Estamos vivendo o ápice da influência tecnológica em nossas vidas, nunca antes na história deste país, tínhamos o hábito de pegar o celular quando acordávamos ou quando deitávamos. Ainda pior, um estudo feito pelo The Guardian, apontou que mais de 50% das pessoas levam o aparelho para o banheiro, dentre estes, 16% saíram com o celular infestado de bactérias fecais.

Não vamos tão a fundo nos novos hábitos, aliás, que tal voltarmos a meados da década de 90, para quem tem idade. Lembram-se de como era a sua infância? Já contei noutro post, se não houvesse internet, como foi a minha, confesso que fui uma criança feliz, tive oportunidade de brincar na rua, jogar futebol quase todos os dias, andar de bicicleta pela cidade, sem que meus pais se preocupassem. Você deixaria seus filhos a solta por qualquer que seja o município? Aí está.

Muitas pessoas questionam, por que as crianças de hoje em dia não andam mais de bicicleta, jogam futebol, não estão mais na rua brincando como "crianças normais". O medo, a insegurança nos trouxe isto, não foi apenas o avanço tecnológico e seus videogames, ou foi? Não vejo assim.

O impacto da tecnologia em nossas vidas

Voltando aos dias atuais, já pensou como seu cotidiano é modificado pela presença da tecnologia? O que está mudança de hábitos nos trouxe de benefícios e malefícios que vamos explanar um pouco, no final deste post, quero muito ouvir sua opinião sobre o texto, sua história de infância e também o que pensa para o futuro, vamos debater, temos muito o que aprender um com os outros.

Quais foram os benefícios da era tecnológica as nossas vidas?

Você ainda pensa que não houveram benefícios? Acha que os aparelhos que estão a sua volta são mera futilidades que não são necessários na sua vida? Penso que não.

Uma televisão de LED, muitas vezes mais leve, fina e esbelta consome em média ⅕ do que as antigas telas de tubo, agora imagine quantas novas TVs tem no mundo e o quanta energia foi poupada. Tudo bem, diversas outras tecnologias estão consumindo o que não consumíamos antes, mas a TV foi um caso de sucesso.

Acha que um smartphone é apenas para você passar o tempo e quiçá telefonar? Usamos o telefone como parte integrante de nosso corpo, você o leva de lá pra cá, está com ele sempre a postos, para qualquer novidade ser absorvida. Quem gosta de manter a segurança familiar pode usar aplicativos para saber onde seus filhos estão, basta configurar no smartphone.

A comunicação ficou muito mais fácil, a transmissão de notícias e informações a alguns toques na tela. Lembram do telefone fixo? O fulano não está em casa, como fazíamos para encontrá-lo? Hoje, você tem um telefone fixo? A comunicação foi uma das categorias que mais se beneficiaram com a tecnologia. Notícias que só eram entregues em papel jornal, um dia após terem acontecido, hoje estão minutos na rede mundial de computadores. Seu pai lia o jornal diário, talvez ainda o faça, mas e você?

Fotografias, ah como eram as fotos. Lembro que minha família pouco era de revelar "os retratos". Tínhamos um álbum e outro de fotos de quando éramos crianças, mas nada comparado com as milhares de poses que acumulam nos discos virtuais. Notou a diferença? As fotos hoje velhas tiradas por verdadeiras máquinas fotográficas hoje são raridades. Todo mundo com seu celular, por mais barato que seja, já consegue fazer imagens de qualidade melhor do que alguns anos atrás. Não sei se você é como eu, mas também não revelo tantas fotos. Meu método de armazenamento é o seguinte: tenho integração de meu celular com minha conta de disco virtual, toda foto nova, ao conectar em uma rede sem fio, é enviada para este disco. Quando tenho um tempo, vou lá e separo as melhores, destas eu classifico-as em pastas, e vou acumulando, como meu álbum virtual. Ao receber visitas, antigamente chegam os álbuns todos empoeirados para que as pessoas pudessem apreciar, era lindo. Hoje, as imagens ficam tocando na tela da TV. Confesso que o método atual é melhor. Nunca mais perdi fotos, pode o celular, computador ou qualquer outro dispositivo parar de funcionar, mas elas estão lá, para eu acessá-las quando e onde quiser. E você como faz com suas fotos? Quero a opinião também nos comentários ;)

O impacto da tecnologia em nossas vidas

Outro grande aliado da tecnologia, por não dizer o que mais influenciou na vida das pessoas é o computador. Ele adentrou os lares brasileiros de forma incontrolável a partir dos anos 2000, quando popularizou a venda. Lembro do nosso primeiro computador, todo branco, gigantesco, processador 200 Mhz, com leitor de CD e kit multimídia (aquelas caixas de som), uma fortuna na época. Fazíamos pouco com aquilo, rodando MS-DOS e Windows 95. Meu pai até usava a trabalho, eu com cerca de 15 anos obviamente estava interessado pelos joguinhos. Foi uma mudança de hábito quando o computador passou a ser parte de nossas vidas. Comecei a fazer alguns trabalhos de escola, redigia trabalhos de conclusão que naquele tempo escreviam a mão. De tanto redigir trabalhos aperfeiçoei minha técnica de datilografia, hoje consigo teclar de forma mais rápida e usando mais dedos, não o famoso cata milho. Deixo este artigo para você ler, como foi inventado o computador.

