Depois de muitos rumores e vazamentos, o Edge 50 Pro foi oficialmente lançado em abril de 2024, mas ainda não chegou ao Brasil, embora isso não esteja longe de acontecer, já que o aparelho foi homologado pela Anatel e já pode ser comercializado por aqui. O novo lançamento da Motorola por ter proteção contra água e poeira, tela com alta taxa de atualização e um incrível suporte a carregamento rápido de 125 watts.

Ficha técnica do Edge 50 Pro

  • Sistema: Android 14
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 7 Gen 3 (4 nm)
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Tela - Tipo: pOLED
  • Tela - Tamanho: 6.7
  • Tela - Resolução: 1220 x 2712 pixels
  • Tela - Frequência: 144Hz
  • Câmera principal: 50 MP, f/1.9, Laser AF, PDAF e OIS
  • Câm. Selfie: 50 MP, f/1.9
  • Bateria: 4500 mAh
  • Carregador: 10W Reverso, 50W Wireless e 125W

Motorola Edge 50 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa

Design e cores

O novo Edge 50 Pro tem um design diferente da linha lançada em 2023, mas ainda assim muito bonito. Agora o módulo de câmeras ocupa mais espaço na traseira do dispositivo, mas é acoplada de uma forma que tudo faz parecer uma coisa só, com um leve relevo na tampa em torno do módulo fotográfico.

Ele está disponível em três cores — branco, preto e violeta, todos com uma textura escovada na traseira, proporcionando um visual mais premium. O logotipo da Motorola segue padrão dos últimos anos e fica localizado no centro da tampa.

Design e cores do Edge 50 Pro. Imagem: Oficina da Net
Design e cores do Edge 50 Pro. Imagem: Oficina da Net

Outra coisa que ajuda em torná-lo mais premium são as suas medidas. O Edge 50 Pro mede 161.2 mm de altura, 72.4 de largura e 8.2 mm de espessura. Além disso, tem 186 gramas. Com isso, ele é ligeiramente mais compacto e mais leve seu antecessor, o Edge 40 Pro.

Tela

A tela é uma das coisas mais importantes de um smartphone, por isso a Motorola fez alguns upgrades no lançamento do Edge 50 Pro. Agora ele tem um painel OLED de 6.7 polegadas, o que é ligeiramente superior em relação ao modelo do ano passado. Ele também tem 144 Hz de taxa de atualização, uma redução já que o Edge 40 Pro tinha 165 Hz, mas a diferença nem é perceptível.

A resolução da tela é Full HD+ (1220 x 2712 pixels), tem proteção Corning Gorilla Glass, embora a Motorola não tenha revelado qual a versão específica dessa tecnologia presente no aparelho. Ele também conta com suporte a HDR10+ e oferece um nível de brilho de até 2.000 nits, ideal para usar tranquilamente mesmo em ambientes claros.

Tela do Edge 50 Pro. Imagem: Oficina da Net
Tela do Edge 50 Pro. Imagem: Oficina da Net

Para fechar o assunto "tela", o Edge 50 Pro tem um furo no vidro para alojar a câmera frontal e também bordas curvadas dignas de receberem o nome "edge", o que garante maior ergonomia na mão do usuário, bem como um maior aproveitamento da área frontal do aparelho.

Câmera

No departamento das câmeras, a Motorola fez um downgrade em relação ao Edge 40 Pro. O modelo deste ano ainda conta com três câmeras traseiras, mas possuem resolução inferior. Apesar disso, a lente telefoto que antes oferecia 2x de zoom optico, agora oferece 3x de zoom optico e estabilização optica de imagem (OIS).

