Como você já deve ter visto aqui mesmo no Oficina, todo dia 1º de abril as pessoas aguardam ansiosos pela brincadeira de "April Fools" do ano do Google. Algumas tornaram-se lendárias e causaram uma confusão gigantesca, afinal, hoje sabemos que conectar um site à sua mente não passa de ficção científica, mas em 2000, quando todos ainda estavam abismados com o poder da recém-surgida internet, a coisa não foi bem assim...

Vamos ver a partir de agora todos as peças pregadas pelo Google

Mentalplex (2000)

Em 1º de abril do primeiro ano do novo milênio entrou no ar o MentalPlex, uma tecnologia de pesquisa do Google que usava apenas a mente do usuário como motor de busca. Funcionava assim: Ao invés de você digitar o que queria buscar, precisava apenas mentalizar e então fixar o olhar no círculo que ficava girando na tela e clicar.

Para ser ainda mais convincente a página retornava resultados, mas claro, o resultado não era nem um pouco perto do que a pessoa estava pensando. E para ser ainda mais realista, o site exibia mensagens de erro. Imagine quantas pessoas tentaram e tentaram e tentaram e nada. Eheuieueu.

Algumas das mensagens que você poderia receber, eram:

  • Erro 01 - "Ondas cerebrais recebidas em modo analógico. Por favor, repense em modo digital."
  • Erro 005 - "Pesquisas sobres este assunto são proibidas por leis internacionais."
  • Erro 008 - "Interferência detectada. Remova folhas de alumínio e controles remotos de perto."
  • Erro 8P - "Não ficou claro se sua busca é sobre dinheiro ou macacos. Por favor, refaça-a."
  • Erro 666 - "Múltiplas transmissões detectadas. Silencie as vozes em sua cabeça e tente novamente."
  • Erro - MentalPlex ™ sabe que esta não é sua pergunta final. Por favor, refaça-a novamente."

O serviço era completo e ainda vinha com instruções, um FAQ muito engraçado e até imagens ensinando a posição correta de olhar para o computador e mentalizar para que tudo desse certo.

O serviço - original - ainda está no ar e pode ser acessado aqui

Pigeon Rank (2002)

Naquele distante ano, o Google revelou que a tecnologia por trás do seu sistema de ranqueamento era um sistema PigeonRank (ranqueamento por pombos) e que tinha uma equipe treinada para dar conta do serviço, mas não se preocupe, pois eles tranquilizavam os usuários dizendo que os animais não sofriam qualquer tipo de maus-tratos.

A página e a explicação trazima uma série de trocadilhos, como um gráfico mostrando o consumo de linhaça, representado por "Lin/AX Kernels", um trocadilho com o kernel do Linux. Ok uma piada nerd, mas ainda assim uma piada.

Googlelunaplex (2004)

Se você acha que depois de cair na pegadinha de que o computador que lê mentes ninguém mais fosse acreditar nas piadas do Google, eis que no ano seguinte surge o Googlelunaplex.

Como o nome dá a entender caso você separa as palavras, este era o nome da nova instalação de pesquisas que a empresa estava abrindo onde?? ....na lua.

Sim. O módulo lunar seria inaugurado em 2018 e na ocasião, estava com diversas vagas abertas e aceitando currículos daqueles que tinham interesse em se inscrever na aventura e trabalhar no Luna/X, o sistema operacional que eles desenvolveriam por lá (note que o próprio nome já brincava com Linux e fazia referências ao Windows XP e Mac OS X).

O "Google Copernicus Hosting Environment and Experiment in Search Engineering (G.C.H.E.E.S.E.) era uma base de pesquisas integradas no nosso satélite natural que conduziria experimentos um pouco absurdos. Se você realmente enviasse seu currículo, receberia a seguinte mensagem automática da empresa:

Obrigado por entrar em contato com o Google sobre o nosso Centro de Pesquisa Copernicus                                                                                                                                                                                                  Recebemos uma resposta esmagadora para esta oportunidade e não estamos mais aceitando currículos. Vamos, no entanto, manter suas informações em arquivo e deveremos ter novas chances no futuro. Nos níveis atuais de pessoal, prevemos que podemos precisar de candidatos adicionais ou em torno lá pelo Dia da Mentira de 2104. Até então, nós apreciamos seu interesse no Google e o tempo dispendido para nos escrever.                                                                                                                                                          Atenciosamente,                                                                                                                                       Equipe de Recrutamento Googlunar

Segundo o Google, diversos mestres e doutores sedentos por aventura se inscreveram para o projeto. Zoeira pura.

