Oficina da Net Logo

Comparativo Zenfone 5 vs Galaxy A8 - Qual a melhor opção para você?

Comparamos o smartphone Asus Zenfone 5 com o Samsung Galaxy A8, confira qual a melhor opção para você

Por | @nmuller99 Comparativos de smartphones

Asus versus Samsung, dois smartphones em batalha pelo nicho de intermediários premium, lançados em 2018, com design em vidro, um focado na câmera traseira, outro na frontal, telas espichadas, notch ou borda? Esse é o comparativo entre o Galaxy A8 e o Zenfone 5.

Consultado no dia 25 de agosto, os preços dos dois telefones na loja da fabricante é de 2099 reais para o Galaxy A8 e 1999 reais para o Zenfone 5. Ambos com especificações de 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno, portanto, a diferença de 100 reais que pode facilmente dificultar a aquisição certa, e aí que entramos com esse conteúdo para ajudar você, a fazer a melhor escolha.

Antes de começar de fato o comparativo, já deixo os links das análises dos dois telefones para você assistir, não iria comparar dois produtos sem antes ter embasamento do que vou falar e comentar aqui. O comparativo vai analisar design e construção, hardware e performance, conjunto de câmeras, bateria, software e os recursos extra que cada um deles possui.

Assista: Review Zenfone 5 | Review Galaxy A8

 

Design e construção

Os dois telefones como já dito, foram construídos em metal e vidro, é a preferência da maioria das pessoas, torna o telefone mais elegante e bonito. O Zenfone 5, se olhar de frente, não se parece mais com um Zenfone antecessor, o notch e a tela com poucas bordas, tornam evidentes a “inspiração” no iPhone X, segundo a ASUS. Já o Galaxy A8 segue contendo bordas, mas mantendo características e linhas próprias dos Samsungs, uma das únicas marcas a não empregar o notch em 2018.

A tela do Zenfone 5 e Galaxy A8, lado a ladoA tela do Zenfone 5 e Galaxy A8, lado a lado

Como os dois são em vidro, acompanha na caixa, uma capa de silicone no Zenfone 5 e uma de acrílico no A8. A Samsung prima por ter smartphones mais finos, o que em minha opinião torna a pegada melhor, e permite a navegação com apenas uma mão menos complicada. O Zenfone 5 é minimamente menor que o Zenfone 4, mas teve a sua tela espichada graças a redução das bordas.

No telefone da ASUS contamos com 90% da face frontal ocupada por tela, enquanto no Samsung a tela ocupa cerca de 75,6%.

O que podemos diferenciar nos dois telefones é o posicionamento de alguns itens, como botões, no A8 o botão de desligar está separado dos botões de volume, enquanto no Zenfone 5 eles permanecem no mesmo lado. O posicionamento do alto-falante de mídia também é diferente, no A8 ele fica acima do botão de desligar, enquanto no Zenfone 5 são dois, um na parte de baixo do telefone, outro na face frontal, no falante de chamadas.

Zenfone 5 e Galaxy A8 feitos em vidroZenfone 5 e Galaxy A8 feitos em vidro

Nos dois modelos encontramos o cabo USB do tipo C e cabo P2 na parte de baixo, local único para saída de cabos, ponto positivo para as duas fabricantes.

Há quem não goste de notch, se você odeia ele, esse é um aspecto negativo no Zenfone 5. Confesso que depois de ter usado, não me importo mais com ele, aliás, depois do iPhone, quase todas as fabricantes aderiram ao entalhe. O único ponto negativo que vejo no design da ASUS foi a semelhança com o iPhone X, por mais que a empresa julgue inspiração, ela poderia ter colocado o conjunto de câmeras em outra posição, talvez centralizado, afinal, ela lançou o telefone antes da LG e ninguém julga o G7 cópia do iPhone, por mais que tenha o entalhe, diferente de alguns Xiaomis, do Lenovo Z5 e do próprio Zenfone 5.

» Veja também o comparativo do Zenfone 5 com o Moto Z3 Play.

Bem, tiveram outras fabricantes que inclusive o flash embutiram dentro do conjunto de câmeras traseiras, tornando ainda mais evidente a cópia. Querendo ou não, o Zenfone 5 pra mim peca nesse aspecto e a Samsung não entrou na onda, mantendo as suas linhas e originalidade.

Portanto no quesito design, o ponto vai para a Samsung.

