Oficina da Net Logo

Comparativo Zenfone 5 vs Moto Z3 Play

Comparamos o Moto Z3 Play e o Zenfone 5, ambos com mesmo processador e memória RAM. Qual deles se saiu melhor?

Por | @nmuller99 Comparativos de smartphones 2 comentários

Esse foi um dos conteúdos mais requisitados, comparar o intermediário premium de duas marcas com bastante aceitação pelo povo brasileiro. O Z3 Play passou pelos nossos testes e saiu com aquele gosto de satisfação e ao mesmo tempo um sentimento de que poderia ter feito mais. O Zenfone 5, acabou de surgir no Brasil. 

Nós comparamos os dois aparelhos que possuem especificações similares, chegaram custando preços equivalentes e são smartphones que podem durar um bom tempo. Nos comparativos aqui do Oficina da Net os telefones digladiam no design e construção, hardware e performance, câmeras, bateria e software.  

Design

Os dois smartphones são construídos seguindo tendências de mercado, trazendo tela maior, revestimento em vidro e bordas de metal. O Zenfone é levemente menor que o Moto Z3 Play, porém, comporta em conjunto com o notch uma tela de 6,2 polegadas. As bordas do Zenfone são menores que as do Z3 Play, tornando o aparelho mais elegante e próximo do que os usuários buscam. Leia em destaque: Comparativo Zenfone 5 vs Galaxy A8 - Qual a melhor opção para você?.

Comparativo de design Zenfone 5 vs Moto Z3 PlayComparativo de design Zenfone 5 vs Moto Z3 Play

A Motorola posiciona o sensor de impressões digitais na lateral direita, porém não conta com desbloqueio por detecção facial. O alto falante de mídia está no mesmo local que o de chamadas, mas, não é estéreo, no Zenfone 5 o alto falante de chamada é o secundário do telefone, o principal está localizado na parte de baixo do telefone, onde às vezes é coberto pela mão. O posicionamento destes itens é mais cômodo no Moto Z3 Play, a ASUS compensa com mais features.

Em termos de design, por ser um telefone que ocupa melhor a face frontal, meu ponto neste quesito vai para a ASUS.

Veja também o review do Moto Z3 Play e review do Zenfone 5.

 

Tela

Um ponto forte no Moto Z3 Play, a Super AMOLED de 6 polegadas é melhor que a Super IPS da ASUS. As telas amoled, como já mencionei aqui, tendem a ter cores mais vivas e próximas da realidade, pois cada pixel da tela é iluminado de forma separada, conseguindo chegar a todos os tons de cores em cada pixel, por este motivo que consideramos um contraste infinito nesse tipo de tela. Ponto para a Motorola.

 

Hardware e performance

O hardware dos dois aparelhos é praticamente o mesmo. Processador igual, Snapdragon 636, com 4GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno podemos equiparar os dois dispositivos no quesito de hardware, porém os relatórios de benchmark apontam que o Zenfone 5 leva vantagem. Apenas no teste do app GFX que Z3 Play ganhou por 2 frames por segundo de diferença. Enquanto no AnTuTu o Zenfone 5 fez 139 mil pontos, o Z3 Play alcançou 116 mil pontos. No app Geekbench o modo single core, onde apenas um núcleo do processador é testado por vez, o Zenfone fez 1520 pontos, contra 1330 pontos do Z3 Play. No Multi core, o Z3 Play fez 4945 pontos contra 5311 do Zenfone 5. E por fim, o PC Mark atingiu 6049 pontos no Zenfone 5, contra 5875 no Z3 Play.

Marca ASUS Motorola
Processador Qualcomm Snapdragon 636 Qualcomm Snapdragon 636
GPU Adreno 509 Adreno 509
Memória RAM 4 GB 4 GB
Armazenamento Interno 128 GB e 64 GB 64 GB
Armazenamento Extra 2 TB 2 TB
Câmera Frontal 8 MP 8 MP
Câmera Frontal - Abertura F/2.0
Câmera Traseira 12MP e 12MP (Dupla) 12MP e 5 MP
Câmera Traseira - Abertura F/1.8 F/1.7 e F/2.2
Câmera Slow Motion 720p@240fps e 1080p@120fps
Vídeo 4K - 30 fps e Full HD - 120 fps 4K - 30 fps
Display - Tamanho 6,2" 6"
Display - Tecnologia Super IPS Super AMOLED
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3
Display - Resolução 2160 x 1080 2160 x 1080
Sistema operacional Android 8.0 Oreo Android 8.1 Oreo
Bateria 3300 mAh 3000 mAh
Proteção IP68 Não tem
AnTuTu 139925 116039
Peso 155 g 155 g
Câmera - HDR
Câmera - estabilização ótica
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

Em resumo, a ASUS com otimizações de software conseguiu tirar um proveito melhor do conjunto Processador + memória RAM. Ponto para ASUS.

