Recentemente um pessoal estranho surgiu na internet dizendo que a Terra é plana. Não sei se eles estavam de brincadeira ou não, mas o problema é que eles começaram a atrair mais pessoas (que eu também não sei se fazem parte da brincadeira ou estão realmente acreditando) e hoje já podem ser encontrados em grande número pela internet.

Após minuciosa pesquisa sobre o que acreditam, onde vivem, o que fazem, continuo sem saber se eles estão falando sério ou não, mas o problema é que sempre tem aqueles que acreditam em tudo o que veem e vão sair reproduzindo esse discurso totalmente sem sentido.

Fiquei preocupado com esses incautos cidadãos e, para que ninguém mais, seja enganado, proponho-me a refutar aqui neste post as principais "provas" de que a Terra é plana.

P.S. SÉRIO. Estou buscando as tais provas enquanto escrevo o artigo, mas nunca sei se eles estão falando sério ou contando piada. O pessoal tem até um "Órgão Oficial" chamado Flat Earth Society fundado em 1956 (detalhe: a primeira pergunta do FAQ do site é "Este site é uma piada?".... risos redondos).

Mas antes de começar fique com o primeiro vídeo 360º feito no espaço. Ele foi feito pelos russos mostrando o momento em que eles colocam alguns satélites em órbita.

Agora sim, aos fatos:

Gravidade

Gravidade é uma coisa louca. Por causa dela a gente pode dar um salto e ter certeza que não vamos ficar subindo eternamente no céu. Segundo Newton, a gravidade é uma propriedade característica de toda e qualquer matéria do universo, até mesmo você ou uma bolinha de ping-pong, porém, a massa destes dois exemplos é tão insignificante que não é capaz de exercer uma gravidade perceptível aos objetos à sua volta.

Neil F. Tyson

Nosso planeta, o sol, ou qualquer outro corpo celeste, exerce gravidade por ter uma grande massa disposta em um formato CIRCULAR. Isso faz com que tudo seja puxado para o mesmo centro de gravidade, o núcleo do círculo.

Se a Terra fosse plana a gravidade até existiria, mas sem força suficiente de atração reunida em um mesmo ponto para puxar as coisas para baixo, tendo, ao invés disso, infinitos pontos de gravidade sem força suficiente para atração em nenhum deles. Qual a explicação dos terraplanistas então? Segundo eles não somos nós que descemos em direção a Terra após um pulo, mas sim a Terra que sobe em direção a nós. AHAAAAAAAAAA, aposto que você não estava esperando por essa!

De acordo com essa galera existe a tal "Aceleração Universal", um movimento constante para cima. Assim você pula e logo a Terra, empurrada pela Aceleração Universal, vai de encontro aos seus pés. Após um pulo não é você que desce, mas sim a Terra que sobe.

Como essa aceleração funciona eles não sabem dizer, mas até aí vamos dar um desconto, pois também não sabemos como a gravidade funciona em detalhes.

O céu é um grande domo de vidro

Outro ponto fundamental dessa teoria é que temos um grande domo de vidro sobre nossas cabeças que prende a atmosfera além de impedir que possamos ver o que, de fato, acontece no exterior do planeta. Segundo alguns, até mesmo as estrelas e outras coisas que vemos no céu não passam de projeções para que não possamos enxergar a verdade.

Os responsáveis pelo domo são eles, obviamente, os alienígenas. Já a prova (obviamente 2) está na bíblia. Quando Deus disse que coloca o "firmamento" sobre a Terra, o pessoal da Terra Plana disse que foi um erro de interpretação/tradução, e que, na verdade é uma referência explícita ao domo.

Citando o tal "argumento" bíblico que foi encontrado em um site do pessoal da Terra Plana:

Salmos 33:13-14 "O Senhor olha desde os céus e vê toda a humanidade; da sua morada observa toda a gente." (Como que Deus poderia ver quem está de um lado do globo e do outro ao mesmo tempo?)

Como poderia?! eu reforço a pergunta. Mistérios...

Outro fato alegado por essa rapaziada vida loka para corroborar a tese é que o Challenger, ônibus espacial que explodiu logo após o lançamento, em 1986, teria batido no vidro e não sofrido um problema com cobustível. Quanto ao homem ter chegado na Lua eles não conseguem explicar, mas você realmente acha que eles estão acreditando nisso?

Ahh, e qualquer semelhança com a literatura não é mera coincidência, afinal uma redoma de vidro que prende uma cidade inteirinha é o roteiro do livro "Under the Dome" de Stephen King, que depois virou uma série de televisão de mesmo nome.

