Oficina da Net Logo

Presidente da Anatel afirma que internet ilimitada acabou

João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), explicou que a era da internet ilimitada está chegando ao fim

Por | @nmuller99 Internet 95 comentários

Nesta última segunda-feira a agência publicou uma cautelar proibindo as operadoras a limitar a velocidade e bloqueio da conexão, mesmo assim Rezende diz que não existe mais possibilidade das operadoras de banda larga oferecerem esse serviço sem limitação.

Não podemos trabalhar com a noção de que o usuário terá um serviço ilimitado sem custo, afirmou Rezende.

Presidente da Anatel afirma que internet ilimitada acabou

O presidente ainda fez uma colocação um tanto quanto infeliz, afirmando que a culpa dos usuários quererem internet ilimitada é das operadoras, que “deseducaram” os clientes. Leia em destaque: Os 10 maiores canais do YouTube.

Acho que as empresas, ao longo do tempo, deseducaram os consumidores, com essa questão da propaganda de serviço ilimitado, infinito. Isso acabou, de alguma maneira, desacostumando o usuário. Foi má-educação, afirmou.

Para Rezende, é importante que a Anatel dê garantias para que não haja um desestímulo aos investimentos pelas companhias nas redes. "Acreditamos que isso é um pilar importante do sistema. É importante ter garantias para que não haja desestímulo ao investimento. Não podemos imaginar um serviço ilimitado."

Leia: Usuários planejam cancelamentos em massa.

A Anatel vai obrigar todas as empresas a criar ferramentas que possibilitem os usuários acompanharem o consumo para que ele saiba, antecipadamente, que sua franquia está próxima do fim. Além disto, as empresas ainda terão que notificar o cliente que quando estiver próximo ao esgotamento da franquia, e informar todos os pacotes disponíveis para continuidade da navegação.

Acreditamos que as empresas falharam e estão falhando na comunicação com o usuário. Também acho absurdo suspender serviço sem avisar usuário, acrescentou Rezende.

Quer saber mais sobre o limite de franquia? Leia o nosso post completo sobre o assunto.

Comentários
Carregar comentários