No ano passado, devido a pandemia e o distanciamento entre as pessoas, o Google Meet estava oferecendo chamadas em grupo sem limite de duração para contas pessoais no Gmail. Entretanto, isso não iria ser para sempre e obviamente uma hora iria terminar. Esse favor dado pelo Google terminou no início deste mês de julho e a empresa explicou como irá funcionar a partir de agora.

Anteriormente, em abril de 2020, o Meet foi liberado para todos os usuários do Gmail sem limite de tempo. Inicialmente, o plano do Google era encerrar o benefício no dia 30 de setembro, porém o prazo foi estendido para até o dia 31 de março e novamente para o dia 30 de junho. Entretanto, dessa vez não tivemos uma nova postergação e a empresa cortou o "bônus" de vez.

Google Meet impõe limite de tempo nas chamadas em grupo no Gmail

A partir de julho de 2021 os usuários de contas gratuitas do Google terão que conviver com "chamadas com 3 ou mais participantes" limitadas a 60 minutos.

"Dica: aos 55 minutos, todos recebem uma notificação de que a chamada está prestes a terminar. Para estender a chamada, o host pode atualizar sua conta do Google. Caso contrário, a chamada terminará em 60 minutos."

Chamadas individuais irão continuar com limite de 24h

Pelo menos as chamadas individuais continuarão com limite de até 24h para contas gratuitas ou corporativas. A atualização da conta mencionada para poder conversar por mais tempo em grupo custa para ter o Workspace Individual custa US$9,90 por mês e foi lançado em cinco países (EUA, Canadá, México, Brasil e Japão). Caso tenha interesse em adquirir uma conta paga, basta acessar o site do Google Workspace aqui.

O que muda?

Embora seja chato haver um limite de tempo para chamadas em grupo, nada impede que o usuário crie outro link para reiniciar a chamada e continuar a conversa. Além disso, não é toda pessoa que utiliza chamadas em grupo e nesse caso, as chamadas individuais são praticamente ilimitadas.