Google I/O 2018, é ele o evento responsável por trazer as novidades em software da Google. Dentre elas a mais aguardada sempre é a nova versão do Android.

Usando o Google Streetview para explorar o escritório de desenvolvedores, a empresa criou um minigame onde dava pistas das datas e possíveis novidades que têm por lançar. As informações foram rapidamente desvendadas por internautas. O evento ocorre nos dias 8 a 10 de maio, no Anfiteatro Shoreline, em Mountain View na Califórnia. Palco onde foi realizado o Google I/O 2016, próximo ao Googleplex.

Veja a lista dos smartphones que devem receber Android P.

Ano passado no Google I/O 2017, foi divulgado o Oreo, que ainda nem chegou para muitos aparelhos. Essa lentidão para chegar o update nos smartphones é devido aos fabricantes que modificam a versão original do software. Precisa-se reprogramar tudo novamente para a versão mais atual, o que leva tempo. É nesse problema que a Google tem trabalhado para de alguma forma trazer mais brevemente as novidades para os smartphones.

É curioso faltar pouco mais de três meses para termos a prévia do Android P (Pineapple?), sendo que o Android Oreo é muito recente ao público. Atualmente cerca de 0,7% dos Androids ativos no mundo usa o Android O, juntando versões 8.0 e 8.1. As versões de Android tornam-se populares após um a um ano e meio de lançamento, foi assim com as antecessoras do Oreo, será assim com o Android P.

Uso do Android pelo mundo. Fonte: Google developers
Uso do Android pelo mundo. Fonte: Google developers

Novo Android. Essa informação se mostrou mais verídica após os internautas encontrarem uma torta decorada com abacaxis, no site oficial do evento. Claramente referenciando à palavra "pineapple". Fruta que inicia com a letra do próximo codinome do Android. Já vimos algumas pegadinhas da Google em relação ao nome.

💡 Google I/O 2018: todas as novidades apresentadas

Android Pineapple?
Android Pineapple?

Além do novo sistema, deveremos ver novidades ligadas a área de Realidade Aumentada. Uma indicação para o fato, foi de ao chegar no palco do anfiteatro Shoreline, há um grande I/O voando.

Google I/O 2018 - Realidade aumentada
Google I/O 2018 - Realidade aumentada

Anotem, dia 8 até o dia 10 de maio. Durante esse período falaremos muito sobre as novidades que a Google planeja para os smartphones. E será que o nome é Android Pineapple?