Muito Photoshop e pouca verdade

Aff mano vocês tem que tá de sacanagem comigo. Não pode ser... Mas ok, vamos a mais um tópico que o pessoal usa como argumento (sério, eles falam isso mesmo).

Com certeza você já ouviu falar daquelas pessoas que acham que a ida à Lua foi uma encenação cinematográfica dirigida por Stanley Kubrick, mas o pessoal das Terra Plana consegue ir ainda mais longe.

Além de não acreditar na veracidade do pouso na Lua, eles não acreditam em nada fotografado, filmado ou obtido fora do nosso planeta. Mesmo que diversas missões espaciais, de diversos países e diversas agências tenham fotos que mostram EXATAMENTE as mesmas coisas sempre. Não importa, para eles é tudo montagem.

afffffffffffffffff

Não importa que os Estados Unidos, União Soviética (depois Rússia), China, etc. tenham interesses políticos e econômicos diferentes. Para os terraplanistas todos eles se juntaram para um bem maior(?!?) que seria esconder a verdade de todo mundo.

Haja PhotoShop.

O Sol não é tudo aquilo que você acredita

Se a Terra é plana como explicar o dia e a noite? Fácil, mudando radicalmente o que se sabe sobre o maior responsável por esse ciclo, o sol.

Para quem prefere acreditar na ciência comprovada o sol está a, aproximadamente, 150 milhões de quilômetros de distância e tem cerca de 1.4 milhão de km de diâmetro. Já quem prefere a opção da Terra Plana acredita que ele tenha míseros 51 quilômetros de diâmetro e esteja a apenas 4.800 km de distância.

Ahhh, e eu nem falei a melhor parte: Para eles o heliocentrismo não existe (já que estamos subindo infinitamente por causa da Aceleração Universal) e o sol é que fica andando em volta da gente ao invés de ser o contrário.

Universo segundo a Terra Plana
Universo segundo a Terra Plana

Só assim para explicar os dias e as noites, afinal quanto mais perto do objeto alvo estiver o emissor de luz, menor será a parte iluminada (pode fazer o teste com uma lâmpada aí na sua casa). Isso seria o suficiente para explicar os ciclos diurnos e noturnos, porém, algo ainda não está bem claro: como funcionam as estações do ano? Como explicar a variação da período de luz diário nos polos de acordo com a época do ano? (Aliás, no modelo terraplanista nem mesmo existem polos).

Fumaça

Imagine uma cena com um trem Maria Fumaça. O que ele tem? Fumaça é claro. Pois bem, à medida que o trem vai andando a fumaça vai ficando para trás em uma linha reta. Agora imagine uma segunda imagem vista de um avião onde é fotografado uma erupção vulcânica ou qualquer outra fumaça resultante de uma violenta e súbita emição (uma bomba atômica é outro exemplo). A fumaça sobe retinha.

Conseguiu imaginar? Caso não tenha conseguido, não se preocupe, olha a imagem aqui embaixo:

Os caras escrevem trem com acentoooooooooooooooooo aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Como explicar mais essa falácia da mídia manipuladora e da falsa ciência? Fácil: inércia.

Se você estiver dentro deste trem e der um pulo, você irá cair no mesmo lugar do qual saltou e não um pouquinho mais para trás já que o trem se moveu enquanto você estava no meio do pulo. Isso é a inércia. Como você está em um movimento contínuo (a velocidade do trem) você tenderá a manter essa velocidade até que alguma outra coisa o desacelere. Ok, até aí nenhuma novidade.

Agora vamos imaginar o lado de fora do trem: no momento em que a fumaça da Maria é expelida pela chaminé ela encontra algo que interrompe o seu movimento contínuo e que acaba com sua inércia, que é o ar. Por isso o trem continua se movendo enquanto que sua fumaça vai desacelerando e ficando para trás deixando um rastro.

AIN MAX E COMO QUE AQUELA SEGUNDA FOTO A FUMAÇA TÁ RETA?

Mais simples ainda. Imagine o caso do vulcão. O magma sobe mais de 150 km desde o interior da Terra até a boca do vulcão. Nesse trajeto ele acumula uma pressão tão grande que faz a lava ser jorrada a uma velocidade e força brutal. Junto dela vem uma coluna de fumaça que pode atingir até 40 km de altura, ou seja, chegar na estratosfera.