Google Gulp (2005)

Até hoje uma das pegadinhas mais lembrados. Foi naquele 1º de abril que foi "lançada" a bebida do Google que tinha o poder de te deixar mais inteligente a cada gole, tudo isso para deixar as buscas mais inteligentes.

Funcionava assim: Após consumi-la você tinha seu DNA escaneado e sua inteligência era incrementada de acordo com aquilo que você está buscando já que seus neurotransmissores eram estimulados a cada nova busca. E como você pode ver na foto abaixo, o Google Gulp vinha em 4 refrescantes sabores.

Assim como alguns outros itens desta lista, a brincadeira ganhou um site com FAQ e tudo o mais. Algumas das respostas era sobre como comprar o produto e ali já vinha mais uma brincadeira: Você poderia comprar seu Google Gulp em qualquer mercadinho que quisesse, porém, somente através da troca de uma tampinha de Google Gulp comprada anteriormente. Porém, como conseguir a primeira tampinha para começar a troca? PARADOXO do loop (número 03 da lista à direita).

Confira o FAQ da bebida, a história da bebida e a descrição de cada sabor

Google Romance (2006)

Em 2006 foi a vez da empresa tentar ajudar os solteirões do momento com seu próprio site de relacionamentos, o Google Romance.

Mas como era do Google, obviamente que não poderia ser nada convencional, certo? Você cadastrava seu perfil, deixava eles traçarem sua personalidade e então estava pronto para encontrar alguém que se encaixava perfeitamente na sua vida. Você podia cadastrar perfis e depois procurar por sua alma gêmea clicando em "Estou com sorte". Pronto, os algoritmos faziam tudo automaticamente daí para a frente. O sonho acabava quando você dava um clique em "Search Romance" e ele mostrava " Erro 404: Romance Não Encontrado" =(

A página ainda está no ar e você pode conferir a brincadeira agora mesmo. Faça um tour pelas funcionalidades, depois envie seu perfil, e envie vários perfis ao mesmo tempo se quiser e veja o press release do serviço.

Gmail Paper (2007)

Em 2007 não tivemos apenas 1 pegadinha, mas duas =D A primeira delas foi o Gmail Paper, sob o qual o Google permitia que você imprimisse qualquer mensagem recebida via e-mail e recebesse gratuitamente através dos correios aí na sua casa, inclusive imagens e propagandas. Segundo o site da iniciativa, você só não poderia imprimir arquivos WAV e MP3. E para completar a onda verde, todas as folhas seriam impressas em um material orgânico biodegradável. As impressões eram todas pagas pelos anunciantes.

Google TiSP (2007)

A segunda April Fool’s do ano foi o Google TiSP -  Toilet Internet Service Provider (Provedor de serviços de internet via banheiro) - que queria provar a você que o vaso sanitário podia ter uma função muito importante, além daquela a qual foi criada. Tratava-se de disponibilizar banda larga de alta velocidade por meio da rede de esgoto da sua cidade.

O site conta com uma seção sobre a instalação, FAQ (recomendando, inclusive, que você jogue Mentos e Coca-Cola na privada quando encontrar problemas de conexão) e até um manual de instalação com fotos, vale o acesso.

A instalação, aliás, era impressionante: você recebia o cabo de fibra ótica em casa, colocava no vaso, dava descarga e em cerca de 60 minutos um PHD - Plumbing Hardware Dispatcher (encanador expedidor de hardware) - pegava seu cabo e fazia as conexões devidas. E se ele precisasse, o Google enviaria nanorobôs pelo encanamento que fariam os ajustes finais. E se você acha que acabou está muito enganado. O Tisp ainda tinha um leitor que analisava seus hábitos alimentares e dava dicas de uma vida mais saudável. Aah, ele também podia fazer o seu sequenciamento genético.

Não esqueça de conferir o site para ver os procedimentos necessários e o press release

Virgle (2008)

A partir de 2008 as pegadinhas de April Fool’s começaram a ser inúmeras, envolvendo vários serviços, como Gmail, YouTube, etc, além de algumas brincadeiras "separadas" de qualquer outro serviço da empresa. E esse foi o caso do Virgle.