 

Câmeras

Em termos de câmeras, os dois telefones contam com conjunto duplo de sensores na principal, que gravam vídeos em 4K a 30 FPS. O Zenfone 4 com duas de 12MP, um sensor wide angle outro normal, já o Moto Z3 Play um sensor de 12MP e outro preto e branco de 5MP. Nos dois smartphones, o segundo sensor tem função secundária e auxiliam para melhorar o efeito bokeh. A câmera frontal dos dois telefones é de 8MP, e nenhum deles conta com flash frontal em LED.

A galeria de fotos pode ser vista abaixo:

Podemos notar que na câmera principal, o telefone da ASUS se saiu melhor, principalmente quando o plano de foto era em condições baixas de luz. Ponto da câmera traseira para a ASUS. Já quando falamos de câmera frontal, a ASUS ainda peca, as fotos ficam sempre esbranquiçadas, com tom opaco. No vídeo mencionamos isso, mas o Zenfoen 5 recebeu um update que corrigiu essa configuração de cores esbranquiçadas, no review do Zenfone 5 você pode ver mais sobre. Diferente do Z3 Play que incorpora as cores mais fiéis. As duas câmeras se equiparam em fotos noturnas, e mesmo com o update ainda creio que as fotos do Z3 Play na câmera frontal se sairam um pouco melhores, portanto ponto para o Z3 Play na câmera frontal.

 

Bateria

A bateria é um ponto similar a performance. A ASUS colocou 3300 mAh, por contar com espessura maior do telefone. Essa capacidade maior refletiu também em mais autonomia, porém, nada astronômico. Em uso intenso os dois telefones vão ter menos de 6 horas de tela, já em uso cotidiano, você certamente terá condições de chegar ao final do dia com pelo menos 15% de carga em ambos aparelhos. Por mais que a bateria do Zenfone 5 seja maior, aliado ao ajuste de consumo por inteligência artificial, os dois se equiparam, e aqui ficou um empate técnico.

 

Software

Em se tratando de software, os dois aparelhos trabalham com Android Oreo. A Motorola empregou a versão 8.1 do Oreo, enquanto a Asus o 8.0.

Com menos modificações que o Zenfone 5, o Z3 Play carrega apenas os apps Moto. Gestos, ações, tela e voz, no review do Z3 Play você pode ver todos eles em ação.

Telas do Moto Z3 PlayTelas do Moto Z3 Play

A Asus por sua vez, focou em limpar ainda mais a ZenUI. Quem assistiu ao review do Zenfone 4, pode ver que citei a faxina que a fabricante fez em seu software. A ZenUI 5 já se beneficiou desta limpeza e agora empregou inteligência artificial para diversas situações, desde melhoria no desempenho, quando necessário, até a ajustes no consumo de bateria.

Telas da AsusTelas da Asus

Tanto a Motorola quanto a ASUS vêm trabalhando para ajudar as tarefas cotidianas dos usuários, mas 2018 podemos dizer que a fabricante taiwanesa empenhou-se mais em trazer novidades. O software da Motorola de 2018 vêm com praticamente as mesmas funcionalidades do ano passado, enquanto a Asus entendeu o pedido das pessoas e limpou a interface, ainda sim é uma ZenUI, mas as telas estão cada vez mais próximas do que a Google implementa, ainda possibilitando uma série de personalizações e diversas novas funcionalidades que vão aprender com seu uso cotidiano e aplicar em benefício a consumo de bateria e melhoria de performance do smartphone.

Pelas novidades e empenho a Asus merece esse ponto.

Features

Algumas features que podem ajudar na escolha do telefone:

  • a Motorola se beneficia da opção de snaps, um ponto positivo, apesar do preço salgado dos módulos.
  • Nenhum deles conta com certificação de proteção a água;
  • Os sensores são os mesmos;
  • Os dois telefones tem desbloqueio facial, recurso oferecido pelo Android Oreo;

 

Veredicto

Comparativo Zenfone 5 vs Moto Z3 PlayComparativo Zenfone 5 vs Moto Z3 Play

O resultado da comparação entre os dois telefones, o Zenfone 5 se saiu melhor. São dois telefones que lutam pela mesma faixa de consumo, intermediário premium. Os preços atuais podem ser determinantes para a compra de um ou outro. O zenfone 5 foi lançado a poucos dias, ainda não houveram promoções do telefone, enquanto o Z3 play já podemos encontrar por valores abaixo de 20% do preço original.

Sem avaliar preços, a minha escolha seria o Zenfone 5.

E você, qual escolheria? Comente.

MAIS SOBRE: #comparativos  #smartphones  #ontv  #melhoreson
Comentários
Carregar comentários