 

Tela

O Galaxy A8 conta com display Super AMOLED de 5,6 polegadas, FULLHD+, na proporção 18:9. O Zenfone 5 com Super IPS+ de 6,2 polegadas, FULLHD+, na proporção 19:9. Esse 0,1 polegada a mais é por conta do entalhe, ao lado dele ficam as notificações, que não ocupam área útil da tela.

Comparativo Zenfone 5 vs Galaxy A8 - Qual a melhor opção para você?

A Asus certificou a tela para o mais próximo de cores reais, que podem também se tornar mais vivas se você assim preferir, como no meu caso. Ativando esse modo, as cores vão se aproximar bastante da tela Super AMOLED da Samsung, porém, entra em jogo aqui a competição entre IPS e OLED, onde a segunda tem retroiluminação singular por pixel, enquanto a IPS usa retroiluminação conjunta. A diferença será notável no contraste de cores, principalmente nos tons mais escuros, a OLED consegue alcançar todos os tons, a IPS não, em sombras ou imagens escuras como de filmes, a tela da Samsung leva vantagem.

Testando em ambiente externo, as duas telas mostraram capacidade de apresentar as informações mesmo com incidência solar.

A ASUS aplicou uma tela muito boa em seu smartphone, com cores bastante próximas da realidade, nítida e é a mesma empregada no Zenfone 5Z, ainda assim, ratificando a minha análise, as cores e tons ficam mais evidentes na tela Super AMOLED da Samsung, portanto ponto para o Galaxy A8.

 

Hardware e performance

A começar pelo hardware, em que os dois telefones testados por nós têm 4GB de memória RAM, o A8 com processador próprio da Samsung, Exynos 7885, conta com 2 núcleos de 2.2GHz e 6 núcleos de 1.6GHz, enquanto o Zenfone 5 usa um Snapdragon 636 da Qualcomm, com 8 núcleos 1.8GHz. Em termos de tecnologias, os dois se assemelham, já na performance, o conjunto de memória mais processador mais software fez com que o Zenfone se saísse melhor nos resultados, veja aí:

AnTuTu
171.982
139.925
139.251

No quesito desempenho o Zenfone 5 levou a melhor e é o pontuador.

As especificações completas dos dois aparelhos:

Marca ASUS Samsung
Processador Qualcomm Snapdragon 636 Exynos 7 Octa 7885
GPU Adreno 509 Mali-G71 MP20
Memória RAM 4 GB 4 GB
Armazenamento Interno 128 GB e 64 GB 64 GB
Armazenamento Extra 2 TB 256 GB
Câmera Frontal 8 MP 16 MP e 8 MP (Dulpa)
Câmera Frontal - Abertura F/2.0 F/1.9
Câmera Traseira 12MP e 12MP (Dupla) 16 MP
Câmera Traseira - Abertura F/1.8 F/1.9 e F/1.7
Câmera Slow Motion 720p@240fps e 1080p@120fps
Vídeo 4K - 30 fps Full HD - 30 fps
Display - Tamanho 6,2" 5,6
Display - Tecnologia Super IPS Super AMOLED
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3
Display - Resolução 2160 x 1080 2220 x 1080
Sistema operacional Android 8.0 Oreo Android 7.1.1
Bateria 3300 mAh 3000 mAh
Proteção IP68 Não tem IP68
AnTuTu 139925 116732
Peso 155 g 172 g
Câmera - HDR
Câmera - estabilização ótica
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

 

Bateria

A bateria é um quesito que tenho sido menos exigente em minhas análises. Sei que por muitas vezes os smartphones são caros e deveriam entregar mais bateria. As fabricantes realmente se empenham em tentar, mas atualmente encontramos barreiras físicas que não possibilitam aquela sonhada semana sem o smartphone ver o carregador.

» Conhece o nosso comparador de smartphones?

Agora, o que não posso aceitar é um smartphone não durar pelo menos um dia de bateria em uso moderado a intenso. Nos testes do review do Galaxy A8, o exemplar que tínhamos em mãos aguentou entre 5 horas e meia a 6 horas de tela, o Zenfone 5 entre 5 horas e 10 a 5 horas e 40 minutos. Nos testes de vídeo, o A8 durou 13 horas e 15 minutos, pós update do Android Oreo, o Zenfone 5 foi capaz de reproduzir 14 horas e 10 minutos de vídeos ininterruptos. Os testes para o comparativo, foram feitos em simultâneo.

A bateria do Zenfone 5 tem 3300 mAh, são 300 a mais do que o Galaxy A8, esses 10% a mais refletiram também nos resultados, portanto aqui é um ponto para o Zenfone 5.

