Nesta quarta-feira (8), o Google anunciou mais funções para o Workspace, com diversas novidades para seus aplicativos de mensagens, produtividade e assim por diante. Dentre os principais destaques está o app do Gmail que vai permitir ao usuário fazer e receber chamadas do Google Meet. A empresa explicou que o app do Gmail vai funcionar como um aplicativo de VoIP (voz por IP), e dentre suas possibilidades, vai permitir ao usuário participar de reuniões por vídeoconferências no Google Meet.

App do Gmail vai começar a fazer e receber chamadas

Quando a funcionalidade estiver operando no app, o Gmail vai se tornar basicamente uma versão do Outlook da Microsoft, porém, com os serviços do Google. Isso significa que ele poderá ser utilizado como uma grande central para múltiplos serviços de comunicação da companhia, por reunir todos os recursos em uma só plataforma.

Assim, com a mudança, o Gmail fornecerá suporte para as funções que já conhecemos, como caixa de e-mail, chats individuais, chats em grupo, além de videoconferências e chamadas em um só app. A empresa anunciou que desde ontem (8), a novidade já está disponível para as companhias que utilizam a plataforma. Os demais usuários devem receber a atualização em breve.

Outras novidades

Além do Gmail, o Google Agenda recebeu uma atualização que vai permitir ao usuário fazer o RSPV (uma espécie de confirmação) para convites de reuniões com sua localização.

Por fim, a Gigante das Buscas anunciou também uma novidade para o quesito hardware, com a expansão da sua "Series One", produtos compatíveis com o Meet fabricados por empresas terceirizadas. A empresa apresentou o Series One Desk 27 que é um dispositivo com uma tela touchscreen pensada para ser uma estação de videoconferências do Google Meet.

Ele possui microfone embutido, câmera de 5MP, porta USB-C para transformá-lo em um segundo monitor e pode ser usado também com outros apps de videoconferências. Além disso, o Series One Desk 27 deve atender os comandos "Hey Google" e pode chegar custando US$2 mil (algo em torno de R$10.600 em conversão direta).