O uso do computador se intensificou quando surgiu a bendita internet. Na cidade em que morava a internet era discada, isto por volta de 2002. Conectávamos às 14 hrs de sábado e desligava só domingo a noite, para contar apenas 1 pulso e a internet não custar muito. Lembro do primeiro e-mail, @bol. Sei que você já teve um bol, não teve? A internet de fato foi algo que mudou a minha vida, passava muito tempo ligado nela, aprendendo coisas, conversando com amigos, baixando coisas. Tenho certeza que para muitas pessoas aconteceu o mesmo. Hoje, passamos mais tempo ligados a rede mundial de computadores do que à frente da televisão. Escute o nosso podcast sobre o que mudou com a chegada da internet. A internet me possibilitou abrir uma porta do mercado de trabalho, diversas novas vagas de emprego surgiram por causa dela. E-commerce é outro ponto benéfico trazido com a enxurrada tecnológica, a comodidade de comprar online, receber o produto sem sequer precisar sair de casa é um ponto bastante positivo a meu ver. A facilidade de comparar preços e pagar um valor mais justo só existe por causa da internet.

A internet trouxe além das comodidades, empregos, redes sociais, entretenimento. Você pode se entreter na internet facilmente navegando por redes sociais, assistindo vídeos, conversando com amigos, enfim, uma infinidade de coisas. Mas o que vejo de mais interessante no entretenimento que surgiu muito tempo após o surgimento da internet, foram os canais de TV por streaming. A Netflix é algo fabuloso. Mudou mais uma vez a forma de como monto meu cotidiano. Dificilmente passo um dia sem assistir "apenas um episódio" de alguma série. Até assinar tinha aversão à Netflix. Dizia que eu não iria assinar, achava supérfluo. Que tonto. Quem tiver a oportunidade, assine, não irá se arrepender. Vai realmente mudar a sua vida. Há tanto conteúdo interessante para assistir lá dentro, desde documentários a filmes. Aliás aqui no site, temos um especial onde acompanhamos os lançamentos e saídas da Netflix, você deveria acompanhá-lo também.

A tecnologia nos presenteou ainda na saúde. Aliás, a saúde sempre foi uma área com muita pesquisa. O envolvimento da tecnologia com o setor de saúde é maior que até mesmo o surgimento do computador. Os aparelhos que usamos hoje, nos mostram onde um osso foi quebrado, onde estamos com células "apodrecendo", onde possamos estar feridos, mostram o quanto de sal, açúcar, e outros existem em nosso sangue, e quanto isto afeta em nosso bem estar. Cirurgias feitas por braços mecânicos, tão precisos, milimetricamente. Não dá para dizer que a tecnologia não nos beneficiou com a saúde, talvez este o maior feito.

Malefícios que o impacto tecnológico causou em nossas vidas

Mas, a enxurrada de novidades não é um mar de rosas. Tivemos problemas provindos deste avanço, que podemos citar.

A quantidade de informações que absorvemos todos os dias tem nos tornado mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, jamais deixar o celular de lado, essa dependência de estar conectado. Escute o nosso podcast sobre dependência em internet, ouvirá muitas verdades nele.

Não é comprovado, mas alguns estudos apontam que as pessoas tem criado mais problemas de visão que o habitual, pelo frequente uso de computadores e smartphones, em que os olhos ficam vidrados, sem mudar o ponto de foco, por muito tempo. Posso ter sido uma estatística neste argumento. Faz 10 anos que uso óculos, tenho 1,75 graus de miopia, provavelmente pelo excessivo uso de telas. Seria este o mal da minha profissão? Talvez não só este.

Obesidade é outro fator que vem encadeando as nossas mudanças de hábito. As pessoas ficam a maior parte de seu tempo sentadas, a comodidade de comprar online, não precisamos mais ir até a loja é um dos fatores. Passarmos tempo nas redes sociais ao invés de encontrar com as pessoas, trabalhar em frente ao computador, são estes e outros diversos fatores que nos trouxeram o sedentarismo.

Quais outros malefícios e benefícios você vê com a tecnologia, que influenciaram as nossas vidas. Confira também o ONCAST #20, onde falamos sobre isto com Rene de Paula Jr. Deixe seu comentário, quero debater o assunto com vocês, vamos lá =)