Desde que o assunto sobre o limite no consumo de banda larga fixa surgiu, o país causou um enorme alvoroço. A ANATEL posicionou-se a favor da mudança, porém, o Ministério Público não está apoiando a decisão.

A VIVO foi a operadora que iniciou com o tema, com o anúncio de que seus novos planos de internet fixa contariam com franquias que variassem desde 10 a 130GB, com bloqueio de serviço após o limite ser atingido. As demais operadoras acataram a ideia e acabaram implantando o novo método.

No entanto, quem não está satisfeito com as medidas são os clientes. Através das redes sociais, uma grande mobilização foi iniciada, com petições online, grupos no Facebook e até o evento "Cancelaço - Internet Fixa", que tem o propósito de estimular o boicote às operadoras caso insistam com as novas medidas.

O evento propõe o cancelamento de todos os serviços contratados, e já conta com mais de 30 mil interessados. Destes, 22 mil confirmados. O possível cancelamento deverá ocorrer no primeiro dia do ano de 2017, quando as alterações sobre os limites irão entrar em vigor.

Para entender melhor sobre o limite de dados, todo o conteúdo consumido pela internet chega até os dispositivos móveis, computadores ou outros aparelhos conectados através de dados. Com a chegada da nova configuração, alguns dos planos passam a colocar um teto mensal de uso, sendo que a velocidade pode ser congelada.

"O uso de franquia de voz ou dados é previsto na regulamentação, mas só pode ser praticado dentro de determinadas regras", disse a Anatel. "São elas: a) disponibilizar página na internet de acesso reservada ao consumidor; b) fornecer ferramenta de acompanhamento de consumo e c) informar ao consumidor que sua franquia se aproxima do limite contratado."