Eu fui até a Argentina acompanhar de perto o lançamento do Edge 30 Fusion, pude ver o quanto a Motorola se empenhou em produzir um smartphone que tem um apelo de design, sofisticação e performance. O Edge 30 Fusion é o mais recente celular da Motorola e com essa análise eu vou te responder se o empenho da Motorola foi suficiente para que esse celular chegue até o seu bolso. Eu testei a fundo o smartphone, no final deste conteúdo eu analiso dois concorrentes e por qual valor seria o mais adequado comprar o Edge 30 Fusion?

Todas essas perguntas serão respondidas aqui na análise do Edge 30 Fusion. Sou Nicolas Muller e o Fusion foi meu smartphone nos últimos dias, será que eu gostei tanto para ele ser o seu próximo smartphone? Vamos ver agora!

Review Motorola Edge 30 Fusion

Lançado dia 8 de setembro, chegou custando R$ 4999, em sua ficha técnica ele comporta o Snapdragon 888 Plus da Qualcomm, são 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, UFS 3.1. Conta com tela pOLED de 6.6 polegadas FHD+ com 144Hz de taxa de atualização.

Nas câmeras temos 50MP como sensor principal, 13MP como sensor secundário e lente ultrawide e por fim um mini sensor de profundidade de campo de 2MP. Na frontal temos 32MP.

A bateria dele tem 4400mAh e na caixa vem um carregador super rápido de 68W. Destaque para o som estéreo com Dolby Atmos.

Motorola Edge 30 Fusion - Veja aqui a ficha técnica completa

Pontos fortes

Tela

Motorola Edge 30 Fusion - Tela
Motorola Edge 30 Fusion - Tela

A tela é um ponto forte do produto. Além de bonita, ela tem cores bem vibrantes e ótima nitidez. Ao apontar ela na sua frente é algo que você olha e diz, essa é uma boa tela. Os painéis pOLED não são os melhores que existem, a Motorola usa eles em praticamente todos os produtos que emprega a tecnologia, apesar do meio que preconceito com o P do OLED, acredito que estejam cada vez melhores, e em casos de telas arredondadas o emprego de polímero funciona bem.

Ah, olha que a Motorola preparou nessa tela curvada, agora você pode personalizar as notificações para emitir luzes nos cantos e ver quando uma notificação é ativada.

Notificações Edge
Notificações Edge

Som

Som Edge 30 Fusion - Dolby Atmos
Som Edge 30 Fusion - Dolby Atmos

O som deste smartphone é ótimo. Ele conta com Dolby Atmos, são duas saídas de áudio estéreo. A qualidade sonora é algo que tenho visto aparecer mais nos produtos, eles estão tocando já quase iguais as caixinhas da JBL sabe? Claro que com bem menos intensidade. Mas já é algo impressionante para um smartphone.

Performance

Em performance o Edge 30 Fusion mandou bem. Nos testes de jogos, do nosso programa Roda Liso, ele teve desempenho similar ao Moto G200. Não é para menos, os dois contam com hardware quase idêntico. Snapdragon 888+ com 8GB de RAM. É possível rodar todos os games da Play Store com facilidade.

Nos testes de benchmark, ele sofreu um pouco com aquecimento em alguns momentos. Então tome cuidado ao usar ele carregando.

Edge 30 Fusion em teste de desempenho
Edge 30 Fusion em teste de desempenho

Bateria e carregamento incrível

A bateria tem 4400mAh apesar de não ser uma das maiores é um ponto forte pela autonomia. O nosso teste de bateria, é bem complexo e estressante para o smartphone. Colocamos o aparelho para rodar 7 diferentes cenários, passando por navegar pela internet e redes sociais, assistir vídeos no Youtube, gravar vídeos com a câmera e jogar. Simulando assim o uso intenso de um dia, tudo isso reservado a um período de 7h45 minutos.

O Edge 30 Fusion não conseguiu completar os testes, chegou pertinho, fazendo 7h40min de tela. Comparando com seus irmãos da linha Edge 30, o Edge 30 Pro fez 7h12min, o Edge 30 fez 7h13min. Ou seja, ele está mais otimizado que os 30 antecessores.

Tempo de carregamento

Carregador de 68W
Carregador de 68W

O Edge 30 Fusion leva 40min para carregar de 0 a 100% da carga utilizando o carregador original de 68W. Ele não conta com carregamento sem fios.

Design

O design do Edge 30 Fusion é um ponto forte. Esse smartphone é muito bonito, a sensação de tê-lo em mãos também é ótima. Ele é fino, com os cantos de tela arredondados, que em minha opinião é prazeroso e confortável. A Motorola aplica uma película já na tela para evitar que ele quebre com facilidade e assim você não precisa correr atrás de uma que não deve ser tão fácil assim de encontrar.

