Os Moto G estão, sem dúvidas, entre os smartphones mais conhecidos pelos brasileiros. A evolução do poderoso Moto G100 chegou, o G200 promete entregar ainda mais, e quer ser o seu novo celular. Será que os números impressionantes também remetem a qualidade? Estamos falando de Snapdragon 888+, o mais potente processador de 2021, temos câmeras com sensor principal de 108MP, bateria de 5000mAh, aos meus olhos, tem tudo para ser um excelente smartphone, não é mesmo? Bora descobrir então, eu testei ele por algumas semanas e te conto aqui no review do Moto G200 no Oficina da Net.

Moto G200 Review

O Moto G200 é um celular intermediário premium, a linha G da Motorola classifica como intermediário, apesar, é claro, dele contar com hardware entre os topo. Temos o melhor processador de 2021, o Snapdragon 888+, são 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento.

Em câmeras, temos o sensor principal de 108MP, uma lente ultrawide de 8MP e uma lente de 2MP para profundidade de campo. A câmera frontal é de 16MP. Ele faz vídeos em 8K a 24FPS no sensor principal. Frontal faz fullhd 30 fps.

Moto G200: o que vem na caixa
Moto G200: o que vem na caixa

A bateria dele tem 5000mAh e traz carregador de 33W na caixa. Ainda na caixa vem fones de ouvido e adaptador USB-c para P2, acompanha também a capa de silicone. O celular não tem proteção IP68, conta com NFC, bluetooth 5.1. Sensor de digitais na lateral, som mono e roda Android 11, mas deve ter atualização até Android 13.

Tela

Moto G200 - tela
Moto G200 - tela

A tela do Moto G200 tem qualidade razoável, ela é uma IPS de 6.8 polegadas com resolução FULLHD, o grande trunfo dela está na taxa de atualização de 144Hz, o que torna as atividades e manuseio do celular mais fluidos.

Armazenamento

256GB de armazenamento são suficientes para você instalar vários jogos, armazenar todas as suas fotos que tira com o aparelho e ainda assim vai sobrar muito espaço. Não se preocupe com cartão extra.

Moto G200 é bom em jogos?

Rapaz, o que falar desse celular para jogos? Em nosso teste de jogos, o programa Roda Liso, o Moto G200 ganhou um selo Roda Liso, significa que ele é capaz de rodar com a maior fluidez a grande maioria dos jogos da Play Store, para não dizer todos. COD Mobile por exemplo pegou 60 frames com 100% de estabilidade, em relação a aquecimento, o teste de estresse e jogatina, fez ele elevar 12ºC. Quer comprar ele para jogar? Vai sem medo.

Vídeo incorporado do YouTube

Moto G200: Quanto tempo dura a bateria?

Quanto tempo dura a bateria do Moto G200? Analisamos também em um teste completo a bateria do G200. O nosso teste consiste em rodar 7 diferentes cenários, navegando pela internet, redes sociais, gravando vídeos, assistindo vídeos no Youtube, jogando e por fim colocando ele em testes de estresse. Esse nosso circuito simula o dia de um usuário pesado, aquele que não para de mexer no celular.

Com os 5000 mAh de bateria, o Moto G200 não conseguiu chegar ao final do circuito de 7:45h. Ele foi capaz de aguentar o teste por 6h36min. Ou seja, em uso pesado, você não terá 7 horas de tela, o que pode ser um problema para quem precisa manter o celular ligado por bastante tempo.

#CelularesCapac.Cons. (%)StandByCargaTela Ligada
68°Motorola Moto G2005.000100001:26h6h36min

Moto G200 é bom em câmeras?

Câmera principal

Agora chegou a hora de falar sobre câmeras. O sensor principal de 108 MP, faz um nonapixel, junta 9 pixels em um para fazer uma foto com mais iluminação, tendo a resolução final da foto de 12MP. Não temos estabilização óptica, o que prejudica na questão de vídeos.

Os detalhes e processamentos são equilibrados. Os objetos focados não ficam com nitidez exagerada, os ruídos em fotos diurnas são míseros.

O alcance dinâmico poderia ser melhor, mas está ok, ainda mais com o contraste que me parece um pouco acima do normal. O equilíbrio entre esses dois aspectos torna as fotos bem naturais, o que me agradou.

Pra que ter uma câmera de 108MP, se só faz 12MP?

