Depois de tantos rumores e vazamentos, a Motorola finalmente anunciou o tão aguardado Edge 50 Ultra, o principal modelo da nova linha Edge e um dos mais poderosos da empresa em 2024. O processador escolhido pela Motorola foi o recém-lançado Snapdragon 8s Gen 3, o mesmo do Redmi Turbo 3 que foi lançado há pouco. O Edge 50 Ultra tem ainda a opção de até 1 TB de armazenamento e câmeras de dar inveja.

Motorola Edge 50 Ultra

Motorola Edge 50 Ultra
Motorola Edge 50 Ultra

O Edge 50 Ultra, lançado em 16 de abril de 2024, combina elegância, desempenho poderoso e recursos avançados de câmera. Além do design premium, ele conta com dimensões de 161.1 x 72.4 x 8.6 mm e peso de 197 g, e seu acabamento incrlui um vidro frontal protegido com a tecnologia Gorilla Glass Victus, frame de alumínio e traseira em polímero de silicone, garantindo durabilidade e estilo. O dispositivo é resistente à água com certificação IP68, proporcionando tranquilidade em ambientes adversos.

Debaixo do capô, ele vem com o processador Qualcomm Snapdragon 8s Gen 3, que trabalha em conjunto com diversas opções de memória, incrluindo versões com 12 GB ou 16 GB de RAM e armazenamento interno de 512 GB ou 1 TB. Não temos aqui slot para cartão microSD, como é comum em aparelhos dessa categoria.

Sua tela é composta por um painel pOLED de 6.7 polegadas com resolução de 1220 x 2712 pixels e taxa de atualização de 144Hz. Além de proteção, já citada, esse painel conta com suporte a HDR 10 Plus para oferece imagens de alta qualidade.

Quanto ás câmeras, o conjunto traseira tem uma principal principal de 50 MP, uma lente telefoto de 64 MP com zoom óptico de 3x e uma lente ultrawide de 50 MP. Recursos como autofoco a laser, estabilização óptica de imagem (OIS) e HDR são alguns dos seus destaques. A câmera frontal de 50 MP também suporta HDR e gravas vídeos em 4K a 60fps.

A bateria de 4.500 mAh oferece energia de longa duração, e o suporte para carregamento rápido de até 125 watts garante recargas rápidas sempre que necessário. Além disso, ele conta ainda com o carregamento sem fio de até 50 watts e 10 watts para carregamento reverso. No mais, o Edge 50 Ultra vem ainda com conectividade 5G, Wi-Fi 6e/7, Bluetooth 5.4, NFC, Android 14 e leitor de digitais optico empregado na tela.

Android 17 garantido

O Motorola Edge 50 Ultra vem de fábrica com o sistema Android 14 embarcado, além da interface Hello UI. Quanto ao período de suporte oferecido pela empresa, a Motorola garantiu que o aparelho vai receber três grandes atualizações do sistema operacional, ou seja, até o Android 17. Além disso, a fabricante garante também quatro anos de atualizações de segurança.

Recursos extras

O Motorola Edge 50 Ultra é uma verdadeira maravilha da engenharia e do design, projetado para impressionar os usuários mais exigentes com sua estética e seu desempenho de ponta. Aqui estão alguns dos recursos, especificações e funções que fazem deste dispositivo uma peça emblemática em 2024:

Moto AI: a nova inteligência artificial da Motorola

Moto AI é lançada pela Motorola. Imagem: Motorola / Reprodução
Moto AI é lançada pela Motorola. Imagem: Motorola / Reprodução

A Moto AI, uma inovação da Motorola baseada em Inteligência Artificial, oferece uma gama de funcionalidades inteligentes projetadas para aprimorar a experiência do usuário em vários aspectos do dispositivo. Desde a captura de fotos até a personalização do dispositivo, a Moto AI está integrada em diferentes aspectos dos smartphones Motorola.

Na câmera, a Moto AI proporciona uma série de recursos avançados, incluindo o Max Foto Pro, que utiliza inteligência artificial para garantir fotos de alta qualidade em todas as condições de iluminação. Além disso, recursos como Estabilização Inteligente, Rastreamento de Foco Automático, Action Shot e Longa Exposição permitem aos usuários capturar fotos e vídeos com facilidade e criatividade.

A Moto AI também oferece recursos de edição de fotos avançados, como o Magic Editor, Borracha Mágica e Ajuste de Desfoque, diretamente no aplicativo Google Fotos, proporcionando aos usuários mais opções para aprimorar suas imagens.

Além disso, a Moto AI permite aos usuários criar papéis de parede personalizados com o recurso "Style Sync", que estende o estilo pessoal do usuário ao dispositivo, capturando e carregando uma foto do padrão de sua roupa para gerar imagens exclusivas.

Com o aplicativo Smart Connect, a Moto AI integra os ecossistemas Lenovo e Motorola, criando uma experiência de múltiplos dispositivos unificada e ininterrupta. Isso permite uma conexão perfeita entre dispositivos Motorola e Lenovo, proporcionando uma experiência de usuário mais fluida e integrada.

Design premium e a Cor do Ano

O uso de materiais como madeira genuína e couro vegano confere uma sensação de luxo ao dispositivo, enquanto a Cor Pantone do Ano, Peach Fuzz, adiciona um toque de estilo contemporâneo. Ontem (15), a Motorola já tinha até divulgado um vídeo mostrando mais detalhes do aparelho nesta cor.

Cores do Edge 50 Ultra. Imagem: Motorola / Reprodução
Cores do Edge 50 Ultra. Imagem: Motorola / Reprodução

Câmeras de ponta

A câmera do Edge 50 Ultra é uma das mais avançadas já desenvolvidas pela Motorola, oferecendo uma variedade de opções para capturar imagens ricas em detalhes em qualquer condição de iluminação. Também tem recursos como "ultra pixel" para melhor desempenho em condições de pouca luz e o "moto ai", a nova inteligência artificial da Motorola para aprimoramento de fotos.

Edge 50 Ultra. Imagem: Motorola / Reprodução
Edge 50 Ultra. Imagem: Motorola / Reprodução

Além disso, o Edge 50 Ultra oferece uma série de recursos para captura de vídeo, incluindo estabilização adaptativa, rastreamento de foco automático, Action Shot e Longa Exposição, que permitem aos usuários capturar momentos em movimento com facilidade e criatividade.

Tela e aúdio perfeitos

Além da tela com suporte Dolby Atmos, o que proporciona uma experiência de visualização envolvente e de alta qualidade, o Edge 50 Ultra tem ainda o suporte para Dolby Head Tracking, garantindo uma experiência de áudio mais imersiva e natural, especialmente quando combinado com fones de ouvido compatíveis como os moto buds+.

Tecnologia Ultra Wideband (UWB)

O Edge 50 Ultra utiliza a tecnologia UWB para transformar a interação com dispositivos próximos, oferecendo precisão de localização de centímetros e possibilitando uma variedade de novos recursos, como desbloqueio automático de veículos e localização precisa de familiares e amigos.

Lançamento no Brasil

Assim como o Edge 50 Fusion, também anunciado hoje pela Motorola, o Edge 50 Ultra chega ao mercado brasileiro em maio. Ainda não temos informações sobre o preço. O único que já está disponível no Brasil é o Edge 50 Pro.