Motorola Edge 30 Fusion
Motorola Edge 30 Fusion

A traseira dele tem uma textura bonita que não deixa marcas de dedo. Esse smartphone por ser fino e arredondado, também é muito liso. Use a capa de proteção, pois é fácil de cair das mãos.

Edge 30 Fusion
Edge 30 Fusion

Câmeras

O conjunto triplo de câmeras na traseira tem pontos fortes e fracos. O sensor principal de 50MP OmniVision, temos um segundo sensor de 13MP com lente ultrawide e por fim o sensor de profundidade de campo, de 2MP. Na frontal temos um sensor de 32MP da Samsung.

Vamos analisar algumas fotos aqui para você ver a capacidade das câmeras do Edge 30 Fusion. Começo com a câmera principal, essa foto é interna diurna, no domingão, assistindo o Globo Rural, vendo o preço do boi gordo, a foto teve cores menos acentuadas que o normal, a nitidez está ótima.

Meu filho chegou, a luz estava ótima e ele deu um sorriso tão sincero que capturei uma ótima foto dele. Tão boa que editei ela e guardei no meu álbum pessoal, confere aí lado a lado as duas. A nitidez está muito boa mesmo, o plano de fundo com um desfoque natural, mostrando que o sensor de profundidade de campo está aí para ajudar.

Foto / editada

Passar agora por umas fotos noturnas da lente principal. Essa aí é a tradicional foto que faço na frente de casa, podemos ver uma melhora significativa nos últimos Edge testados. Muito menos ruído na foto, o modo noturno agora ativa de forma automática, ajudando bastante quem não tem muito conhecimento de foto.

A mesma sala de antes, agora com foto noturna, luzes ligadas. As áreas escuras estão ótimas. Mínimo ruído encontrado na foto, um ótimo trabalho Motorola.

A terceira foto noturna tem menos intensidade de luz, nesse caso há um pouco mais de ruído e o abajur aceso ficou com a luz estourada na parede. Nitidez de tudo novamente é ótimo.

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Ultrawide noturna
Ultrawide noturna

Câmera ultrawide e macro

A ultrawide e macro estão combinadas no mesmo sensor, a Motorola tem feito isso. O sensor ultrawide não amplia tanto assim o campo de visão, notei isso quando estava pedalando que o ângulo não atingia todo o guidão da bike. Então eu precisei puxar o celular para mais alto, assim consegui capturar o cockpit inteiro da bike.

A mesma foto que mostrei antes da sala olhando o Globo Rural, agora com a lente ultrawide, temos menos nitidez e podemos encontrar ruído em baixo das cadeiras e no teto próximo ao condicionador de ar.

Uma foto interna aqui na empresa mostra a ultrawide trabalhando com o HDR, veja a área de janela perfeitamente iluminada sem estourar nada. Em contrapartida temos menos luz em algumas áreas internas, o que é normal. As cores ficaram muito boas, nitidez também.

Uma foto difícil de fazer é dos cuscos em casa. O Buddy tava dormindo, acho que o único jeito de registrar eles. Peguei a macro pra ver as ranhuras da fuça, olha só que foto legal ficou. Ótima nitidez, tinha luz favorável.

Ultrawide 1
Ultrawide 2
Ultrawide macro
Ultrawide cockpit
Ultrawide

Selfies

A primeira selfie em cima da bike em dia, modo retrato, ficou muito bom o recorte. As cores não gostei tanto, a camisa tem um tom laranja mais forte, você já deve ter visto por aqui em outro review.

A foto 2 mostra as mesmas cores, são mais opacas que o normal. O verde do campo, o laranja da camisa não ficaram bons. A nitidez está de acordo, não é tão forte quanto as selfies Samsung, mas está ótima.

Agora eu fiz algumas selfies noturnas com luz frontal e meu chapéu, pareço um fantasma. Juro que não sou tão pálido assim.

Selfie 1
Selfie 2
Selfie 3

Em vídeos temos capacidade de fazer até 8K, não que alguém queira fazer 8K, tem 4K a 60 frames no sensor principal, a ultrawide só faz 60 frames em fullhd. A estabilização eletrônica pode ser ativada pelas configurações. O sensor principal é estabilizado de forma ótica.

Pontos Fracos

Faltou uma telephoto

A Motorola usou dois sensores apenas nesse smartphone, um deles normal e outro ultrawide, a falta de uma telephoto de 3x é um ponto fraco. Confesso que a ultrawide não me conquistou no Edge 30 Fusion. Se fosse para escolher uma ultrawide ou telephoto, iria de telephoto nesse caso.

