Rezende deixa presidência da Anatel, mas reafirma que internet ilimitada acabou

Ex-presidente do órgão regulador não se arrependeu de declarações polêmicas que o deixaram em xeque com internautas de todo o país. Para ele, esta é uma lógica que deve ser sustentada pelo que se entende ser dever do regulador.

Por Internet Pular para comentários
Rezende deixa presidência da Anatel, mas reafirma que internet ilimitada acabou

À frente da Agência Nacional de Telecomunicações há quase cinco anos, João Rezende deixa os cargos de presidente e conselheiro do órgão regulador na próxima semana. O anúncio da renúncia foi feito no dia 10 deste mês. Ainda assim, conforme o site Convergência Digital, Rezende sustenta a afirmação de que a era da internet ilimitada acabou, declaração que gerou grande polêmica e desagradou internautas do país inteiro.

João Rezende deixa o cargo de presidente no próximo dia 29 de agosto. Foto: Reprodução Internet
João Rezende deixa o cargo de presidente no próximo dia 29 de agosto. Foto: Reprodução Internet

Para Rezende, esta é uma lógica que deve ser sustentada pelo que ele entende ser dever do regulador: zelar pela saúde do mercado. Com este pensamento, o ex-presidente segue a mesma linha das operadoras de telecomunicações, que dizem que a venda de planos ilimitados favorece aqueles que usam mais internet, enquanto prejudica quem utiliza a rede moderadamente.

Recentemente, em relatório divulgado pela Ouvidoria da Anatel o posicionamento da agência favorável as franquias limitadas, foi duramente criticado pelo ouvidor, Aristótoles dos Santos, que também está se despedindo do cargo. Vale lembrar que após muita discussão a Anatel proibiu por tempo indeterminado a aplicação de qualquer sanção aos consumidores. Mesmo após esta medida a agência continuou dizendo que não pode interferir no modo como as operadoras comercializam seus planos, sendo que a questão da venda de dados limitados está sendo estudada.

Da avaliação que Rezende faz destes 57 meses que esteve à frente da Anatel, ele fala pouco da internet. Prefere ser lembrado pelas medidas de transparência adotadas ao longo deste período, principalmente a abertura das reuniões, que passaram a ser transmitidas ao vivo pela internet, para que qualquer cidadão possa acompanhar. Ou ainda, pela suspensão da venda de chips, em 2012, algo que lhe rendeu alguns pontos favoráveis durante sua gestão, já que conforme ele, a medida forçou investimentos por parte das operadoras, resultando em uma queda de 1,2 mil para 300 no número de municípios com indicadores críticos de qualidade.

O balanço feito por Rezende lembra ainda do Plano Geral de Metas e Competição, que gerou uma guinada regulatória para o atacado, além da própria reestruturação da Anatel. Outro ponto lembrado pelo ex-presidente foram os leilões 4G e o funcionamento geral do setor durante eventos de grande porte, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Veja também:

Compartilhe com seus amigos:
Quer conversar com o(a) Debora, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.