elas poderão votar no lugar que querem ir para a comemoração de um aniversário, por exemplo.

Google Lens

 

gif

O Lens já foi lançado com habilidades impressionantes, como identificar edifícios, tipos de plantas e raças de cachorros apenas com a câmera apontada para o que se pretende ter informações. A nova atualização do app possibilita que ele identifique um texto e o transforme em algo interativo.

Por exemplo, se você apontar para um menu, ele vai reconhecer os pratos e clicando neles é possível ter informações de ingredientes e como é feito. Ele também pode fazer isso com sinais de trânsito, cartazes e cartões de visita. Ele se tornou mais capaz de entender o significado e o contexto de um texto, o que deixa o recurso bastante poderoso.

Outro recurso do Lens é o Style Match, que permite que você aponte a câmera para um objeto ou peça de roupa para receber itens que combinam com aquele estilo de peça ou item. Este recurso deve funcionar em tempo real, procurando por coisas ao redor para poder apresentar informações novas sobre ele.

O Google Lens funcionava no Google Fotos e no Assistente, mas logo nas próximas semanas ele será integrado diretamente no aplicativo Câmera, disponível para vários dispositivos do fabricante, como LGE, Motorola, Xiaomi, Sony Mobile, HMD / Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ e Asus, assim como o Google Pixel.

Google News

O Google News será relançado na próxima semana, e apresentará o novo app de plataforma de distribuição de notícias para Android, iPhone e web. Ele contará com a inteligência artificial para criar uma página de notícias personalizada para o usuário.

Dividido em quatro seções, o For You, o Headlines, Favorites e Newsstand, com cada um apresentando algo diferente. O For You, como dito acima, abrigará as principais notícias recomendadas para você, num formato Top 5 notícias que você precisa saber. As recomendações vão melhorando conforme o uso.

O Headlines funciona da mesma forma, mas levando em conta as principais notícias que estão sendo comentadas no momento, com direito a vídeos noticiosos do YouTube e de outras fontes. Nessa seção é utilizada a tecnologia de design adaptativo chamado de Google Material Theme.

Nesta mesma seção está o Newscasts, que junta várias informações e vídeos sobre um mesmo assunto, mostrando resumos com as partes mais importantes da notícia. Bem como o Moments do Twitter, o recurso inclui reações nas redes sociais, com tweets. O Full Coverage é nada mais que uma cobertura completa sobre um determinado assunto, apresentando todas as notícias do momento sobre o assunto, com fontes e opiniões diferentes.

edwed

E enfim, o Newsstands é como uma banca de revistas, que permite a assinatura dos seus jornais favoritos. Tudo pode ser feito diretamente no aplicativo, já que você pode dar suas informações de pagamento da sua conta ao Google. Você também pode pedir para ser notificado assim que uma nova notícia de seu jornal predileto surgir, e pode "seguir" outros jornais que quiser, tocando na estrela.

Android P

p

Agora, uma versão do Android P Beta já está disponível, para que as versões mais recentes do sistema possam ser testadas. Os seguintes dispositivos podem receber o Adnroid P: Essential Phone, Google Pixel 2, Google Pixel 2 XL, Google Pixel, Google Pixel XL, Nokia 7 plus, Oppo R15 Pro, Sony Xperia XZ2, Vivo X21 UD, Vivo X21 e Xiaomi Mi Mix 2S. No android.com/beta estão mais informações e o ícone de download. Agora, vamos as mudanças que a atualização vai trazer:

Interface Modificada 

kkk

A simplicidade é uma das diferenças do Android P em relação aos outros, um exemplo é que nele não vai ter um botão multitarefa. Terá uma barrinha que funciona como o botão home, você desliza para cima para poder revezar entre os apps. Diferente do iPhone X, a quem foi muito comparado, existem prévias de cada aplicativo, a barra de pesquisa do Google ficará embaixo e você receberá cinco sugestões de aplicativos pela AI.

  • A seleção de textos fica mais fácil de utilizar, pois basta tocar e segurar na prévia;
  • Se você puxar o botão home para a esquerda ou a direita, pode deslizar e acessar os apps abertos;
  • O botão de volume será ajustado com o volume de mídia padrão no lugar do toque e mídia;
  • Também terá um botão de silenciar alertas;
  • A capacidade de girar o conteúdo agora será solicitada quando o dispositivo estiver na horizontal;
  • Um editor nativo para capturas de tela foi adicionado. 

Bem-Estar Digital

ddfdf

O objetivo da empresa é destacar o bem-estar que as pessoas precisam, oferecendo um balanço entre a vida real e a digital. Por isso, a Google utiliza de capacidades chave para encontrar o balanço certo. Uma das questões é impedir que o celular se torne um problema ou uma barreira para a vida, já que possui notificações excessivas e prende a atenção ao uso demasiado dos aplicativos. 

Através do Dashboard, é possível ver quanto tempo você passa em cada aplicativo e as atividades realizadas, tudo é coletado por ali. O YouTube também vai dispor de uma aba em que aparece o tempo que você passou assistindo aos vídeos no celular e no computador.

Como se não fosse suficiente, um timer para aplicativos pode fechar automaticamente assim que o limite de tempo for atingido, mas é ocpional. Quando isso acontecer, o ícone do app ficará cinza pelo tempo em que não poder ser utilizado. 

ww

Outra aplicaçao é o "Shush", um modo não perturbe que silencia o toque e oculta todas as notificações irritantes, menos as que você queira que te notifique. O "Wind Down" é como se fosse uma mãe que avisa o horário de dormir, pois quando você notifica o Google Assistente do horário que pretende dormir ele irá deixar a interface em preto e branco para que não atrapalhe os sentidos. Pela manhã, ele já estará colorido. 

Inteligência Artificial

ppp

Recursos de AI também foram adicionados ao Android P, como o Adaptive Battery que reduz o uso da bateria pelos apss que não são muito usados, reduzindo cerca de 30% o número de vezes em que o processador daiu do modo stnadby.

Já o Adaptive Brightness se trata de um sistema automático que detecta o tipo de luz do ambiente, ajustanto o brilho da tela para que você enxergue melhor. Só que este sistema utiliza suas preferências de brilho de tela para fazer os ajustes, mais do que a luz que rodeia o lugar. 

Outra sugestão automática utilizando AI é os 5 aplicativos mais relevantes para você, que será sugerido pela lista de aplicativos instalados. Mais uma sugestão vem do App Actions, ações que podem ser feitas em um aplicativo, como quando conectado os fones, aparece a sugestão Spotify.

O Slices apresenta pedaços de demonstrações de aplicativos na hora da busca no Google. Como por exemplo, se você escrever Uber, aparecerá o quanto de tempo um motorista levará pra chegar até sua casa e quanto vai custar uma viagem até o trabalho.

Desenvolvedores poderão usar o ML Kit para usar modelos de arendizado de máquina, afim de reconhecer rostos, imagens, pontos de referência, texto e códigos de barra e respostas inteligentes. Capaz de rodar diretamente no celular e conectado à nuvem, compatível com Android e iOS.

Caso você quiser assistir à conferência inteira:

Vídeo incorporado do YouTube

Gostou das novidades do Google? Comente!