 

Software

ZenUI 5 versus Samsung Experience 9, são duas interfaces na versão mais atual. Cada fabricante modifica o tema, cria ferramentas para auxiliar o dia-a-dia, mas no geral as coisas estão no mesmo lugar e fazem as mesmas coisas. Aqui estamos lidando com sistemas modificados que estamos no mesmo patamar.

ZenUI 5.0ZenUI 5.0

A ASUS tem algumas coisas que ainda me incomodam, como o Game Genie, ou PageMarker, apps que ficam sobrepostos a outros apps como games e navegador. Tudo bem que podemos desativar, mas deveria vir por padrão desativado, quem tem interesse que ative.

Samsung ExperienceSamsung Experience

Enfim, não é por isso que vai mudar a minha experiência que tive com a ZenUI no review do Zenfone 5, ela evoluiu muito nos últimos anos, em especial da 4 para a 5. Foi nesse update que a interface teve empregada a inteligência artificial, auxiliando em carregamento, indicação de apps entre outras coisinhas.

» Veja mais comparativos de smartphones que produzimos

Cada pessoa pode ter uma preferência por interface, nos dois casos o usuário estará bem servido, e por isso considero o quesito software como empate técnico.

 

Câmeras

O conjunto de câmeras dos dois smartphones é interessante, um primando pela qualidade na selfie, outro por fotos traseiras.

A Samsung com a câmera frontal dupla de 16MP + 8MP, abertura f/1.9, e câmera traseira de 16MP. Nenhuma delas conta com estabilização óptica de imagem e faz vídeos somente em FULLHD a 30 FPS.

A Asus, com sensor duplo traseiro de 12MP, abertura f/1.8 e frontal de 8MP abertura f/2.0. Ela conta com estabilização óptica na câmera traseira (sensor principal) e faz vídeos em 4K a 30 fps ou FULLHD a 60 fps.

Deixo uma galeria de fotos para você poder comparar as câmeras: 

OBS: A primeira foto é do Galaxy A8, a segunda do Zenfone 5

Zenfone 5 vs Galaxy A8

 

Ah, se você leu até aqui, já cabe um comentário no fim do post, né 😉

Câmera frontal

Começando pela frontal, de fato os 16MP de resolução tornam a foto do A8 mais nítida, porém, as cores da foto do Zenfone 5 são mais reais, no A8 parece que o software da câmera aplica um chapado sobre as cores para tornar tudo mais nítido e sem ruídos, o que modifica muito as cores. Na foto em modo retrato, os dois se comportaram de forma bem similar, mesmo o Zenfone 5 com apenas um sensor na frontal, fez tudo através de software.

Pela nitidez melhor nas fotos, sabendo que posteriormente você pode editar as imagens do telefone em um app ou mesmo no Instagram para corrigir, vai o ponto para o Galaxy A8.

Câmera traseira

Já a câmera traseira teve larga vantagem pro telefone da ASUS. A começar pela produção de vídeos. A opção de gravar em 4K, estabilização óptica que ajuda nos vídeos e também nas fotos, principalmente quando o software usa HDR. As cores e nitidez também foram superiores. Em fotos noturnas o Zenfone 5 até cria ruídos, por tentar compensar aumentando o ISO das fotos, mas torna visível coisas que no A8 ficaram escuras.

A câmera traseira do Zenfone 5 é de fato melhor, ponto para o telefone da ASUS.

Para registro, todas as fotos foram feitas com modo automático e HDR ativo.

Recursos extras

O telefone da ASUS conta com alguns recursos extra como 100GB de Google Drive por 1 ano, som estéreo de ótima qualidade.  O Galaxy A8 conta com proteção contra água e poeira IP68. Ambos têm opção de desbloqueio por reconhecimento facial e sensor de impressões digitais.

 

Veredicto

Bem, em nossa análise, os dois telefones somaram 3 pontos, sendo que o Zenfone 5 ganhou em performance, bateria e câmera traseira. O A8 em design, câmera frontal e tela.

Zenfone 5 vs Galaxy A8Zenfone 5 vs Galaxy A8

Consultados os preços, Galaxy A8 custando R$ 2099 e Zenfone 5 R$ 1999, preços retirados da loja oficial das fabricantes. A diferença é de 100 reais.

Pela performance e câmera traseira, afinal a bateria dos dois vai durar um dia, eu escolho o Zenfone 5. Se a sua preferência for exclusivamente pela câmera frontal, o A8 vai ser a melhor escolha.

MAIS SOBRE: #comparativos  #smartphones  #zenfone5  #galaxy A8
Siga no instagramRelacionado
Comentários
Carregar comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net