Proteção IP68

Outro ponto fraco dos aparelhos topo de linha da Motorola, o Edge 30 Fusion não escapa, é a falta de proteção IP68. A Motorola emprega IP52, que segundo as regras e normativas não protege o aparelho de submersão. O IP68 é fundamental em produtos de valor mais alto, afinal, ninguém está livre de derrubar o celular na água.

Concorrentes

Moto G200

O primeiro smartphone a comparar com ele é o Moto G200, quase igual. G200 tem tela IPS ao invés de uma pOLED, sua câmera principal é de 108MP, contra 50MP do Edge 30 Fusion. A bateria do G200 tem 5000mAh, contra 4400mAh do Edge 30 Fusion, que apesar de maior em capacidade, não foi melhor em autonomia. O G200 aguentou 6h36min em nosso teste de bateria, contra 7h40min do Fusion, mostrando que quem sabe o Android 12 aliado a tela OLED sejam mais econômicos.

Em performance os dois se equiparam, tem o mesmo hardware nesse sentido. Agora, quando falamos de preços, o G200 tá atualmente R$ 1600 mais barato. Essa diferença de preço é muito alta, os benefícios não chegam a tanto assim. Então, eu iria de G200 pelo custo benefício.

Galaxy A73

Um smartphone que ainda não testamos mas está chegando a um excelente preço, é o Galaxy A73 da Samsung. Com 108MP de câmera principal, 5000mAh de bateria, tela Super AMOLED Plus, perde um pouco na performance, tem o Snapdragon 778G, mesmo processador do Edge 30 normal, que é bom também, só não é tão performático quanto o Snapdragon 888+. Eu quero testar ainda o A73 para ver onde suas câmeras chegam, mas posso afirmar que o conjunto geral de hardware dele está bem acertado. Ainda mais agora na faixa de R$ 2250. Assim como o G200, eu iria de A73 pelo custo benefício.

Avaliação de preço

Como podem ter visto no comparativo com os outros dois concorrentes, o motivo da escolha dos outros é o preço elevado que encontra-se o Edge 30 Fusion. Ele chegou custando R$ 4999, um mês após o seu lançamento baixou 1000 reais. Ainda assim, um preço que considero alto. O Edge 30 Fusion tem seus benefícios, mas o valor que julgo ser um ótimo negócio é quando ele atingir as faixas de R$ 2800 - R$ 3200. Você pode ver o G200, com hardware semelhante já abaixo disso, então, basta aguardar que o Edge 30 Fusion deve alcançar esses valores.

Onde comprar?

Conclusão

Motorola Edge 30 Fusion, vale a pena comprar!
Motorola Edge 30 Fusion, vale a pena comprar!
Motorola Edge 30 Fusion
8.9
Prós
  • Tela
  • Som
  • Bateria e carregamento rápido
  • Design
  • Câmeras
  • Performance
Contras
  • Faltou telephoto
  • Faltou IP68
  • Câmera selfie um pouco inconsistente
  • Aquecimento em alguns casos

A Motorola oferece 2 anos de garantia de fábrica para o Edge 30 Fusion, além disso, são duas atualizações de Android garantidas, ou seja, teremos Android 14 no One Fusion.

O Motorola Edge 30 Fusion é um Moto G200 renovado, conta com as mais recentes atualizações da Motorola, maior garantia, tela melhor e câmeras mais acertadas. Por falar em câmeras, a Motorola tem subido um passo de cada vez melhorando o pós processamento das fotos, algo que temos que elogiar, apesar de ter ficado parada por algum tempo.

O nosso selo de indicação é de compra sim. Quando atingir valores abaixo de R$ 3200 será um ótimo negócio e vai valer a pena comprar.

As notas que o Edge 30 Fusion recebeu em nossa avaliação:

  • Nota 9,0 para câmeras
  • Nota 7,8 para bateria
  • Nota 9,7 para performance
  • Nota 9,5 em design e construção
  • Nota 8,6 em tela.
  • RESULTADO geral Nota 8,9.

Com essa nota o Edge 30 Fusion pega o TOP 5 em nosso ranking de smartphones analisados, passando o próprio Edge 30 Pro, até agora o melhor celular Motorola que testei.

#CelularesCâm.Bat.Perf.DesignTelaNotaPreço
Samsung Galaxy S23 Ultra9,89,51010109,9R$ 6.499,00
Samsung Galaxy S24 Plus9,59,6109,89,59,7R$ 5.502,76
OnePlus 119,58,81010109,6R$ 4.042,60
Apple iPhone 13 Pro Max9,88,01010109,6R$ 9.900,00
Samsung Galaxy S22 Ultra9,87,51010109,5R$ 4.299,00
17°Motorola Edge 30 Fusion9,07,89,79,58,68,9R$ 3.099,00