Antecipando-se ao projeto Mars, que realmente existe e foi lançado em 2013, o Google anunciou uma parceria com a Virgin, empresa inglesa que atua desde o campo de banco até internet e saúde, para fundar a primeira base humana no Planeta Vermelho. Esse seria nosso primeiro passo para a exploração espacial, conforme anúncio oficial

Cada vez mais profissional, este anúncio teve press release, uma pagina sobre a economia colaborativa e opensource a ser aplicada, pronunciamento dos criadores com direito a canal no YouTube inscrição online com preenchimento de questionárioplano detalhado por ano para a expedição e o tradicional e cômico FAQ.

Confesso que se o Google anunciasse isso em 2015 eu não acharia tão bizarro e difícil de ser verdade. Confira o site oficial do projeto.

CADIE e Brain Search(2009)

Mais um produto que prometia mudar o mundo. Com o CADIE vários produtos do Google (Gmail, YouTube, Maps, Google Earth, Chrome, Book Search, etc.). CADIE é uma sigla para Cognitive Autoheuristic Distributed-Intelligence Entity (Entidade Cognitiva Autoeurpistica de Inteligência Distribuída).

O sistema era a novíssima inteligência do Google e integrando-se às ferramentas que citamos anteriormente, criaria o "Brain Search" (pesquisa cerebral) que indexaria seu cérebro a ponto de permitir buscas nos seus pensamentos e memórias. Entre as perguntas possíveis no Brain Search graças ao CADIE estavam:

  • O nome daquele cara no outro lado da sala?
  • Onde coloquei as chaves do carro?
  • Por que comecei a namorar com essa pessoa, mesmo?

Precisando de ajuda com um trabalho na faculdade? O CADIE lia os artigos mais importantes sobre o tema e te ajudava com isso. Fez o trabalho mas não lembra de onde tirou as nota? Ele puxava da sua memória em instantes e muito mais.

Imagina que legal seria se fosse verdade? Bom, inspirados por isso, uma empresa está trabalhando para criar o CADIE de verdade e já tem versão baixável na Google Play (dentro do possível, é claro). 

Google Translate for Animals (2010)

Mais uma série de brincadeiras em 2010, e essa que escolhemos veio do Google Japão.

Querendo acabar com nosso problema em nos comunicarmos com nossos animais eles anunciaram uma inovação no Google Translate: a tradução de miados, latidos, grunhidos de porcos e muito mais =D Pronto, segundo o Google estava extinto o precipício entre humanos e a natureza.

Se você for fluente em japonês, clique aqui e leia tudo sobre o assunto, ou,  aqui, para ver um tour sobre o app. Tem o passo a passo, imagens para ilustrar o processo e muito mais.

Vários (2011)

2011 foi um ano criativo pro departamento especializado em pegadinhas do Google. Por exemplo:

Teletransporte - Nesse 1º de abril o Google China fez o anúncio da primeira máquina funcional capaz de fazer você viajar através do tempo e espaço.

Gmail Motion - Inovação que dava a você um novo jeito de controlar sua caixa de entrada e escrever seus e-mail a partir de gestos corporais. Ahh, e você precisa de um computador com câmera, ok?

Vídeo incorporado do YouTube

Autocompletadores - Novas contratações do Google para o setor de correção de busca, o famoso "Você quis dize?" e o autopreenchimento dos termos pesquisados. A vaga perguntava" Você se sente feliz em ajudar amigos e familiares? Gosta de completar o que eles vão falar, antes de terminarem de dizer? Consegue fazer 20 buscas no Google antes que sua mãe faça 1? E se você tem uma boa técnica de digitação (no mínimo 32 mil palavras por minuto) o Google tem um emprego para você." 

Vídeo incorporado do YouTube

Google Cow - Uma ideia brilhante que virou realidade através de outras empresas. Segundo o vídeo do Google Cow você poderia ver todo o interior de uma vaquinha: ossos, músculos, artérias, órgãos, etc. Por favor, Google, retome essa ideia.

Vídeo incorporado do YouTube

Chromercise - Digitando muito? Pois é, o Google sabia disso já em 2011 e por isso criou o Chromercise, uma série de exercícios que prometia força e destreza para os seus dedos.  A iniciativa ganhou um site próprio e até uma capa de revista para os exercitadores de dedos. Confira aqui. Um dos mais engraçados de todos, sem dúvida. 

Vídeo incorporado do YouTube

Vários (2012)

Google Maps 8-Bits - Mais uma brincadeira que veio do Japão: O Google Maps em versão 8 bits. E não era tão simples assim como poderia parecer, entrar num site e tudo estaria pixelizado. Claro que não.

A brincadeira do Google foi mais longe e lançou um cartucho do Google Maps. Você comprava ele, colocava no seu Nes de 8 bits, conectava na internet e então passava a buscar rotas pelo console. E no meio da brincadeira ainda tinha dragões. inimigos e outras referências a games que viraram clássicos como Dragon Quest. Tem direito até ao clássico sopro no cartucho.

Vídeo incorporado do YouTube

Google Street Roo - Já a Google australiana resolveu lançar um produto ainda mais inusitado do Street View. Segundo eles, o projeto que começaria em breve iria equipar milhares de cangurus com uma câmera 360º na cabeça que ficariam registrando tudo em tempo real. Para garantir energia o projeto teria a ajuda de placas fotovoltaicas e a posição seria garantida por um GPS no apetrecho do bichinho.

E não era só isso. Ainda teve a suposta atualização que permitia escrever no Gmail usando apenas 2 teclas, o ponto (.) e o traço (-) através de código Morse; ou então o botão de "teletransporte-me agora" que foi exibido durante o dia ao lado de algum anúncio quando você buscava por pizzaria, por exemplo; a possibilidade de usar 2 mouses no pc ao mesmo tempo; controle interplanetário do Analytics; teve também o Google Racing, o carro autônomo que correria a Nascar (aposto que esse não parece mentira agora, né?) ou então comprar TODO o acervo do YouTube em DVD. Assim que você comprasse o material, cerca de 175 caminhões sairiam do quartel-general do YouTube até sua casa. Ahh, e não se preocupe com a falta de interatividade, se você quisesse mandar um like ou um comentário para o vídeo era só preencher um formulário e enviar pelo correio mais próximo.

Vídeo incorporado do YouTube

Vários (2013)

Melhor vídeo do YouTube - Em 1° de abril de 2013 o Google anunciou a maior competição de todos os tempos. Eles iriam escolher o melhor vídeo existente no YouTube. Na ocasião eles estavam encerrando o registro de novas contas e a submissão de vídeos. Quem tivesse enviado algo já estava concorrendo, senão só daqui a 10 anos, tempo que, segundo eles iria levar para que a escolha fosse feita por sua equipe de 30 mil técnicos trabalhando na tarefa. Pelo menos o vencedor levaria para casa um MP3 player daqueles que prendem na manga da camisa e um valor de US$ 500 para os eu próximo empreendimento criativo.

Vídeo incorporado do YouTube

Google Maps Caça ao Tesouro - Graças ao recém-achado baú pertencente ao famoso pirata William "Captain" Kidd, que mostrava onde ele havia escondido suas dezenas de tesouros pelo mundo, o Maps recebia um novo botão, o "Treasure". Com ele você veria a localização do tesouro e então era mãos à obra. Mas claro que não era assim tão fácil. Algumas localizações s[o seria, exibidas quando expostas a um certo tipo de reagente, como a luz do sol, combinação de devices, alinhamento geoespacial e muito mais. Confira uma super-explicação no vídeo abaixo.

Vídeo incorporado do YouTube

Google Fiber tot he Pole - Sim, a fibra do Google já existe e é bem real, mas essa tinha um diferencial: ela viria dos postes de luz WOOOOOW Funcionava assim, era só chegar na caixa que o Google instalava nos postes, colocar seu smartphone para ler o QR code por 3 vezes e você já estava autenticado. Depois era só plugar o cabo no notebook e utilizar a internet gratuita oferecida por eles.

Vídeo incorporado do YouTube

Google Nose - Um que fez bastante sucesso e muita gente ficou encantada foi o Noses, o revolucionário sistema que permitia ao usuário sentir o cheiro daquilo que quisesse, fosse apontando o smartphone par ao objeto, como flores, ou procurando no banco de cheiros do Google, como "sucesso" ou "fama". Todo mundo quer saber qual o cheiro da fama, não?? Só eu??

Vídeo incorporado do YouTube

Levity Algorithm - Teve até uma brincadeira que colocava o ator que interpreta o Glenn em The Walking Dead como gerente de produtos... É, essa tava fácil de descobrir que era pegadinha.

Vídeo incorporado do YouTube

 Google Wallet Mobile - Teve outra inclusive que ninguém deve ter acreditado. Impossível. Me recuso a comentar, inclusive. Veja aqui.

Vários (2014)

Pokémon Challenge - Para começar este ano uma das melhores brincadeiras apenas pelo fato de ser com Pokémon. O anúncio oficial dizia: "Se você acha que está pronto para o desafio, pegue suas pokébolas e a nova versão do Google Maps". Depois era só sair explorando os mapas e procurando os bichinhos.

Vídeo incorporado do YouTube

Seria este um esater egg do que estaria vindo por aí? Não sei, mas o que está por vir é fantástico.

"Emojizando" a web - 2015 foi o ano dos emojis, confere? Inclusive o emoji chorando de rir foi eleito pelo Oxford Dictionaire como "palavra" do ano. Se você concorda ou não já é outra história, o que importa é que desde 2014 a importância dos emojis só cresce, tanto que neste 1º de abril o Google disse pra todo mundo que ia transformar a web cada vez mais "emojizada".

Segundo anúncio do Google o Chrome havia ganho um novo botão chamado "Translate to Emoji" onde várias palavras eram substituídas pelas figurinhas. O mais interessante é que muitos usuários ficaram tristes quando descobriram que não passava de uma brincadeira.

Vídeo incorporado do YouTube

Tendências para vídeos virais 2014 - No 1º de abril daquele ano o YouTube tentou prever as tendências e antecipar os virais. Muita coisa que nunca pegaria, como tirar foto imitando os ponteiros de um relógio, flashmob de divórcio, etc. Umas coisas bem bobas e que você certamente saca na hora que é piada, mas apenas olhe os comentários... A parcela de pessoas que não sabem brincar é gigantesca.

Vídeo incorporado do YouTube

Vários (2015)

Google Panda - Precisando de um sistema de busca diferenciado que combine fofura com eficiência? Então você precisa do novo produto da empresa. Indicado para crianças pequenas, vovôs e vovós não adaptados à tecnologia, você falava com ele e recebia a resposta em tempo real através dos recursos do Google Search.

Dê um clique no vídeo abaixo e veja os engenheiros do Google apresentando o produto em uma conferência da empresa. Vai dizer que não confundia?

Vídeo incorporado do YouTube

Pac-Man - Essa daqui não foi bem uma pegadinha, mas uma brincadeira e, de tão legal, temos que falar.  Mais uma vez a ferramenta utilizada foi o Maps. Dessa vez as ruas foram transformadas em cenário de Pac-Man com direito às bolinhas de força, comida e fantasminhas. Daí era só escolher o cenário (podia ser a sua cidade, o seu bairro, etc.) e jogar Pac-Man na rua de casa.

Earth Tilt - Esse daqui também causou muita confusão e gerou um bafafá. Num vídeo muito bem produzido um pesquisador e membro do Veritasium - o maior canal de ciência do YouTube - em parceria com pesquisadores do Google Maps explica os resultados de uma análise feita por eles. Segundo esse pesquisador e essas pesquisas a Austrália corria o risco de ser um país do hemisfério norte em 2055. Segundo ele o mundo estava passando por um período de realinhamento mais rápido do que o esperado.

Vídeo incorporado do YouTube

Dial Up Modem - Acha que a vida ficou muito corrida depois dos avanços da internet rápida e do mundo 2.0? Então que tal um pouco do charme do início dos anos 2000? De ter tempo para toma rum café com seu vizinho, ler um livro enquanto baixa uma música, etc? Tudo isso e muito mais com o novo modem do Google. Tranquilidade a 56 kb. Mais uma novidade da Google fiber.

Vídeo incorporado do YouTube

Google Actual Cloud Plataform - Dados na nuvem é uma das melhores coisas já inventadas nos últimos anos, e o Google é claro que faz parte desta evolução. Não contente com o serviço de nuvem tradicional, foi decidido que eles deveriam criar nuvens de verdade e mandar pro ar. Sim, você poderia ver de fato a nuvem onde está os seus saves.

Vídeo incorporado do YouTube

E aí, é ou não é a melhor empresa do planeta? Espero que tenham gostado e até 2016 =D