Mas afinal, o que é um LED?

Atualmente vários equipamentos eletrônicos possuem luzinhas piscando. Pois bem isso é um LED. O LED possui um semicondutor com capacidade de emitir luzes de diversas cores. A tecnologia já existe há mais de 25 anos, porém, diferentemente de atualmente, só era possível emitir a cor amarela e vermelha. Atualmente é possível transmitir várias cores. Os LEDS são usados em vários equipamentos, como faróis de carros, semáforos, lâmpadas residenciais, entre outros.

A maior vantagem do uso de LEDs é mesmo na economia de energia. Nas televisões não é diferente, a economia de luz, se comparado com outras tecnologias é muito grande.

Funcionamento nas TVs

Nas televisões de LED, o funcionamento é bastante simples, ou seja, ao invés de usar uma fonte de luz, onde a luz é polarizada e após transformada nos pixels da imagem, as TVs LED usam como fonte de luz uma placa com centenas de LEDs que vão formar as imagens com cores.

Leia mais:

A TV LED utiliza a CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamps), a qual faz uso da lâmpada fluorescente de cátodo frio, com uma gama de cores enorme. Além disso, são usados outros dois tipos de iluminação traseira, que são denominados Edge-lit (Iluminação da Borda) e a Local Dimming  (Iluminação por redução local). A primeira delas conta com LEDs em faixas contínuas por toda área do monitor, o que deixa os televisores muito mais finos e cerca de 30% mais econômicos no consumo de energia.

As telas das TVs de LED são muito mais brilhantes, com o contraste muito melhor. As cores são também muito mais vivas e originais se comparadas ao modelo de LCD. Em resumo, a imagem fica muito mais nítida, já que é feita com diodos em emissores de luz (LED).

Como destaque, as TVs de LED possuem design muito mais sofisticado e atraente, com contraste e brilho muito melhores que os do LCD convencional. Além de tudo, com baixo consumo de energia. Já tem a sua?