A informação chegou causando alvoroço, a Google através de seu blog de desenvolvedores, anunciou através de Dave Burke, vice-presidente de engenharia, que a última versão beta para o Android Q já está disponível.

Como para um bom entendedor, meia palavra basta, a próxima versão a ser disponibilizada, será a versão final do Android Q para todos os usuários.

Podemos dizer que estamos a poucas semanas do lançamento oficial da versão final do Android Q!

Com o Android Q Beta 6, a última atualização Beta, liberada dia 7 de agosto, agora é a hora de garantir a compatibilidade dos aplicativos para o novo sistema, antes do sistema chegar oficialmente aos usuários.

No blog, Dave diz, "Aproveite esta oportunidade para concluir seus testes e publicar as atualizações do seu aplicativo em breve para proporcionar aos usuários uma transição tranquila para o Android Q."

A última versão liberada, Android Q Beta 6, inclui a mais recente imagem do sistema Android Q para Pixel e Emuladores Android, o API 29 SDK final e as ferramentas de criação atualizadas para o Android Studio.

O Beta 6 inclui todos os recursos, os comportamentos do sistema e as APIs do desenvolvedor que você encontrará na plataforma final, para que o desenvolvedor tenha tudo de que precisa para preparar seus aplicativos.

Se você possui dispositivo compatível, certamente já recebeu a mensagem mostrada nesta imagem

Para os usuários, o Beta 6 inclui muitas novas correções e otimizações. Foram implementados refinamentos para a navegação por gestos, com base no feedback do usuário.

As implementações mais aguardadas para a nova versão tem a ver com o controle de privacidade, ou seja, serão exibidos na barra de notificações, indicativos do que está sendo utilizado em segundo plano e, ainda, com o mesmo objetivo, indicar quando algum aplicativo faz requisições de localização do dispositivo. Veja:

  • Aplicativos que acessam e compartilham arquivos no armazenamento externo
  • Aplicativos que solicitam a localização do usuário em segundo plano
  • Aplicativos que iniciam atividades sem interação do usuário
  • Aplicativos que acessam o número de série ou o IMEI do dispositivo
  • Aplicativos que usam APIs de Wi-Fi e Bluetooth

Os aplicativos que de alguma forma utilizam essas permissões deverão readequar o modo com que requisitam a informação. Garantindo maior segurança e privacidade ao usuário final.

Entre outras coisas, teremos o tema escuro melhorado, assim como notificações mais inteligentes e interativas, melhorias para a biometria, Gravação de tela com suporte a legendas ou gravação de jogos, codecs melhorados AV1 para streaming de vídeo e HDR10+ para vídeo de alta faixa dinâmica, codec Opus e API MIDI nativa.

São muitas as novidades que chegarão com o Android Q, no final das contas, poucos usuários finais se darão conta de como a Google vem se empenhando para manter cada vez mais seguros e protegidos.

Versão final do Android Q em breve chegará aos smartphones trazendo melhorias principalmente no controle de dados e privacidade

Como obtenho o Android Q Beta 6?

Essa pergunta é uma das mais feitas ultimamente. Esclareço que versões Beta, assim como descrito no site em que ela está disponível, aviso que você deve instalar o sistema em um smartphone secundário, pois podem ainda haver problemas e bugs.

Mas caso você queira instalar o último Beta (6) do Android Q, veja a lista de smartphones compatíveis: 

Caso seu dispositivo não esteja na lista, o jeito é aguardar que a versão final seja disponibilizada e que o fabricante de seu smartphone faça o mais rápido possível as adequações para utilizar todos os novos recursos disponíveis que chegarão com o Android Q.