Nesta última segunda-feira a agência publicou uma cautelar proibindo as operadoras a limitar a velocidade e bloqueio da conexão, mesmo assim Rezende diz que não existe mais possibilidade das operadoras de banda larga oferecerem esse serviço sem limitação.

Não podemos trabalhar com a noção de que o usuário terá um serviço ilimitado sem custo, afirmou Rezende.

O presidente ainda fez uma colocação um tanto quanto infeliz, afirmando que a culpa dos usuários quererem internet ilimitada é das operadoras, que "deseducaram" os clientes.

Acho que as empresas, ao longo do tempo, deseducaram os consumidores, com essa questão da propaganda de serviço ilimitado, infinito. Isso acabou, de alguma maneira, desacostumando o usuário. Foi má-educação, afirmou.

Para Rezende, é importante que a Anatel dê garantias para que não haja um desestímulo aos investimentos pelas companhias nas redes. "Acreditamos que isso é um pilar importante do sistema. É importante ter garantias para que não haja desestímulo ao investimento. Não podemos imaginar um serviço ilimitado."

Leia: Usuários planejam cancelamentos em massa.

A Anatel vai obrigar todas as empresas a criar ferramentas que possibilitem os usuários acompanharem o consumo para que ele saiba, antecipadamente, que sua franquia está próxima do fim. Além disto, as empresas ainda terão que notificar o cliente que quando estiver próximo ao esgotamento da franquia, e informar todos os pacotes disponíveis para continuidade da navegação.

Acreditamos que as empresas falharam e estão falhando na comunicação com o usuário. Também acho absurdo suspender serviço sem avisar usuário, acrescentou Rezende.

Quer saber mais sobre o limite de franquia? Leia o nosso post completo sobre o assunto.