A velocidade com que a fumaça é lançada, o calor da mesma (ar quente tende a subir, por isso os balões são inflados com um fogareiro) e a grande quantidade de fumaça tornam o atrito com o ar irrisório, fazendo com que a resistência do mesmo quase não seja notada e a fumaça suba, praticamente, em linha reta. Sem contar que, quanto mais alto, menos ar na atmosfera e, portanto, menos atrito.

Outro detalhe importante que resumiria tudo isso e já responderia a questão em uma frase: No exemplo do trem, o emissor da fumaça está em movimento e se afastando da fumaça expelida, no outro o emissor está parado.

Como explicar os mapas antigos que eram todos planos?

Conheciam os antigos sábios a real verdade, hoje maquiada por uma conspiração mundial?

Mapa

Claro que não. Eles só não tinham a tecnologia que nós temos hoje e, assim, faziam o que dava para fazer com os aparatos da época. Além disso os mapas seguiam a um propósito bem definido: Serviam para uma rota de comércio, os limites de um império, expedições de reconhecimento, etc. Por isso o ponto central do mapa costumava variar de um mapa para outro: dependendo do objetivo do mesmo.

Próxima.

Eclipses completos?

Eclipse
Eclipse lunar com uma Terra Plana

Mais uma de fácil argumentação. O questionamento dos terraplanistas é o seguinte: Se o universo, realmente, tem um sol que está a 150 milhões de Km’s como pode haver um eclipse perfeito? Como que a Lua, milhares de vezes menor do que o Sol poderia entrar na frente do sol e bloquear toda a sua gigantesca luz?

Essa nem precisa responder, é só mostrar uma imagem.

Você sabia que existem 2 tipos de eclipses certo? Eclipse solar (quando a Lua entra no meio do sol e da Terra tapando a luz do astro e fazendo o dia virar noite) e o eclipse lunar (quando a Terra entra no meio do sol e Lua e nosso satélite fica ocultado pela penumbra da Terra).

Pois bem, seguindo essa lógica, um eclipse lunar em que uma Terra Plana entrasse na frente da Lua teria o resultado ao lado:

Se a Terra é redonda cadê as curvas?

Essa é clássica e tem diferentes apresentações:

  • Por que o horizonte é reto e não curvo, mesmo quando observado de um avião?
  • Por que a água do meu copo ou dos rios estão sempre retinhas e nunca convexas?
  • Por que trilhos e estradas são feitas sem a menor consideração para a curvatura da Terra?
  • Por que construir o canal do Panamá com "degraus" se a Terra é redonda?
  • Por que se fala "nível do mar" e não "curva do mar"? (É sério)
  • Por que os marinheiros levam mapas retos e não globos? (É sério 2)

Simples, porque a Terra é grade pra car$%¨#! São mais de 12 mil km de diâmetro, ou, mais de 40 mil km de circunferência. Assim, qualquer pessoa, do alto de sua insignificância de, em média, 1,80 metros, NUNCAAAAAA vai conseguir vislumbrar a curvatura. Nem que ela esteja há alguns milhares de metros de altura em um avião.

Quer um exemplo? Segue a imagem abaixo:

Demonstração do raio
Veja que o círculo menor tem determinado raio medindo X, enquanto que o círculo maior tem 5 mil X de raio. Ambos os círculos estão alinhados a uma reta tangente. Repare que no segundo círculo (que de tão grande só conseguimos ver um pequeno pedaço na imagem) é tão imenso que ele parece se confundir com uma reta contínua. Agora imagine que ele fosse ainda maior, digamos 10 mil X. Se tirássemos a reta neste caso nem conseguiríamos ver que ele tem uma leve curvatura.

É isso que acontece com a Terra. Em um dia de muita visibilidade, caso você pare na beira da praia vai conseguir ver ama extensão de uns 50 km, não mais que isso. Agora imagine que o raio da terra é de mais de 6 mil km. Entendeu? O que você está enxergando é uma parte tão minúscula de algo tão enorme que você não conseguirá notar a mínima curvatura. NÃO TEM COMO GENTE!

Aliás, caso você conseguisse notar uma curvatura no nível do mar o diâmetro da Terra teria de ser de apenas 40 km! Cálculo explicado e ilustrado aqui.

E agora eu deixo um questionamento ao pessoal da Terra Plana: O que existe nas bordas que faz com que os navios não caiam no espaço ou aviões não se choquem com o domo?

Até o momento o único argumento dos terraplanistas que eu não consegui evidências para refutar foi o impressionante vídeo. ** IRONIA ** Vídeo incorporado do YouTube

Leia mais sobre: Aqui, teriam os Simpsons previsto mais uma verdade??