Câmeras do Edge 50 Pro. Imagem: Oficina da Net
Câmeras do Edge 50 Pro. Imagem: Oficina da Net

A configuração de câmeras do Edge 50 Pro se resume ao seguinte:

  • Principal: 50 MP (abertura f/1.9) com foco automático e a laser e OIS
  • Ultrawide: 13 MP (abertura f/2.2) com sistema de foco
  • Telefoto: 10 MP (abertura f/2.0) com 3x de zoom optico, foco automático e OIS
  • Frontal: 50 MP (abertura f/1.9) com suporte a HDR

O conjunto traseiro do Edge 50 Pro pode gravar vídeos em até 8K a 30 quadros por segundo. A frontal, por sua vez, filma nos mesmos 30 quadros por segundo mas com resolução 4K.

Armazenamento e desempenho

No desempenho, o Edge 50 Pro vem com o processador Snapdragon 7 Gen 3, uma notícia ruim para quem estava esperando mais. No ano passado, o Edge 40 Pro veio com o Snapdragon 8 Gen 2, então naturalmente estávamos esperando que neste ano ele viria com o recém-lançado Snapdragon 8 Gen 3, mas parece que a Motorola decidiu dar um passo atrás.

Em termos de memórias, agora temos uma versão com 8 GB de RAM, além de uma com 12 GB também. Para armazenamento, ele tem as opções com 128 GB ou 256 GB, ambos no padrão UFS 2.2. Não possui slot para aumentar a memória com cartão microSD.

Bateria

A bateria do Edge 50 Pro foi reduzida. Passou de 4.600 mAh para 4.500 mAh neste ano. Na prática, isso não deve impactar tanto, a não ser a espessura e peso do aparelho, como já comentamos neste artigo. Apesar de uma bateria menor, a Motorola inovou no suporte a carregamento rápido inédito de 125 watts, permitindo que o aparelho complete o tanque de 0 a 100% em apenas 18 minutos.

A Motorola também aumentou a capacidade de carregamento sem fio, agora com 50 watts usando carregadores por indução e suporte para carregar dispositivos compatíveis com carregamento reverso de 10 watts.

Sistema

O Motorola Edge 50 Pro vem de fábrica com o sistema Android 14 embarcado, além da interface Hello UI. Quanto ao período de suporte oferecido pela empresa, a Motorola garantiu que o aparelho vai receber três grandes atualizações do sistema operacional, ou seja, até o Android 17.

Além disso, a fabricante garante também quatro anos de atualizações de segurança, garantindo um tempo de vida útil bem razoável para quem se importa em ter em mãos um aparelho sempre atualizado.

Recursos extras

O Edge 50 Pro é a prova d
O Edge 50 Pro é a prova d'agua. Imagem: Oficina da Net

No mais, por causa do seu moderno processador, o Edge 50 Pro naturalmente conta com suporte a conectividade 5G, Wi-Fi 6E, NFC e Bluetooth 5.4. Além disso, possui quatro tipos de sensores de navegação, como GPS, BDS, GLONASS e GALILEO.

Para carregar e transferir arquivos via cabo, o Edge 50 Pro tem um conector tipo-C 3.1, um dos mais modernos da atualidade. Para fechar o pacote, o leitor de impressões digitais é optico, isto é, embutido na própria tela, conta com certificação IP68 para proteção contra água e poeira e um sistema de som estéreo de boa qualidade.

Não tem

Alguns recursos que faltam: não possui entrada para fones de ouvido de 3.5mm, não conta com antena para rádio FM e nem tecnologia infravermelho, capaz de interagir com aparelhos que são controlados com controle remoto, como TVs, aparelhos de som e condicionadores de ar.

Preços e onde comprar?

Até o momento, o Edge 50 Pro não está disponível no Brasil. O aparelho já recebeu o sinal verde da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mas a Motorola ainda não revelou nada sobre o lançamento oficial do aparelho no país.

  • R$ 3.148,00 Mercado Livre *** Smartphone Motorola Edge 50 Pro Ver oferta
  • R$ 3.149,10 Motorola motorola edge 50 Pro 5G 256 GB Ver oferta

Antes de você ir...

Se você quiser continuar, nós testemos o Edge 40, modelo base da linha do ano passado. Veja a nossa avaliação sobre ele: