Nesta quarta-feira (11), a fundação privada Mars One revelou a assinatura de acordos com as empresas Lockheed Martin e Surrey Satellite Technology. A intenção é enviar robôs a Marte em 2018 para dar início à preparação do local para a chegada de humanos em 2025. Vale lembrar que a viagem ao Planeta Vermelho é só de ida, sem direito a retorno.

O diretor executivo da Mars One informou através de comunicado que a organização está bastante entusiasmada com os acordos firmados. "Será a primeira nave especial privada que irá para Marte, e sua chegada e operação bem-sucedidas serão conquistas históricas", afirmou. 

Conforme o acordo, a Lockheed Martin ficará responsável por construir a sonda marciana não tripulada por 250 000 dólares. "Trata-se de um projeto ambicioso, e já trabalhávamos no estudo do conceito da missão desde o teste do Phoenix", explicou em comunicado o engenheiro-chefe especial da empresa, Ed Sedivy. Já a Surrey Satéllite irá desenvolver o satélite que ficará em órbita sobre a sonda, que enviará dados e imagens para a Terra.

A colonização de Marte

O projeto de colonizar Marte foi anunciado pela Mars One no início do ano. Em 2027 estava prevista a viagem da primeira equipe formada por quatro pessoas.  Porém, nesta terça, a companhia afirmou que o primeiro grupo deve pousar no planeta ainda em 2025. A cada dois anos uma nova equipe deverá ser enviada,  e juntas formarão uma espécie de "reality show" exibindo a vida fora da Terra.