108MP vs 12MP - Moto G200
108MP vs 12MP - Moto G200

Olha a diferença de luz na foto final de 12MP comparada com a de 108MP. Tudo bem, você vai perguntar, e daí? Quer fazer fotos em 108MP, você pode, olha a diferença entre a resolução. Amplia a foto que você vai ver a diferença entre fazer 108MP ou não. Agora, certamente haverá um custo, a foto de 108MP ocupa 15MB em média, contra 2.7MB da foto de 12MP.

Igualmente boas na câmera principal, eu achei as fotos noturnas. Encontramos ruídos em partes escuras, geralmente localizadas fora do ponto focal e é natural, mesmo assim com modo noturno ou não, as fotos são realmente boas. Eu até exagerei na falta de luz em algumas delas.

Ultrawide

A câmera ultrawide está acima da média dos intermediários. As cores ficam próximas as fotos da câmera principal, um dos fatores ou o principal que mais me agradou. Há bastante correção dos cantos que ficariam com aspecto de olho de peixe, mas ainda assim temos ruídos nesses cantos, o que é tolerável. À noite ela sofre para corrigir pontos muito iluminados e os pontos pouco iluminados.

Selfies

E como as selfies se comportam? Com 16MP, estamos trabalhando com fotos quadpixel, ou seja, saí fotos de 4MP comprimidas 4 pixels em um. O alcance dinâmico funciona, as vezes até não há necessidade de ativar HDR, que também pode ser configurado para automático, o contraste e cores são consistentes aos naturais, não há novamente excesso de nitidez.

As fotos retrato também recortam bem a pessoa, mesmo a noite ela consegue determinar os pontos mais comuns e desfocar o fundo.

Videos

Os vídeos da câmera frontal que me decepcionaram um pouco, fazer apenas FULLHD a 30FPS não era algo que eu esperava, principalmente com a câmera principal fazendo vídeos em 8K a 24fps. A câmera principal além de fazer 8K pode fazer 4K e FULLHD a 60 ou 30fps. A estabilização eletrônica funciona apenas em 30fps. Por falar em estabilização, se a eletrônica não estiver ligada, manda um abraço para o seu vídeo.

Galeria de fotos do Moto G200

Câmera principal
Câmera principal noturna
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera ultrawide
Câmera ultrawide
Câmera ultrawide
Câmera selfie noturna
Câmera selfie noturna
Câmera selfie noturna retrato
Câmera selfie
Câmera selfie
Câmera selfie retrato

Concorrente

Galaxy S21 FE

Vídeo incorporado do YouTube

Outro concorrente pela faixa de preço e pelo status de intermediário premium é o Galaxy S21 FE. Os dois aparelhos têm diferença de menos de R$200, preços parecidos, especificações diferentes. O S21 FE é melhor em tela, bateria, câmeras e deve ter mais atualizações de versão do Android. O G200 manda melhor na performance. Nenhum deles é ruim, longe disso, porém, entre os dois pelos preços equiparados, certamente compraria o S21 FE. A menor performance no meu uso, não faria diferença.

Qual o preço do Moto G200?

O Moto G200 chegou no Brasil custando 5000 reais, é um preço intimidador a princípio, mas promete futuro interessante quando se pensa na queda de preço que modelos da mesma faixa sofreram, o próprio Moto G100 é um exemplo.

Vale a pena comprar o Moto G200?

Motorola Moto G200
8.0
Prós
  • Performance ótima
  • Carregador rápido
  • Tela com alta taxa de atualização
Contras
  • Pouca autonomia de bateria
  • Som mono
  • Android com poucas atualizações

Os entusiastas andam meio receosos com a Motorola pelo fato dela prometer apenas uma grande atualização de Android, enquanto Samsung já anunciou 4 a 5 para os principais produtos. Vemos como tendência isso acontecer, mas garanto que o G200 terá pelo menos duas grandes atualizações, visto seu hardware que deve suportar bem.

É difícil fazer as pessoas entenderem que um Moto G, seja ele 10 ou 200, custe tanto assim, principalmente os leigos no assunto.

Para mim o Moto G200 passa a ser um ótimo negócio quando ele estiver abaixo de R$ 2.300. Vai levar um tempo ainda, é verdade, mas quando isso acontecer, será um ótimo smartphone para comprar. Ele tem câmeras boas, ótima performance e traz um sistema limpo. Minha nota para ele é 8. O consumo de bateria dele foi um dos problemas que encontrei, a tela poderia ser melhor também, mas a Motorola emplaca essas telas nos topo de linha.

Ficha técnica

Motorola Moto G200 - Veja aqui a ficha técnica completa